Como automatizar as suas campanhas de E-mail Marketing

08/12/2018 às 20:47 Email Marketing

Como automatizar as suas campanhas de E-mail Marketing

Usar e-mail marketing é uma das formas mais efetivas de conversão no mundo do marketing digital.

E existe uma maneira de tornar essa missão ainda mais fácil: automatizar as suas campanhas de e-mail marketing.

Com o crescimento das compras online, é preciso aumentar as maneiras de converter leads, fechar mais vendas e diminuir os custos do CAC e do ROI da sua empresa e isso é possível com a automação do e-mail marketing.

O que queremos em nossas empresas é justamente a seguinte: pagar menos para produzir e vender mais. E com isso, a automação de marketing pode ajudar bastante.

Existem ferramentas para automatizar processos de marketing para que sua equipe foque em tarefas mais importantes e incisivas para o futuro da sua empresa.

O custo de automatizar as campanhas de e-mail marketing é bem baixo e pode ajudar a sua equipe de marketing a dar mais agilidade nas próximas levas de e-mail que você mandar para os leads que assinaram sua newsletter, por exemplo.

Isso gera uma diminuição no CAC e no ROI, que é essencial para tornar a sua empresa mais rentável.

Confira como automatizar as suas campanhas de e-mail marketing:

Faça um planejamento para organizar a automação das suas campanhas

Como tudo no meio do marketing, o planejamento é o primeiro passo para montar todo o projeto de automação de e-mail marketing do seu negócio.

Esse processo é importantíssimo para que evite erros e se planeje os e-mails das próximas campanhas com assertividade, evitando o efeito inverso: perda clientes de sua base de e-mail.

E para montar um bom planejamento é preciso saber o que seus clientes querem saber por e-mail.

Afinal, as pessoas utilizam bastante e-mail, mas para diferentes fins, então é preciso encontrar um padrão entre seus perfis de clientes.

É preciso entender como você pode manter o cliente atraído através da automação de e-mail marketing, já que com esse processo você poderá enviar um e-mail personalizado para cada cliente e projetar horários, fazer testes A/B, etc.

O indicado é que você faça uma pesquisa de mercado e monte sua persona. Por isso, faça entrevista com os clientes antes da compra, durante o processo de funil de vendas e também nos pós-venda, para saber os objetivos, as dificuldades e os pontos de atração que o levaram a compra.

Para ter e-mails mais personalizados, se reúna com sua equipe de vendas e faça testes para saber quais são os argumentos mais usados por eles e identificar quais são os que mais convertem.

Além disso, busque outros argumentos que talvez estejam esquecidos, mas possam ser potenciais fatores de conhecimento.

Faça uma reunião com a sua equipe de atendimento e identifique os principais problemas, ou seja, os principais motivos para que seus clientes buscam a compra de seus produtos e serviços.

Com a automação de marketing, faça um planejamento e divide sua base, segmentando diferentes perfis de clientes com o intuito de criar campanhas mais assertivas para cada caso.

Teste 30 dias de E-mail Marketing.  

Depois de planejar, automatize suas campanhas de e-mail marketing

Com o planejamento pronto, sua estrutura já está montada para automatizar o e-mail marketing, então é hora de partir para a prática.

E para isto, é preciso continuar processando informações durante a automação de uma campanha.

Por isso, realize testes A/B  para testar o tamanho dos e-mails, posicionamento de call to action, uso de imagens e áudios na mensagem, entre outros pontos importantes de serem checados para melhorar a taxa de conversão durante a sua campanha.

É importante também preparar um e-mail de boas vindas quando o lead assina a sua newsletter e também e-mails de agradecimento após compras ou download de materiais ricos, por exemplo.

A execução do planejamento de e-mail marketing é importante, não só para pôr em prática, mas também para entender como e quais são as mudanças que você deve fazer e os pontos que realmente deram certo e você deve automatizar.

Confira também: Como fidelizar clientes através de e-mail marketing.

Mensure os resultados e otimize o processo de automação de e-mail marketing

Depois de fazer o primeiro planejamento e coloca-lo em prática, é preciso fazer o processo mais importante para que a automação de suas campanhas de e-mail marketing sejam realmente efetivas: a mensuração dos resultados.

Medir os resultados é essencial para que você deixe de insistir nos erros e também note o que está dando certo e possa melhorar o processo de automação das suas campanhas de e-mail marketing.

E claro, além de saber que você deve medir os resultados do processo, é preciso entender quais são as principais métricas e como medi-las.

Estas métricas são as seguintes: taxa de crescimento da sua base de e-mails, taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão.

A taxa de crescimento mostra se a sua estratégia fez com que sua base de clientes tenha aumentado, o que pode indicar que você conseguiu atrair e manter novos leads em sua lista de e-mails.

Já a taxa de abertura e de cliques, são métricas que indicam que os clientes abriram seu e-mail e clicaram em algum link contido nele.

E por fim, a taxa de conversão, indica quantas vendas foram fechadas através do e-mail marketing.

Isso mostrará quantos clientes assinaram sua newsletter, passaram pelo processo de nutrição de leads e cumpriram uma ação que você tenha pedido por e-mail, comprando um de seus produtos ou contratando um dos seus serviços. Todo o processo realizado através da automação das suas campanhas de e-mail marketing.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: