Como diminuir os custos da Agência?

13/02/2018 às 22:10 WordPress

Como diminuir os custos da Agência?

Muitas agências de comunicação e marketing costumam ter custos muito altos e por isso não conseguem oferecer serviços com preços mais acessíveis no mercado. Para resolver este problema, é preciso apostar em ações de marketing que otimizam os processos e diminuem os custos de uma agência.

Em tempo de crise econômica, é preciso pensar em maneiras para reduzir gastos e fazer investimentos de maneira inteligente para que sua empresa não seja afetada. Reduzir o custo de uma agência de comunicação e marketing parece difícil, mesmo quando o cenário econômico está mais equilibrado, mas com uma gestão eficaz é possível antecipar possíveis erros e exageros para conseguir driblar altos custos através da inovação.

Como reduzir os custos de uma agência de comunicação?

Existem algumas maneiras para reduzir gastos através do marketing digital, que automatiza e facilita grande parte dos processos de uma empresa. Além disso, o uso de estratégias mais baratas têm se tornado cada vez mais comuns em pequenas, médias e até grandes empresas do mercado atual.

Utilize as redes sociais

Nos dias de hoje, toda agência de comunicação precisa reforçar sua presença online. É importante lembrar que o uso das redes sociais é praticamente gratuito e pode gerar um tráfego orgânico bem expressivo para seus projetos. Além de garantir um maior engajamento e ser uma ferramenta extremamente necessária para estreitar os laços com seus clientes.

Outro ponto favorável é que não existe a necessidade de investir apenas em uma rede social. É possível e recomendado utilizar o melhor que cada mídia tem a oferecer para sua empresa, tornando as redes sociais de uso diário como uma ótima ferramenta para o sucesso do seu negócio.

Faça parcerias

É importante pensar em parcerias na hora de reduzir custos. Existem diversas empresas do setor que comercializam diferentes tipos de serviços e podem agregar muito valor ao seu negócio. Busque se aliar a projetos que não sejam concorrentes diretos de sua agência, mas que ofereçam serviços para o seu público.

Atuar em conjunto em tempos de crises pode diminuir os custos e ajudar a obter melhores resultados, deixando os clientes mais satisfeitos. Além de parcerias com outras agências, também é possível fazer parcerias com fornecedores e clientes para promover sua empresa com a criação de promoções e sorteios, além da participação em eventos, que podem divulgar os seus serviços e atrair mais clientes, sem gastar nada (ou quase!) com isso.

Fidelize mais clientes

Uma máxima bastante conhecida no marketing é que é muito barato e fácil fidelizar um cliente do que conquistar um novo. É importante investir em ações de marketing que tenham foco na fidelização de clientes para garantir bons resultados a longo prazo.

Tornar um cliente fiel é essencial para que sua agência possa crescer no mercado. A satisfação do cliente pode e deverá gerar novos clientes num futuro próximo. Para isso é preciso conquistar o cliente e manter o relacionamento com o cliente ao longo do tempo.

Crie um programa de fidelização e mantenha contato frequente com seus clientes, ofereça esporadicamente descontos e vantagens na contratação de novos serviços, além de garantir sua máxima satisfação.

Realizar ações como mensagens em datas especiais, envio de newsletter, entre outros são essenciais para manter os clientes fiéis a sua agência.

Automatize processos

Com o uso de várias ferramentas de gestão de marketing é possível gerenciar todos os processos de uma agência e diminuir os custos. As plataformas utilizadas são bastante seguras e podem ser utilizadas a qualquer momento de qualquer lugar, o que otimiza ainda mais a produtividade do seu negócio.

Automatizar os processos torna mais fácil a execução de tarefas e pode ajudar inclusive a reduzir o número de funcionários, o que claro diminui os custos mensais de sua empresa. Através do uso desses sistemas, sua agência poderá controlar todos os gastos dos setores, o que torna possível reparar erros e assim evitar investimentos ou gastos desnecessários. Afinal, reduzir o excesso é essencial para reduzir custos!

Confira quais são os melhores plugins para WordPress.

Tenha uma boa estratégia de inbound marketing

O inbound marketing ou marketing de atração se baseia em estratégias contrárias ao marketing tradicional. Ou seja, não é sua empresa que tem de aparecer para o cliente, mas seu cliente deve achar sua empresa com mais facilidade.

A necessidade de sua agência aparecer para o mercado através comerciais de TV, outdoor ou uso de flyers e folder se tornou bem menor depois da chegada de novas estratégias de marketing. Através do inbound marketing é possível pensar e realizar ações que visam estabelecer os conceitos do seu negócio no mercado, valorizando seus serviços.

Além disso, o inbound marketing foca sua estratégia em ações para a geração de tráfego orgânico, o que diminui os custos já que a necessidade de anúncios online diminui, o que reduz o gasto com investimentos em publicidade.

Integrar redes sociais ativas, com um site atrativo e um blog com bastante informação relevante para seus clientes pode ser a chave para fazer sua empresa não só reduzir os custos, mas também conseguir mais clientes.

Monitore constantemente suas métricas

É importante também definir KPIs (indicadores chave de performance) para acompanhar e decidir a melhor maneira de implementar a redução de custos em sua empresa. Ter controle financeiro também é importante para medir quais são os investimentos desnecessários e onde estão as possibilidades de cortes.

Além disso, monitorar e ter controle financeiro e da gestão de seus serviços também ajuda a melhorar a oferta de serviços e ter uma ideia mais precisa de como é possível crescer no mercado, conquistando mais clientes, o que aumenta o lucro e diminui as necessidades de cortes desnecessários no orçamento de sua agência.

A preocupação com a reduzir de gastos de sua agência não deve ter importância apenas em tempos de crise. É importante ter o máximo controle das contas para saber quando é necessário “apertar os cintos”, além de poder prevenir certos gastos desnecessários para o bom trabalho de uma agência.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Hospedagem WordPress

Gostou de nosso post? Compartilhe: