Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como escolher fornecedores de serviços de TI

21/01/2020 às 09:13 Ajuda

Como escolher fornecedores de serviços de TI

No mundo de hoje, todo negócio, independente do seu segmento ou tamanho, precisa estar presente na internet.

E isso indica que é necessário fazer uso de tecnologias e recursos mais avançados, e por isso, em maior ou menor escala, os empreendedores dependem de fornecedores de TI (tecnologia da informação).

Pensando nessa necessidade atual, resolvemos fazer este artigo para lhe dar dicas e facilitar a sua escolha de fornecedores.

Ponto a ponto, vamos explicar como escolher fornecedores de TI para garantir maior eficiência e agilidade nas suas operações online.

Leia também nosso texto sobre a w3c

Qual é a importância de escolher bons fornecedores de TI para uma empresa?

Como já dissemos no primeiro parágrafo, em pequena ou grande escala, toda empresa precisa da TI para otimizar suas operações online.

Logo, esse tipo de serviço é indispensável para o crescimento das empresas.

Disso, vem a necessidade de fazer boas escolhas de fornecedores, que possam implementar soluções que aumentando o desempenho e a lucratividade de um negócio.

Fazer péssimas escolhas resulta em quebra de equipes, falhas recorrentes em sistemas e isso é fundamental para reduzir sua capacidade de operação, investimento e lucro.

Por isso, vamos listar abaixo os principais pontos que você deve analisar antes de escolher seus fornecedores.

Dessa maneira, você consegue contratar serviços que tenham bom custo-benefício e aumentem o potencial de crescimento da sua empresa no mercado.

Confira abaixo as nossas dicas para facilitar a escolha de fornecedores de TI:

Pesquise o histórico da empresa no mercado

A primeira dica para escolher bons fornecedores de TI é conferir o seu histórico. Com a expansão deste setor de mercado, muitas empresas se lançaram recentemente, por isso não há tantos dados sobre elas, mas é preciso buscar qualquer tipo de dado que seja parâmetro de avaliação da qualidade dos serviços.

Antes de fechar contrato com fornecedores, você deve pesquisar o histórico da empresa no mercado. O foco deve ser em buscar informações sobre CNPJ da empresa, soluções oferecidas, e principalmente, a sua reputação no mercado.

Independente se a empresa já teve 1.000 ou apenas um único cliente, é preciso saber qual é a qualidade do serviço prestado.

A dica é buscar por todas as avaliações possíveis, você pode utilizar ferramentas do Google, checar redes sociais, as avaliações no site Reclame Aqui.

E se tiver amigos ou conhecidos que já contrataram a empresa, você perguntar diretamente como foi a experiência.

Assim você pode saber da qualidade do serviço prestado e onde estão os principais pontos positivos e negativos do serviço.

Às vezes, a empresa pode ter uma boa assistência para implementação do serviço, mas não se preocupar tanto com o pós-venda, é importante buscar por pontos que sejam insuficientes para avaliar se vale a pena contratar o fornecedor.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem Empresarial

Qualidade do suporte técnico

A maioria dos empreendedores é leigo na área de TI. Por isso, ao implementar soluções em seus negócios, eles dependem de um suporte técnico presente e eficiente do fornecedor.

Além disso, o sistema deve ser estável, identificando e eliminando qualquer vulnerabilidade, antes que ela afete o seu sistema.

É bem comum em qualquer área, as empresas prestarem um bom suporte técnico na hora da venda e na implementação do serviço, mas perderem eficiência no pós-venda.

E é depois da compra e da implementação que você mais vai precisar contar com o suporte técnico.

Busque por avaliações de clientes, entre em contato com o suporte, se possível faça uma experiência do serviço antes de contratar a empresa.

Assim, você pode ter uma noção mais concreta da qualidade dos serviços prestados por este setor tão importante do seu fornecedor de TI.

Certificações da empresa

Assim como outros segmentos voltados ao uso de tecnologias, a área de TI possui diversos tipos de certificações que podem atestar a capacidade técnica dos colaboradores de uma empresa.

A maioria dos certificados são emitidos por instituições estrangeiras, sendo importantíssimos para garantir que o seu fornecedor de TI conta com profissionais altamente capacitados e experientes.

Quanto maior for o número de certificações, mais segurança você pode ter em um fornecedor de TI.

Isso passa credibilidade e aumenta a confiança da empresa no mercado, é fundamental checar todas as certificações do fornecedor, antes de fechar contrato.

Flexibilidade e agilidade no atendimento

Um bom fornecedor de TI precisa ser ágil no atendimento. O tempo de resposta é importantíssimo para administrar e resolver problemas relacionados a TI.

Por isso, confira as avaliações dos clientes falam sobre a agilidade ou a falta dela no atendimento da empresa.

Verifique também a eficiência dos canais de comunicação que a empresa oferece aos seus clientes. Estamos falando das redes sociais, telefone, e-mail, chat no site, entre outros meios de contato disponíveis.

Isso ajuda a dar agilidade ao atendimento.

E além da agilidade no atendimento, o fornecedor de TI precisa ser bem flexível.

Esse fator é muito importante durante a negociação, assim é possível moldar um contrato com melhor custo-benefício, que contenha os recursos necessários para a sua empresa no mercado.

Por isso, busque fornecedores que adotem uma postura flexível e possa otimizar seus recursos, garantindo maior eficiência e melhor custo-benefício.

Conclusão

Como vimos durante todo o texto, escolher bons fornecedores de TI não é uma tarefa fácil. É preciso se atentar a vários detalhes antes de fechar a contratação.

Então, se atente a todas as nossas dicas e busque se certificar de todos os detalhes para contar com bons fornecedores.

A escolha assertiva de fornecedores de TI é fundamental para garantir que a sua empresa possa crescer no mercado, oferecendo soluções inovadoras para os seus clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem Empresarial

Gostou de nosso post? Compartilhe: