Como criar um formulário no Facebook Business e gerar leads

08/08/2019 às 08:53 Redes Sociais

Como criar um formulário no Facebook Business e gerar leads

Quer criar listas de e-mails dos seus seguidores sem precisar criar uma landing page? Neste artigo, você vai aprender a criar formulários e converter leads direto na sua página no Facebook.

Vale ressaltar que criar uma landing page é o formato ideal para conversão, mas há algumas funcionalidades como a que mostraremos no texto, que podem ajudar a otimizar o seu tempo e aumentar o seu número de leads.

Usar o atalho do Facebook Business é essencial para divulgar materiais ricos através de sua fanpage e coletar os e-mails de seus seguidores com maior facilidade. Abaixo, mostraremos o passo a passo para criar um formulário através da plataforma.

Como criar um formulário através do Facebook Business?

O primeiro passo é acessar o Facebook Business. Ao entrar na ferramenta, você verá todas as suas fanpages organizadas na página inicial, basta selecionar uma das páginas e clicar sobre ela para continuar. Caso ainda não tenha uma fanpage, você pode clicar em “Criar empresa” no canto superior direito da tela.

Pronto, agora você está na sua página. Crie uma conta no Gerenciador de Negócios, caso seja necessário. Depois vá para a aba “Ferramentas de Publicação” e clique em “Mais”. Abaixo, clique no título “Formulários de Anúncios de Cadastro” e clique em “+”.

Agora, escolha entre criar um novo formulário ou duplicar um formulário antigo. O ideal é que você crie um formulário, quando está começando a investir na ferramenta.

Quem já usa o Facebook Business a mais tempo, provavelmente já criou outros formulários para anúncios, então pode ser uma boa usar o modelo já existente, de acordo com a padronização dos campos.

Baixe já o ebook Como anunciar no AdWords.

Bom, essa foi só a primeira parte. Você chegou ao Facebok Business e fez o caminho para começar a criar o seu formulário. Agora, vamos lá!

O primeiro passo para configurar seu formulário e dar um nome. Mesmo que parece óbvio e pouco necessário, nomear o formulário é importante para a sua organização. O nome não pode ser alterado após a criação da peça, então salvá-lo com um nome que facilite a sua identificação é essencial para dar início ao processo.

Depois de definir o nome, você deve escolher o formato do seu formulário. Existem dois tipos:  formulário de mais volume ou de maior intenção.

A diferença entre os modelos é que nos formulários de “Maior intenção” é possível criar uma aba intermediária para aprovar as informações a serem enviadas. Isso ajuda bastante para evitar que pessoas incluam informações erradas ou troquem os campos sem querer.

O formulário de Mais Volume foca num número menor de campos para chegar ao download do material rico, mas o formulário de Maior Intenção costuma ser melhor, por ter mais qualidade e ser mais incisivo, obtendo as informações necessárias, de acordo com o seu objetivo.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para a sua empresa no Google.  

Com o nome e o formato escolhido, é hora de entrar no formulário em si. A primeira parte é a apresentação. Apesar de ser opcional, essa parte é muito importante para apresentar a sua empresa e o material rico que será disponibilizado aos leads.

Existem três campos na parte de apresentação: o título, a imagem de capa e o texto suporte. As nossas dicas para cada campo são as seguintes:

  • Título: Crie um título de, no máximo, 60 caracteres que seja direto e atrativo.
  • Imagem de capa: Crie uma imagem que destaque o material rico que será entregue. O tamanho deve ser até 1200 x 628 pixels.
  • Texto de suporte: Escreva um pequeno parágrafo com uma descrição do material ou coloque alguns marcadores relacionados a ele.

Pronto! A apresentação já foi, agora vamos aos campos do formulário. Para ter sucesso na coleta de dados e converter mais leads no Facebook é preciso ter uma estratégia bem definida.

Assim como numa landing page, os campos e perguntas são importantíssimos para estimular o usuário a preencher o formulário, e para que sua empresa obtenha os dados que precisa para trabalhar melhor os leads posteriormente.

A dica é alinhar as suas perguntas ao seu objetivo. Você quer apenas coletar informações pessoais dos leads? Então, a aposta deve ser em campos como: nome, idade, e-mail, nome da empresa, região, entre outros. O ideal é que os campos sejam definidos pela sua estratégia.

Se você trabalha para o consumidor final, por exemplo, o campo “Profissão” é bem mais interessante do que o campo “Nome da empresa”. Já se você tem uma empresa que atua no mercado B2C, saber o nome da empresa é mais importante. E assim por diante.

O Facebook possui mais de 20 opções de campos, basta que você avalie todos e os escolha os mais importantes, de acordo com o objetivo do seu formulário.

Também é possível inserir perguntas personalizadas e deixar espaço para respostas curtas ou para múltipla escolha, por exemplo. O uso das perguntas é mais recomendado quando a intenção for ir mais a fundo nas informações sobre o lead. 

Você pode configurar o formulário para condicionar algumas perguntas, por exemplo, assim os usuários só irão responder estas questões, caso respondam outros campos semelhantes.

Por fim, chegou a hora de se despedir. Então, use a tela de agradecimento para isso. Essa tela aparecerá para os leads que preencheram e enviaram o formulário. A dica nessa parte é criar um título voltado ao agradecimento, como por exemplo: “Muito obrigado por baixar o nosso Ebook”.

Invista em uma descrição curta que aponte os principais benefícios que o lead terá ao consumir o material rico baixado. E crie um botão, onde você pode gerar uma espécie de CTA, levando o lead para o seu site ou de volta a sua fanpage no Facebook, por exemplo.

A nossa última dica é que você faça o download dos dados frequentemente. Os contatos expiram após 90 dias, então não perca muito tempo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: