Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como criar um programa de fidelidade em sua loja virtual?

20/04/2017 às 11:55 Loja Virtual

Como criar um programa de fidelidade em sua loja virtual?

Como criar um programa de fidelidade em sua loja virtual?

Ter uma loja envolve diversas questões que vão muito além do que o cliente vê quando entra, escolhe um produto e compra. Cuidar e administrar tudo demanda tempo e diversas estratégias, tanto de publicidade quanto de marketing digital. É claro que não dá pra fazer tudo isso sozinho de uma vez, mas ao ser dono de uma loja virtual, você tem que saber como cada setor funciona e como cada função trabalha ali dentro. Saiba Como ganhar dinheiro com uma Loja Virtual e muito mais!

Falando em estratégias de marketing, talvez uma das mais eficazes de que se tem conhecimento é ter um programa de fidelidade em sua loja. É uma ótima forma de manter os seus clientes ativos dentro da sua loja e construir um lado entre vendedor e comprador, onde todos saem ganhando. Quer entender melhor como gerar mais prospectos com um programa de fidelidade em sua loja virtual? Listamos aqui algumas informações importantes que serão muito úteis na hora de pensar em fazer um programa do tipo.

Leia também o texto sobre hospedagem de site barata!

Programa de fidelidade: vantagens para colocar em prática

Entenda a estratégia que quer usar

Os programas de fidelidade estão longe de serem invenções das lojas online, ou seja, essa estratégia é recorrente e usada desde o século passado por diversas lojas convencionais.  Normalmente, as lojas online costumam usar o sistema de pontos para dar descontos para os clientes em compras futuras. Essa é a estratégia que mais dá certo, pois faz o cliente ter vontade de comprar mais e de, quando for comprar algo, pensar na sua loja em primeiro lugar. É extremamente importante pensar na sua loja não só como um lugar de vendas, mas como um lugar que atraia as pessoas para voltar a comprar lá. Só dessa forma você consegue construir uma fidelidade real com seus clientes.

Nós estamos familiarizados com programas básicos de fidelidade. Você compra algo e então ganha pontos por isso. Quando você ganha pontos suficientes, você recebe algum tipo de recompensa, como descontos ou até mesmo um produto de graça. Essa é a estratégia mais simples e comum de se encontrar por ai. O e-commerce abriu uma gama enorme de possibilidades de opções de programas de fidelidade que você pode integrar em seu negócio. Agora você pode recompensar seus clientes por mais do que apenas compras. E é exatamente essa a diferença entre os programas de fidelidade comuns e os feitos em lojas virtuais.

Obviamente a estratégia principal ainda vai ser recompensar seus clientes por fazer compras, mas pensando na divulgação da sua loja e em como ela pode atingir mais clientes, você também pode querer gerar tráfego e alcançar um novo público. Como? Pense um pouco, imagine um programa que dá pontos para quem compartilha a página de sua loja em redes sociais, ou então em quem avalia sua loja em algum site renomado, ou então ganha pontos apenas por indicar amigos para a sua loja. Cada ação do cliente, uma quantidade diferente de pontos e mais divulgação para sua loja. Dessa forma, você consegue aliar marketing e publicidade em uma coisa só. Um programa de fidelidade em uma loja virtual consegue atingir níveis muito diferentes de um programa de fidelidade convencional.

Outra forma de se conseguir mais prospectos e usar o programa de pontos ao mesmo tempo é usar o e-mail marketing. Fazendo o seu cliente se cadastrar, você abre um canal de comunicação direta com eles e faz com que eles sempre visitem a loja. Além de ser uma ótima forma de divulgação, você incentiva o cliente dando pontos para quem se cadastrar ou até mesmo indicando amigos para se cadastrar. Aos poucos, você vai entender que diversas estratégias contam com diversos modos de se relacionar para ter um relacionamento duradouro com seus clientes.

Tenha um bom nome para o seu programa

Este é um passo que é subestimado e deixado para segundo plano em diversas ocasiões, mas o que muitas lojas não sabem ou não compreendem, é que um bom nome para um programa de fidelidade pode ser o grande diferencial. A grande sacada é que os programas da fidelidade funcionam melhor quando têm um nome original e identificável.

O mesmo vale para a sua moeda ponto de fidelidade, ou seja, o nome que você dá para os seus pontos. Se você simplesmente chamá-los de pontos, eles podem ser vistos como algo chato ou pior, sem valor. Dê ao seu programa e moeda um nome interessante que seus compradores podem se entusiasmar e sentir vontade de participar.

Faça pesquisas, tenha dados em suas mãos

Com pesquisas de fidelidade você pode coletar dados valiosos sobre seus compradores e expandir seu banco de dados de clientes. Utilize as informações obtidas quando se registaram para promover o seu programa para públicos específicos e segmentar novos potenciais clientes. Os compradores serão recompensados por realizar a pesquisa feita por você ou pela loja. A porcentagem de pessoas que terminarão a pesquisa será muito maior. Você receberá informações importantes sobre seus clientes e seus gostos, o que mais gostariam de comprar, o que acham de deve melhorar, o que já está muito bom, etc. Nos tempos modernos, quando a informação é algo muito valioso, saber mais sobre os seus compradores pode ser muito útil.

Ficou animado para ter o seu próprio programa de fidelidade em sua loja virtual? Esses passos e dicas que listamos aqui são imprescindíveis, mas não são os únicos e nem a regra fixa para ter um bom programa. Lembre-se que antes de tudo, a sua loja deve estar totalmente organizada com prazos, entregas e, é claro, produtos que tenham qualidade e que satisfaçam os seus clientes por completo.

Com todas essas dicas, já dá pra pensar em expandir seus negócios com um programa de fidelidade em sua loja virtual, não é mesmo? Não existem os passos corretos nem alguma fórmula mágica que irá te trazer resultados imediatos, mas analisar o comportamento dos clientes, saber o que os faria voltar e apostar nisso para criar o seu programa de fidelidade pode ser uma boa maneira de começar. Estude essas dicas, pesquise e veja o que mais vale a pena para a sua loja virtual.

Ainda tem dúvidas? Na ISBrasil, além de ter um e-commerce moderno e com todos os recursos necessários, você ainda conta com ótimos serviços e dicas sobre marketing digital. Para saber mais, entre em contato com a gente.

Até mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: