Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como diminuir o envio de spam e melhorar a qualidade

04/07/2017 às 09:00 Email Marketing

Como diminuir o envio de spam e melhorar a qualidade

O envio de é considerado um dos maiores problemas que enfrentamos com os servidores. Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para encontrar diversos relatos de pessoas que sofrem com esse problema e que não sabem como resolver. Isso porque além de ser comum, o envio de spams também gera muitas dúvidas e pode ser que você precise tirar um bom tempo para resolver esse problema por completo para que, pelo menos, você consiga diminuir o envio de spam e possa então melhorar a qualidade de seu negócio online. Para que isso ocorra, separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor o problema.

Não esteja na blacklist

A informação não é totalmente precisa, mas se estima em qualquer lugar entre 80% e 95% de todos os e-mails transmitidos diariamente na Internet são spam. Isso significa que, revisar manualmente por todo o e-mail, não é o método mais eficiente para remover as mensagens de spam mais nos dias de hoje. E é por essa razão que existem as chamadas blacklists, que são verdadeiras listas negras públicas ou privadas de servidores de correio que estão transmitindo spam. Isso permite que outros servidores de e-mail verifiquem se um e-mail é do endereço IP de um servidor que possivelmente tenha sido marcado para enviar spam no passado.

Todos os servidores que recebem informações das blacklists verificam os números de IPs de quem está na lista e identificam as mensagens enviadas por eles como spams. O grande problema é que você pode acabar caindo em uma dessas blacklists e não saber, já que nem todas elas são públicas. Hoje em dia alguns softwares já ajudam a identificar se o seu endereço de IP está em alguma lista.

Leia também nosso texto sobre a w3c

Ok, mas como não entrar em uma blacklist? A precaução em diversos aspectos é a principal dica para que você não caia em uma blacklist, consiga diminuito o envio de spam e, consequentemente, melhorar a qualidade do seu negócio online, seja ele um site, uma loja virtual ou um blog.

Quando você utiliza como criar um e-mail marketing, até mesmo o uso de determinadas palavras pode acabar sendo considerado spam e você acabar caindo em uma blacklist. Mas isso é mais raro de acontecer. Nos casos mais frequentes, é a falta de atenção do dono do site que acaba levando o próprio site para as listas negras.

Tenha certeza de que quem está inscrito em sua lista está realmente lá realmente por que quer, ou seja, se autorizou que você enviasse e-mails. Essa é uma das formas mais comuns de se entrar em blacklists, porque a pessoa que recebe já considera o e-mail um spam, mesmo que saiba qual é a sua empresa. Outro problema é a frequência com que você envia e-mails. Se você envia mensagens demais, pode acabar aborrecendo alguns clientes, que também vão te marcar como spam. Endereços que são muitas vezes marcados como spam acabam inevitavelmente entrando em blacklists.

Para tirar o seu endereço dessas listas, você deve entrar em contato direto com as organizações responsáveis por cuidar dessas listas. Normalmente o processo de retirada de um site não é rápido, pois eles irão acompanhar o seu site e os seus e-mails até terem certeza de que o que você faz não é spam.

Softwares

Talvez essa seja a principal dica para diminuir o envio de spams e melhorar a qualidade de seu negócio online. Hoje em dia são diversas as ferramentas que funcionam contra o envio de spams e que vão muito além disso. Algumas dessas ferramentas também podem te ajudar a não cair em uma blacklist, analisando os seus e-mails e verificando todos os componentes para que você não se prejudique.

Diversos softwares de antivírus e antimalwares tem uma parte específica para lidar com spams e que normalmente funciona muito bem, mas os softwares que são desenvolvidos especificamente para combater o problema dos spams com certeza merecem uma atenção. Tudo depende de quão grande o seu problema é, já que nem todos os problemas com spam aparecem da mesma forma.

Pesquise sobre todos os softwares que oferecem esse tipo de serviço e veja qual é o que encaixa melhor no seu site, qual é o problema que você mais tem e como cada um deles pode te ajudar a resolver esse problema. Dessa maneira você com certeza encontrará um grande aliado na luta contra os problemas com spam.

Problemas específicos

Como já dissemos anteriormente, nem todos os problemas de spam aparecem da mesma maneira e nem sempre diminuir o envio de spams para aumentar a qualidade de seu negócio vai ser igual. Com tantas diferenças sobre esses problemas, o melhor a se fazer é saber como pesquisar para encontrar o erro e solucioná-lo. Fóruns e sites especializados nesse tipo de assunto podem ajudar muito quando o seu problema de envio de spams não apresentar melhoras com nenhuma das técnicas convencionais.

Mas é importante avisar que você deve tomar cuidado com o que você lê, muitas pessoas querem apenas divulgar o seu software de segurança e não podem garantir a eficácia desses problemas. Leia tudo o que puder e fique por dentro de todas as novidades sobre o problema, só assim você vai saber como lidar com um problema específico de spam que pode aparecer em seu servidor.

Saber como diminuir o envio de spam e melhorar a qualidade de seu serviço é uma tarefa desafiadora e um verdadeiro teste para o seu site ou blog, já que você precisa monitorar o seu e-mail insistentemente, além de também ter que evitar ser considerado um spam pela rede. Mas uma vez que você adquire esse equilíbrio, as coisas ficam mais fáceis de serem resolvidas, já que você aprende quais são os melhores caminhos para lidar com os problemas de spam.

Lidar com o problema de envio de spams é muitas vezes cansativo e pode se tornar uma dor de cabeça quando você não tem ideia de como começar. Por isso é importante pesquisar em todos os lugares todas as possibilidades de problemas, principalmente se o seu problema for muito específico, pois nesse caso fica mais difícil de encontrar informações sobre ele na internet.

Gostou de nosso post? Compartilhe: