Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como começar no marketing digital?

02/07/2020 às 11:54 Marketing

Como começar no marketing digital?

Falaremos aqui de todos os conhecimentos fundamentais para que alguém comece com o pé direito no marketing digital. Confira agora este artigo e obtenha uma base completa sobre marketing digital, desde os detalhes mais básicos às estratégias e uso de ferramentas.

O que é marketing digital?

Marketing digital é toda de atividade de marketing feita usando os recursos digitais, que estão disponíveis nos dispositivos eletrônicos e na internet. Recursos como mídias digitais, redes sociais, e-mail e mecanismos de busca. Confira abaixo como ele funciona.

Leia também o texto sobre hospedagem de site barata!

Como funciona o marketing digital?

O investimento feito em marketing digital visa basicamente três objetivos que são:

Atrair prospects

Os prospects são as pessoas que entraram em contato com o seu conteúdo, as quais seu objetivo deve ser engajar e encantar com o seu conteúdo, anúncio ou serviço.

Para aumentar o número de prospects são usados estratégias como criação de vídeos e conteúdo escrito otimizados para SEO, anúncio pago por clique e anúncios feitos no Googles ads.

Converter os prospects em leads

Lead são as pessoas que já lhe passaram uma forma de contato – o e-mail, principalmente.

A conversão dos prospects para leads será feita quando um bom conteúdo estiver sendo produzido. Estratégias de dar conteúdo para download em troca do e-mail são muito aplicadas.

Converter os leads em vendas

Para este objetivo o uso de ofertas no e-mail, ajustes na copy e o oferecimento de mais conteúdo gratuito de valor como webnars, minicursos e e-books fazem a diferença.

Quais as estratégias?

Apresento aqui algumas das estratégias mais usadas e suas respectivas categorias. Estratégias de marketing digital chegarão ao seu público-alvo e persona por duas maneiras de tráfego. Por meio de:

Tráfego orgânico

É quando não se paga diretamente pela divulgação de seu conteúdo, marca ou produtos.

Publicar um blog

Esta estratégia consiste em escolher um nicho de mercado e publicar artigos sobre o nicho escolhido. Esta estratégia é muito boa para capturar o e-mail dos seus prospects.

Criar um canal no YouTube ou um Instagram

Esta estratégia se resumi a produzir vídeos e postagens sobre um determinado nicho – ou sobre sua empresa. Esta estratégia é boa para a construção de autoridade.

SEO

Este é o principal fator de uma estratégia orgânica, é por meio da otimização deste elemento que o seu conteúdo chegará às pessoas sem a necessidade de pagamento por divulgação. Otimizar o SEO do Youtube e do Google farão a sua estratégia orgânica funcionar.

O investimento em estratégias de marketing digital orgânico demoram mais para gerar lucro, porém essas estratégias geram muito mais resultados a longo prazo devido a construção de branding. Em adição a isso, essas estratégias também disparam em seus prospects, sabendo o que são gatilhos mentais.

Tráfego pago

É quando há a criação e pagamento pela divulgação de um anúncio em uma plataforma de anúncios.

Anúncios em plataformas como Google Ads e Facebook ds

Essas duas plataformas de anúncios pagos são as melhores e as que mais vão gerar o melhor ROI - sigla que em português significa Retorno Sobre o Investimento.

Sempre teste quais as estratégias geraram mais resultados em seu público-alvo. Estude as estratégias que o seu concorrente usa e já usou. E nunca se esqueça de fazer o uso das métricas e gráficos que a aplicação das estratégias de marketing digital disponibiliza. Sempre estude e adapte as suas estratégias.

As estratégias de tráfego pago dão resultado muito mais rápido.

Saiba, absolutamente nada te impede de mesclar as duas formas de tráfego e pagar para divulgar o seu blog, seu Instagram ou canal do YouTube nas plataformas de anúncios pagos, por exemplo. Essa mesclagem é até muito comum.

Quais as ferramentas?

Se você entendeu o artigo até aqui, não é nem necessário dizer que há centenas de ferramentas de marketing digital, mas essas abaixo, todos os que trabalham com marketing digital têm que conhecer e dominar, caso faça parte de sua estratégia.

Ferramenta de produção de vídeos

Algumas ferramentas gratuitas para edição de vídeo e captura de tela: Kdenline, OBS Studio e Shotcut. Também é possível fazer vídeos sem aparecer usando ferramentas de produção de vídeos whiteboard como o VideoScribe.

HubSpot marketing

É a ferramenta da Hubspot que serve para configurar formulários da web, formulários pop-up e software de bate-papo ao vivo para captura de leads. E ainda é possível canalizar todos os seus dados no CRM gratuito, enviar campanhas de marketing por e-mail e analisar o comportamento dos usuários no site.

Google Ads

É a plataforma de publicidade on-line do Google, na qual os anunciantes pagam para exibir anúncios, ofertas de serviços, listagens de produtos, conteúdo em vídeo etc.

Permite também colocar anúncios nos resultados de pesquisa do Google e em sites, aplicativos que se cadastram na plataforma e cumprem alguns requisitos.

WordPress

É um CMS que simplifica a publicação, edição, administração e otimização de um blog, desde a parte mais técnica até a parte de design. É uma ferramenta bem completa cheia de plug-ins para tudo que possa imaginar.

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço de análise da web oferecido pelo Google que rastreia e registra o tráfego do site. É usado para rastrear as atividades do visitante no site, como páginas por sessão, duração da sessão, taxa de rejeição etc.

Bem, isso é tudo, agora que já sabe o que é, como funciona e como criar a sua estratégia de marketing digital continue estudando ainda mais para que otimizar os seus resultados. Para receber novos conteúdos como este com prioridade, deixe o seu e-mail aqui no blog, para fazer parte da nossa lista de prioridade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: