Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como driblar a barreira do alcance orgânico no Facebook?

16/09/2018 às 09:30 Loja Virtual

Como driblar a barreira do alcance orgânico no Facebook?

Se a sua empresa tem uma página no Facebook, com certeza, você deve ter reparado que o alcance de suas publicações caiu bastante, não é mesmo?

Isso aconteceu por que a rede social vem diminuindo o poder do alcance orgânico dentro da plataforma.

Segundo fontes do próprio Facebook, a queda do alcance orgânico na rede tem dois motivos: a grande quantidade de conteúdo gerado na rede e a busca da plataforma para determinar o que é e o que não é relevante.

Muitos empreendedores, principalmente, de pequenas e médias empresas ficaram e estão desesperados, buscando maneiras de não perder tanto alcance e por isso, muitas vezes apostam em anúncios e no trabalho mais amplo em outras redes sociais de destaque como o Instagram, onde também há uma limitação para o alcance orgânico dos posts.

Como não se tem para onde correr, vamos lhe ajudar neste texto.

Nosso objetivo aqui é lhe passar algumas dicas para que você consiga diminuir os impactos dessas mudanças sobre o seu negócio, então leia o artigo até o final.

Por que o Facebook limitou o alcance orgânico nos últimos tempos?

Antes de começar com as dicas, precisamos falar mais a fundo sobre os motivos que fizeram o Facebook limitar o alcance orgânico.

Quem é usuário antigo da plataforma, sabe que em 2012, por exemplo, o conteúdo chegava a muito mais gente do que hoje, mas por que o alcance caiu tanto?

Foi neste ano que a limitação do alcance orgânico começou.

Em 2012, muitos profissionais notaram que apenas uma média de 15% a 20% de seu público consumia as postagens realizadas em páginas de empresas administradas por eles.

Essa queda se acentuou nos anos seguintes e por isso o Facebook decidiu realizar mudanças em seu algoritmo, dando prioridade ao conteúdo dos amigos e familiares dos usuários em detrimento as publicações de Fanpages.

Em contrapartida, o Facebook também veio desenvolvendo e ampliando sua plataforma de anúncios pagos, o Facebook Ads, nesta mesma época.

Com isso, os profissionais de marketing digital e empreendedores foram incentivados a pagarem por anúncios para garantir que as suas publicações e campanhas pudessem chegar a mais potenciais clientes.

Como funciona o algoritmo do Facebook?

O Feed de Notícias do Facebook sempre foi a principal maneira de troca de informações entre os usuários.

Por isso, o algoritmo da rede social passou a se preocupar cada vez mais com o conteúdo visto pelos usuários.

Atualmente, o algoritmo do Facebook funciona da seguinte maneira: A ferramenta se adapta as preferências de cada usuário.

Então, se você consome todas as publicações de um certo artista ou de um parente, o Facebook entenderá que isso tem relevância para você.

Da mesma forma, se você não costuma interagir com textos longos postados no Facebook, a rede social não irá mais coloca-los para exibição em seu feed, dando prioridade a outros tipos de postagens mais atrativos, de acordo com o seu histórico de interação dentro da plataforma.

Agora que você já compreendeu os motivos e já entendeu como o algoritmo do Facebook funciona, vamos as dicas:

Não publique tudo o que você pensa

Por conta da queda no alcance orgânicos, os profissionais de marketing mudaram um pouco sua estratégia para o Facebook. Em vez de fazer muitas postagens com o objetivo de alcançar cada vez mais gente, eles passaram a ser mais seletivos em relação as postagens.

O ideal é que você seja mais comedido e diminua a sua frequência de publicações na Fanpage de sua empresa. Antes de tudo, saiba que isso não irá afetar em nada o seu desempenho no Facebook.

A intenção disto é que você faça postagens mais voltadas para o seu público, segmentando os posts e realizando ações mais direcionadas a quem se interessa pelo seu conteúdo. Dessa maneira, você poderá atrair um bom número de pessoas com o alcance orgânico, sem sentir o peso da limitação.

Teste 30 dias grátis de nossa Loja Virtual.

Estimule seus fãs a ficarem ligados em sua Fanpage

É importante frisar que seus fãs podem acompanhar o seu conteúdo mesmo que o Facebook não os indique.

Basta que eles acessem o ícone Feed das Páginas na barra lateral esquerda do Feed de Notícias.

Dessa forma, os usuários poderão acompanhar todo o conteúdo postado em sua página, além disso é possível fazê-los ativar o sininho de notificações da página, para garantir que eles vejam suas postagens, assim que você publicar algo novo.

Confira também quais são os cinco passos para montar sua loja virtual.  

Gere o máximo de engajamento possível

O Facebook dá muito valor a interação social de cada usuário. Então, se um usuário que curte a sua página, interage com você através de reações, comentários e mensagens, por exemplo, com certeza, a rede social lhe dará prioridade no Feed de Notícias dele.

Por isso, é muito importante que você sempre os incentive a curtir e compartilhar as publicações de sua página.

Além disso, sempre busque fazer publicações que gerem discussões nos comentários, essas são excelentes maneiras de gerar mais engajamento em sua Fanpage e conseguir que barrar a limitação do alcance orgânico.

Faça transmissões ao vivo e aposte no conteúdo em vídeo

O conteúdo em vídeo é o que mais tem influência atualmente sobre os usuários do Facebook.

Por isso, fazer publicações com vídeos legendados, animações pode ser a chave para chamar a atenção de mais usuários do Facebook para sua Fanpage.

Promover um vídeo nas redes sociais é uma maneira de engajar mais os usuários com o seu conteúdo e não sofrer tanto com a limitação do alcance orgânico. Essa também é uma excelente maneira de atrair mais seguidores para sua página.

As transmissões ao vivo se tornaram possíveis após a instalação do recurso Facebook Live.

Em média, os usuários da rede passam até três vezes mais tempo vendo as transmissões do que vídeos normais.

Por isso, também é bastante aconselhável usar as transmissões ao vivo para disseminar seu conteúdo e assim aumentar seu alcance orgânico, além de atrair novos seguidores para sua página.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: