Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como compactar as imagens para aumentar a velocidade sem perder a qualidade?

02/10/2017 às 14:00 WordPress

Como compactar as imagens para aumentar a velocidade sem perder a qualidade?

Sites dinâmicos, responsivos e que oferecem uma experiência de navegação agradável para o consumidor são fundamentais para o sucesso ou para quem quer saber Como criar um blog. Nesse sentido, a opção por imagens compactadas corrobora o carregamento mais rápido dessas páginas e, logo, sua maior aceitabilidade e retorno positivo, sendo uma boa estratégia do marketing digital, ou seja, um jeito de agregar novo público, fidelizar consumidores já cativos, disseminar positivamente a marca no mundo virtual e, é claro, vender muito mais. Se você está migrando sua loja física para a internet ou se já migrou e deseja aprimorar os seus negócios, acompanhe nossas dicas sobre como a compactação de imagens logo abaixo, e para saber mais sobre como vender online e criar um site de sucesso, baixe grátis nosso e-book!

O que é a compactação de imagens?

A compressão de imagens é um procedimento que amplia a visão de um arquivo, a partir do entendimento de um arquivo de imagem como um conjunto de dados e pixels. Em cada um desses arquivos, como por exemplo, JPG, JPEG, PNG, GIF ou outra extensão, existem metadados e informações que são repetidas, sua compressão reside exatamente em excluir essas informações repetidas para que o peso do arquivo seja diminuído. Nesse sentido, a cor ou o valor de um pixel de uma imagem é igual a vários outros elementos dessa mesma imagem. Na sua compressão, em vez de a imagem possuir muitos pixels iguais, ela passa a guardar somente um valor desse pixel que, por sua vez, é reproduzido para outros que são semelhantes, gerando economia de tempo de carregamento.     

Como compactar essas imagens?

Para comprimir imagens, há dois procedimentos: sem perda de dados e com perda de dados. Sem a perda de dados é a opção adequada para quem prima pela qualidade da imagem acima de qualquer coisa. É uma opção usada por fotógrafos e feita com arquivos de extensões que têm mais recursos, como é o caso TIFF e PNG. Com perda de dados é uma opção recomendada para web e que tem uma pequena perda de qualidade na imagem, trata-se de algo muito pequeno e que é despercebida a olho nu. Nesse caso, a imagem pode ser otimizada em até noventa por cento de seu tamanho original em alguns casos e não será muito relevante essa falta, já que preferencialmente são apenas para os websites, no outro caso, entretanto, em que a imagem será impressa em alta resolução, a perda será notada. Os formatos mais conhecidos com esse tipo de procedimento são JPG, JPEG e GIF.

Quais são as maiores vantagens de se compactar as imagens para o meu site?

1 - Imagens compactadas deixam o carregamento de sua página.

Manter um site com imagens de tamanhos otimizados, ou seja, comprimidas, é uma boa ideia, já que o peso desses arquivos é reduzido, de modo que a página também se torna leve, assim como, a experiência de navegação de seus visitantes também o é, pois, ela será carregada mais rapidamente. Isso deve ser levado em consideração, uma vez que as velocidades de conexão são muito variadas, ele pode estar abrindo rápido para você, mas não para outro usuário. Realizar um teste nas ferramentas online poderá averiguar a resposta de sua página e quais arquivos que demandam maior tempo de carregamento, podendo ser o caso de algumas dessas imagens.

Quanto mais um site é lento e tem imagens muito pesadas, ou seja, quando demoram muito para abrir, menor é a necessidade que esses arquivos permaneçam no site, consumindo um maior espaço. Até mesmo em sites de fotografia ou de moda, de cujos nichos são naturalmente destinados às imagens, optam pela otimização do seu tempo de carregamento, logo, pela compressão de suas imagens. Nos casos em que se prima pela alta qualidade dessas imagens, é possível que elas sejam otimizadas no site com a utilização de miniaturas menores e que podem ser eventualmente ampliadas para a visualização do visitante. Imagens comprimidas são mais leves, imagens mais leves compõem sites com navegação mais ágil que, por sua vez, geram mais conversões. Em 2010, a empresa Mozilla realizou um teste A/B para comprovar essa afirmação. Notou-se que quanto mais tempo uma página demorava a carregar, mais ela diminuía suas taxas de conversão e o contrário também aconteceu, aumentando o número de downloads, quando a página estava mais rápida;

2 - Imagens compactadas e mais leves servem como estratégia de SEO.

Assim, um site que opte por elas é mais beneficiado no ranqueamento do Google, também escrevemos um ebook com Dicas de SEO para WordPress.

_BANNERREVENDAAQUI

Isso acontece porque a velocidade de seu carregamento é um dos critérios analisados pelo Google na hora de posicionar a busca na SERP. Sites rápidos geram uma satisfação maior da audiência, facilitando suas conversões e outros eventuais retornos. Sem contar que os usuários passam muito menos tempo em sites lentos. A própria Google aderiu ao critério desde 2015, em que trocou sua antiga logomarca de 14 mil bytes para uma nova de 305 bytes; comprimida, mais leve e mais rápida.

Há vários sites em que as imagens podem ser compactadas em favor de sua otimização e da otimização de todo o site, consequentemente. Esses sites vão além do procedimento de salvar a imagem em JPG, mas contam com mais ferramentas que comprimem ainda mais o peso das imagens; sempre se atentando para o fato de que a qualidade final dessas imagens dependerá da efetividade das ferramentas usadas, para tanto, a realização de testes que indiquem até que ponto sua redução não comprometerá o produto, prestar atenção nas dimensões das imagens, a fim de que elas não sejam maiores do que o layout da vez são duas coisas bastante indicadas.

Para garantir que a hospedagem do seu site ou blog esteja em boas mãos, acesse e conheça sobre nossa Hospedagem com WordPress, com preço diferenciado no mercado, o serviço de hospedagem de site te assessora nessas e em outras questões. Um site que se destaca pela experiência agradável de navegação ao seu consumidor, sem comprometer a qualidade das imagens trazidas por ele, agregando clientes e gerando mais vendas será a sua nova realização!

Gostou de nosso post? Compartilhe: