Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como deixar o site mais rápido? Veja 7 dicas!

02/02/2018 às 13:20 Hospedagem de Sites

Como deixar o site mais rápido? Veja 7 dicas!

Um site lento prejudica bastante sua empresa. Além de afastar novos visitantes, um site pesado pode arruinar o seu desempenho no ranqueamento em sites de busca, por mais que você aplique técnicas de SEO. Aliás, nos últimos tempos, o carregamento rápido de um site se tornou um dos principais fatores na hora da otimização de uma página. Esse fator pode determinar o sucesso do seu site, já que a medida ajuda a melhorar a experiência do usuário, afinal um site lento não atrairá visitantes, por mais relevante que seja seu conteúdo. Dificuldades para acessar uma página são altamente prejudiciais a um site, no caso de uma loja virtual, por exemplo, a lentidão pode fazer com clientes desistam de uma compra, por mais que tenham gostado de seus produtos.

Outro ponto que torna a velocidade de um site um fator primordial é o aumento do acesso à internet por dispositivos móveis (smartphones e tablets). Isso por que as conexões 3G e 4G podem ser bem mais lentas do que a banda larga, dependendo do local, por isso ter um layout leve pode ajudar a atrair mais visitantes. Para deixar o seu site mais rápido é preciso seguir algumas orientações, confira algumas dicas:

Reduza o peso das imagens

Antes de upar uma imagem em seu site, veja se não é possível reduzir o tamanho do arquivo, sem perder tanta qualidade. Hoje em dia, é possível fazer isso através de vários softwares ou simples ferramentas online que comprimem uma imagem, deixando-a mais leve. Em vários formatos de imagem é possível conseguir reduzir o tamanho dos arquivos sem perder tanto a qualidade, como por exemplo, iamgens em JPEG e PNG. Comprimir as imagens muda basicamente o peso da imagem, fazendo com seu site fique menos pesado, a qualidade e a imagem em si não são alteradas de maneira brusca.

Geralmente, as imagens costumam estar entre os arquivos mais pesados de um site e por isso existe a necessidade de comprimir os arquivos para obter um site mais rápido. Uma ferramenta bastante utilizada e gratuita na internet é a TinyPng.

Não use muitos plugins

Cada plugin instalado no seu site, principalmente se você usa um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo, em português) como o WordPress, por exemplo, gasta recursos do servidor de hospedagem. Resumindo, quanto mais plugins você tiver em sua página, maior será o tempo de carregamento do seu site. Certos plugins consomem bastante espaço no serviço e acabam não agregando tanto valor ao site, por isso é necessário fazer uma avaliação criteriosa para definir quais são os plugins que realmente são indispensáveis para sua página.

Fazendo isso você garantirá que seu site esteja otimizado e pode procurar por plugins mais leves que consigam atender suas necessidades.

Faça um diagnóstico do seu site

Existem atualmente no mercado, diversas ferramentas que podem ajudar a entender o por que do seu site ser tão lento. Através delas é possível realizar as mudanças necessárias para deixar o site mais rápido. As plataformas costumam mostrar todas as informações necessárias para entender o tempo de carregamento de uma página, indicando quais são os arquivos que mais pesam no seu site.

Entre as principais ferramentas do mercado estão a Gtmetrix, a mais utilizada pelos desenvolvedores web e web designers e o Google Page Speed, ferramenta do Google que auxilia na otimização de um site tanto para mobile como para desktop. Confira também hospedagem ilimitada existe?

Use o Deflate para reduzir o tamanho dos arquivos

O recurso deflate, também conhecido como Gzip, ajuda o servidor de hospedagem a reduzir o tamanho de arquivos mais pesados na hora que um usuário tenta carregar o seu site. Este método funciona de maneira semelhante a compactação de arquivos em formato .rar e .zip. Neste caso, o servidor comprime os arquivos automaticamente.

Com este recurso ativado, o seu servidor de hospedagem saberá quando o navegador utilizado pelo usuário suporta ou não o seu uso. Isso economiza recursos, já que o deflate só é utilizado quando o navegador suporta, o que elimina problemas de compatibilidade de arquivos.

Use um sistema de cache

Esse sistema melhora o desempenho de um site, fazendo o armazenamento dinâmico da maioria dos dados. Um bom sistema de cache faz com que seu site seja carregado sem a necessidade de consultas a maioria dos bancos de dados, o que reduz o consumo de carga do seu servidor e logicamente o tempo de carregamento da sua página. Através desse recurso é possível deixar o site bem mais leve.

Utilize um CDN

Utilizar um CDN (rede de distribuição de conteúdo, em português) também ajuda a melhorar o desempenho do seu site. Esse recurso ajuda o servidor de hospedagem a distribuir melhor os arquivos. A conexão com a utilização de um CDN fica bem mais rápida. Esse tipo de rede possui diversos servidores que conseguem entregar mias rápida o conteúdo do seu site.

Uma dica para quem não pode evitar o carregamento de arquivos pesados, é usar um CDN para armazenar esses arquivos. Contratar um serviço de CDN para hospedar arquivos muitos pesados como vídeos, por exemplo, é necessário para que você não gaste muita largura de banda, memória e nem sobrecarregue o processador do seu servidor de hospedagem.

Opte pelo mais simples!

Muitos proprietários de website costumam adicionar diversos recursos dispensáveis em um site na tentativa de agradar seus leitores. Apesar de deixar o seu site mais rebuscado, muitos destes recursos podem deixar o seu site bem mais lento.Um simples efeito em flash, por exemplo, pode pesar bastante para tornar o seu site muito lento. Upar uma imagem ou um vídeo em alta definição também irá atrasar a velocidade de carregamento e puxar bastante da largura de banda do seu servidor.

Estas ações acabam por acabar com qualquer estratégia de SEO, por isso é sempre necessário pensar em fazer algo mais simples, um layout mais limpo, o que pode ter o mesmo efeito para o seu site e deixá-lo mais rápido. Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de hospedagem de site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: