Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como começar uma estratégia de marketing de conteúdo no LinkedIn?

15/09/2018 às 10:09 Marketing

Como começar uma estratégia de marketing de conteúdo no LinkedIn?

Já não é mais novidade que investir numa estratégia de marketing de conteúdo é uma das maneiras mais baratas e efetivas de alavancar o sucesso de uma empresa no mercado digital.

E por isso, nos últimos tempos, muitos profissionais de marketing digital tem notado e destacado a importância de criar uma estratégia desse tipo para o LinkedIn.

A rede social focada em networking e comunicação corporativa é a nova “galinha dos ovos de ouro” dos criadores de conteúdo.

O LinkedIn já conta com mais de cinco milhões de usuários no mundo e é a principal rede social de negócios do planeta.

Há dois anos, a plataforma lançou sua ferramenta de publicação e a disponibilizou para todos seus usuários sem nenhuma distinção.

Dessa maneira, os usuários da rede podem publicar artigos próprios e promoverem os textos para suas conexões no LinkedIn.

Esse formato é bem parecido ao que acontece com blogs, já que o usuário também pode divulgar o link do texto em suas redes sociais, por exemplo.

Como publicar no LinkedIn?

A plataforma é bem simples e funcional. O usuário pode criar conteúdo de duas maneiras: textos mais logos e elaborados ou reflexões curtas de um ou dois parágrafos sobre certo assunto.

O mais legal disso é que essas publicações ganham destaque e elevam a relevância do seu perfil, servindo tanto para a promoção entre suas conexões como outros usuários da rede, dando a possibilidade de estimular o networking através do LinkedIn.

Porém, não basta apenas saber como publicar no LinkedIn para se considerar um bom criador de conteúdo na rede social.

Por isso, listamos abaixo algumas dicas para que você possa acertar no tom do seu texto e torna-lo destaque dentro da plataforma, confira:

Siga as tendências

Assim como em outras redes sociais, o LinkedIn também define a relevância dos conteúdos diariamente por meio de uma equipe especializada.

Por isso, é muito importante que você siga as tendências do seu ramo de atuação.

E como fazer isso? Basta reparar no que as pessoas mais influentes no seu setor estão falando.

É preciso se manter atualizado para criar conteúdo sobre o que está em destaque e dessa forma mostrar que você esta por dentro do assunto.

Por isso, se você é gerente de marketing, por exemplo, e notou que nos últimos dias o “assunto do momento” é a nova atualização do algoritmo do Google, estude, se atualize e escreva sobre isso.

Com um texto conciso e coerente, com certeza, você ganhará relevância dentro da rede e poderá receber mais solicitações de conexão de outros profissionais da área.

Isso pode lhe ajudar tanto a levar para frente projetos mais ousados como a garantir uma boa carreira na área.

Baixe já o nosso ebook “Dicas de Como prospectar Clientes”

Leia também o texto sobre hospedagem de site barata!

Foque em entregar um conteúdo valoroso

Assim como quando escrevemos para um blog, sempre buscamos focar na entrega de valor para os leitores. O mesmo deve acontecer no LinkedIn.

É preciso ter suas personas bem definidas e criar conteúdos que atendam as suas necessidades.

Entenda quais são as principais carências e dores do seu mercado e busque elaborar soluções para resolvê-las, desde dicas a sugestões de produtos, etc.

Tudo isso vale para garantir que os usuários classifiquem seu conteúdo como valoroso na rede social e possam compartilhá-lo com suas conexões na rede.

Voltando ao exemplo acima, se você percebeu que seu público está em dúvidas sobre o quanto a nova atualização do algoritmo do Google pode afetar os sites em geral, faça um texto dando dicas ou indicando ferramentas que possam prevenir quedas de tráfego, por exemplo.

Seguindo esse exemplo, já deu para perceber que fazer uma pesquisa sobre os assuntos e dominá-lo antes de escrever é essencial para gerar valor.

Por isso, não adianta replicar textos em seu perfil, mas sim estudar e ganhar conhecimento sobre o assunto para passa-lo adiante.

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Acompanhe o relatório mensal de acessos ao seu perfil

Assim como acontece em perfis comerciais do Instagram, é possível ter acesso a informações valiosas em seu perfil no LinkedIn.

Com a ferramenta de análise é possível saber quantas pessoas acessaram seu perfil e como elas chegaram até você, isso é importantíssimo para saber o que está dando certo ou não em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Assim, você poderá conseguir montar uma estratégia mais assertiva, refinando o seu conteúdo e o tornando mais atrativo para os usuários da plataforma.

Com as informações, você pode saber o que é possível melhorar e o que deve ficar de fora de seus textos.

Veja se o seu conteúdo consegue atrair pessoas relacionadas a sua área de atuação.

Afinal, não adianta ser um profissional de marketing e atrair usuários que não entendam ou pior não estejam interessados no assunto.

Use hashtags em suas postagens

Sim! Da mesma maneira como acontece no Instagram, as hashtags são essenciais no LinkedIn. É através delas que outros usuários podem encontrar o seu texto. Essa é uma maneira eficiente de trazer mais visibilidade para o seu perfil na plataforma.

Faça pesquisas semanais e veja quais são os termos mais buscados entre as suas personas e crie artigos aonde você possa inserir as palavras-chave e consequentemente as hashtags para atrair mais leitores.

Dessa forma, é possível dar um upgrade no engajamento do seu perfil na rede, trazendo um público mais qualificado e aumentando as possibilidades de fechar novos negócios e ampliar o seu networking.

Aposte em séries de artigos

Nossa última dica é que você deve apostar na criação de artigos relacionados, fazendo uma série de artigos sobre um mesmo assunto.

Você pode, por exemplo, pegar um ebook que você tenha escrito sobre um assunto mais amplo e dividido em um número X de textos para a plataforma.

Assim, você criar vários textos sobre o mesmo tema, mas dar enfoques, dicas e soluções diferentes para os usuários.

Isso os deixará ainda mais empolgados e fissurados em seu conteúdo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: