Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como criar conteúdos interativos?

17/06/2019 às 19:12 Marketing

Como criar conteúdos interativos?

O marketing digital é essencial para qualquer negócio e uma de suas bases é a produção de conteúdo. E não estamos falando de qualquer conteúdo, a produção deve ser estratégica com foco em conversões e vendas e ainda entra uma grande necessidade do mercado atual: criar conteúdo interativo.

Quase todas as empresas já possuem o seu próprio blog e criam seu conteúdo, mas não fazem mais nada de diferente. Somente isso não é mais suficiente.

É lógico que os blog posts continuam trazendo ótimos resultados, mas se você quiser potencializar ainda mais as suas conversões e suas vendas, criar conteúdos interativos é essencial para se aproximar dos clientes.

Mais do que qualidade, o conteúdo precisa ter originalidade e gerar valor para a sua empresa.

E os conteúdos interativos fundamentais para isto, já que eles chamam e prendem mais a atenção dos usuários e ampliam o engajamento do seu negócio.

Leia também o texto sobre hospedagem de site barata!

O que são conteúdos interativos?

Um conteúdo interativo é aquele que o público participar da construção do mesmo. Um blog post pode ser lido, um vídeo pode ser assistido, mas eles não são interativos, não levam a sua audiência a participar ativamente.

A interação do público é possível através de opções de escolha, com respostas, comentários, cliques, etc.

Para dar um exemplo de conteúdo podemos citar “Bandersnatch”, episódio especial da série Black Mirror da Netflix, lançado no fim do ano passado.

Não é só mais um episódio da série, quem assistir o episódio verá que é possível participar ativamente da sua construção durante todo o vídeo.

Enquanto o usuário está assistindo o episódio, várias opções aparecem com o decorrer das cenas para que ele possa escolher e assim influenciar diretamente no rumo da história.

Agora, você deve estar pensando: é diferente, é uma série da Netflix, não tenho como fazer isso na minha empresa.

Bom, resposta errada! Tem sim! Existem vários formatos comuns como vídeos, pesquisas e jogos que podem ser adaptados e se tornarem mais interativos.

Entre as principais vantagens dos conteúdos interativos, podemos citar que eles:

  • Aumentam o engajamento da sua audiência
  • Levam o usuário a fazer uma ação e interagir diretamente com a sua empresa;
  • Aumenta a sua taxa de conversão;
  • Rende bastante audiência por mais tempo;
  • Potencializa a retenção de clientes;

Estes são apenas alguns dos benefícios que criar conteúdos interativos podem trazer para o seu negócio.

Criar conteúdos estáticos é importante e relevante para o seu negócio, mas conteúdos interativos tendem a gerar mais resultados e serem mais bem-sucedidos dentro de uma estratégia de marketing digital.

Como criar conteúdos interativos?

Depois de explicarmos o que é um conteúdo interativo e quais são as suas vantagens, é hora de mostrarmos na prática como criar esse tipo de conteúdo.

Abaixo falaremos dos principais tipos de conteúdo interativo e citaremos alguns exemplos de sucesso, confira:

Calculadoras interativas

Muitos negócios estão apostando nas calculadoras interativas para aumentar o engajamento.

Essa ferramenta é muito útil para ajudar novos usuários a entenderem melhor o seu negócio e como os seus produtos e serviços podem ajudá-lo.

A calculadora pode ser usada para ajudar o cliente na decisão de compra, possibilitando a ele fazer as contas necessárias para ajustar a solução que você vende as necessidades dele.

Confira também: O que é preciso para montar uma loja virtual?

Para serem um sucesso, as calculadoras precisam ser úteis para o seu público. Vamos citar aqui, um exemplo do uso das calculadoras interativas da maneira correta.

O primeiro exemplo é a “calculadora de tempo de leitura” da TAG, um clube de assinatura de livros.

A ferramenta ajuda os leitores a traçarem uma meta de quantos livros eles podem ler em um determinado período de tempo.

Ao entrar na ferramenta, o usuário precisa ler um trecho proposta pela calculadora e abaixo colocar o número de páginas que o livro que ele vai ler possui.

A calculadora busca mostrar então, quanto minutos você deve ler o livro por dia para consegui-lo ler inteiro dentro de um mês.

A ferramenta mede o número de palavra e de segundos gastos por você para fazer essa média. Isso também faz parte de um desafio da plataforma para estimular os clientes a lerem 1 novo livro por mês, e logicamente, assinarem o clube de leitura.

Ferramentas de Avaliação e Construção

Esse tipo de ferramenta é perfeito para quem trabalha com marketing e quer criar conteúdos interativos bem rápido e de qualidade.

As ferramentas de avaliação e construção são ótimas para engajar o usuário e ainda conseguir o e-mail dele para sua base de leads.

Vamos pegar um exemplo para lhe mostrar como funciona. A avaliação de SEO do site do Neil Patel, por exemplo, é excelente e assertiva para o público dele.

A ferramenta faz uma análise completa de SEO apontando os pontos fortes e as melhorias que podem ser feitas no seu site.

Em nenhum momento ele oferece um serviço, a ideia da ferramenta é gerar autoridade, mostrando que ele é referência no assunto.

E isso por si só já aumenta as chances de venda do serviço.

Quiz/Enquetes

É muito fácil fazer um quiz! Através de recursos de redes sociais como o Facebook e o Instagram, você pode criar enquetes, inserindo imagens, várias opções e deixando o seu público responder.

O quiz funciona como uma espécie de jogo e é bem interativo. Da mesma forma, enquetes para pedir a opinião dos clientes também são bem dinâmicas.

As duas formas ajudam no engajamento e aumentam o volume de dados de clientes, isso é essencial para produzir estratégias de marketing cada vez melhores.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: