Como contratar uma Hospedagem?

Como contratar uma Hospedagem?

20/06/2017 às 17:52Hospedagem de Sites

Ter um site profissional é uma peça fundamental de qualquer estratégia de marketing para alavancar seu negócio na internet. Um site bem montado, com layout atrativo e responsivo é uma das melhores formas de obter muitas conversões. Mas para manter um site no ar é preciso escolher uma boa hospedagem, um serviço que dará sustentação ao seu negócio na internet e que oferece recursos e benefícios que garantam que seu site seja destaque e que esteja sempre online.

Como contratar um bom plano de hospedagem?

Para contratar um plano de hospedagem de site que supere as suas expectativas é preciso se atentar a alguns pontos importantes. Dependendo de como é montado o site do seu negócio é preciso saber quais são os recursos e configurações necessários para que ele funcione com toda eficiência, e claro a verba disponível para a contratação de uma boa hospedagem.

A grande maioria dos planos de hospedagem disponível em variados servidores possui um sistema compartilhado e com valores bem acessíveis financeiramente, então essa questão não deve implicar num problema na hora da contratação. Porém, esses planos são indicados se o seu site é bem simples e preciso de poucos recursos, já que o espaço em disco, memória e banco de dados são mais limitados.

Para sites ou lojas virtuais com muitos acessos e que necessitem de muitos recursos, o mais indicado é escolher uma opção mais robusta e consequentemente mais cara para ancorar a página na internet. Opte por um Cloud Server, que tem bastantes recursos e tem opções com 64 GB de memória e 1 TB de espaço em disco, por exemplo, um servidor que deixa seu site bem guarnecido na rede.

Escolher um plano em que a empresa seja responsável pelo gerenciamento do servidor também é muito importante. Principalmente, se você tem poucos funcionários ou trabalha sozinho e não possui de conhecimento técnico para re-configurar e fazer a manutenção de um servidor.

Antes de contratar um serviço de hospedagem, numere os recursos que você precisa e busque um plano que seja adequado ao consumo do seu site.

Veja também provedor de hospedagem de sites

Recursos importantes de um bom serviço de hospedagem

O mais importante na hora da contratação de um serviço de hospedagem. Conhecer os recursos oferecidos pela empresa de host é primordial para contratar um bom serviço para seu negócio. Confira alguns dos recursos mais importantes que devem ser considerados na hora de contratar um serviço de hospedagem:

Painel de Controle

Esse recurso é muito importante! É como um painel de controle que você pode controlar diversos outros recursos do seu site como contas de e-mail, DNS, banco de dados, gerenciamento de arquivos, etc. Se você não tem conhecimento técnico, busque checar se o painel de controle do plano é funcional e simples de usar, isso vai lhe poupar problemas, tempo e otimizará seu negócio.

Programação e Banco de Dados

A linguagem de programação em que seu site será desenvolvido vai determinar o tipo de hospedagem que você precisa contratar. Servidores Linux, por exemplo, utilizado servidor web Apache e suportam PHP, Perl e Python e banco de dados MySQL e PostgreSQL. Em servidores Windows, são usados o IIS (Internet Information Services) e linguagem como o ASP, ASP.Net e bancos de dados SQL Server.

Contas de e-mail

Usar contas de e-mail personalizadas, @seuproprionome.com.br, é essencial para profissionalizar o seu negócio na internet. A base de uma boa comunicação profissional para por uma conta de e-mail personalizada para os diretores, funcionários e setores do seu negócio. Geralmente, as empresas de host oferecem contas de e-mail gratuitas no plano de hospedagem, confira antes de contratar.

CMS

Decidir por usar um CMS como motor de seu site é uma boa opção. Então antes de contratar o serviço, busque um plano que tenha suporte aos principais CMSs como o Wordpress e o Joomla e que para lhe facilitar possuam uma instalação simples.

FTP (File Transfer Protocol) e SSH (Secure Shel)

Dois recursos bem úteis na hora de contratar uma hospedagem. O FTP é um protocolo que permite o envio de arquivos entre computadores pela web e o SSH permite o acesso remoto às máquinas Linux através de criptografia de uma forma bem segura.

Espaço em disco e tráfego

Fique atento a capacidade do disco rígido e de tráfego, escolha opções que suportem seus arquivos, confira qual a limitação dos serviços oferecidos nesse quesito.

Escale recursos

Geralmente, o primeiro plano de hospedagem contratado é uma opção compartilhada de baixo investimento. Mas isso pode complicar no futuro, com o crescimento do seu negócio na web.

Procure saber se as opções de hospedagem oferecem uma mudança fácil e rápida em caso de upgrade, afinal quanto mais seu site cresce, mais recursos serão necessários para seu funcionamento. Esse ponto é importante para não causar problemas durante a migração.

Plataformas para E-commerce

Caso você esteja montando uma loja virtual para vender produtos ou serviços pela web, verifique nos planos de hospedagem se ele possui suporte para a instalação de uma plataforma e-commerce e se a instalação é fácil de ser realizada.

Contrate uma empresa confiável e segura

Um site só gera resultados se ele estiver sempre online. Para garantir que ele não fique fora do ar ou sofra problemas em suas configurações, pesquise sobre a empresa que oferece o plano de hospedagem que você está pensando em contratar.

Busque saber quantos anos a empresa opera esse tipo de serviço, quantos clientes ela possui, quantos sites já foram hospedados, qual a avaliação dos usuários, se a empresa possui uma boa reputação e quantidade de data centers e a localização deles.

Gostou das dicas? Faça um checklist dos recursos importantes para seu site e busque um plano de hospedagem que o atenda. Essa é a melhor maneira de escolher um bom plano de hospedagem para seu negócio. Confira nossos planos de Hospedagem de site 30 dias grátis para o seu site, temos diversas opções, tenho certeza que um deles se encaixa no seu perfil.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: