Como aumentar o alcance orgânico das postagens no Facebook

26/04/2019 às 09:12 Redes Sociais

Como aumentar o alcance orgânico das postagens no Facebook

As redes sociais fizeram inúmeras mudanças em seus algoritmos no último ano, e foi o Facebook quem puxou essa mudança.

As alterações limitaram bastante o alcance orgânico de perfis e páginas, e muitas empresas perderam audiência na plataforma.

Neste artigo, vamos lhe dar dicas de como driblar o algoritmo e crescer organicamente a página da sua empresa no Facebook.

É importante frisar que o Facebook era bastante diferente antes da mudança e por isso muitos especialistas em marketing não davam a importância devida a temas como engajamento, envolvimento e outros fatores que afetam diretamente o alcance orgânico dentro da plataforma.

Esse texto é principalmente para você que percebeu que vem perdendo alcance nos últimos meses ou para você que notou que a página da sua empresa está estagnada e não consegue melhorar. Confiram as nossas dicas abaixo:

Transforme a fanpage da sua empresa em um canal de notícias

O que, devo transformar minha fanpage num portal de notícias? Sim, eu sei que essa dúvida veio a mente e parece que foi isso que eu quis dizer, mas pera lá, já vou explicar.

O Facebook é visto por muitos como um canal de tráfego. O que quero dizer com isso? Que as empresas usam a plataforma apenas para gerar tráfego para seu site, para uma landing page ou conteúdo específico. E isso está errado.

Isso funciona bem e fazia sentido antes das alterações do algoritmo, agora nem tanto. O que aconteceu? O Facebook limitou o alcance orgânico e isso atingiu diretamente os links externos de publicações na plataforma.

Para resumir: publicações com links externos no Facebook foram bastante prejudicadas com as mudanças do algoritmo.

Logo, a plataforma não é mais tão efetiva para gerar tráfego orgânico como antes.

Por isso que eu disse que é preciso transformar o Facebook num canal de notícias. Em outras palavras, você deve criar conteúdo específico para o próprio Facebook.

Faça um brainstorming e feche pautas que podem ser tratadas e discutidas diretamente na plataforma.

A criação de conteúdo de qualidade para o Facebook gera engajamento (comentários, compartilhamentos, etc) e isso melhora a reputação e aumenta o alcance orgânico da sua marca no Facebook.

Confira também: O que é E-mail Marketing e como criar o seu?  

Aposte em conteúdo que engaja

Existem diversos formatos de conteúdo, e claro, é preciso ter equilíbrio e realizar publicações em todos eles: texto, áudio, vídeo. Mas o principal disso tudo é criar conteúdo que engaja.

Como assim? Um conteúdo que engaja é aquele que prende a atenção do usuário e o leva a uma ação, sejam elas simples como compartilhar ou comentar um post, até entrar em contato direto com a sua empresa, por exemplo.

E o melhor tipo de conteúdo para engajar no Facebook (e no marketing em geral, atualmente) são os vídeos. Isso mesmo! Os vídeos são os que mais engajam os usuários no Facebook.

Então, uma boa dica que podemos dar para você é a seguinte: crie boa parte do seu conteúdo em vídeo.

Prefira os vídeos mais rápidos, dando dicas ou fazendo pequenos tutoriais. Esse tipo de conteúdo desperta a atenção do usuário e o leva a se envolver com a publicação.

Muitas empresas têm apostado em vídeos curtos, informativos e de boa qualidade. Para complementar o seu calendário editorial, você pode pensar em criar boas imagens.

Os memes e as colagens estão em alta, então por que não aproveitar os assuntos do momento para alavancar o seu engajamento no Facebook?

Principal métrica: alcance médio por publicação

Essa dica leva a darmos outra que é: fuja das métricas de vaidade. Muitas pessoas acabam medindo a eficiência de uma estratégia de marketing no Facebook pelo aumento nas curtidas em suas páginas.

Em curtidas da página e nas publicações da página, mas será que isso quer dizer algo realmente relevante?

Lhe faço uma pergunta e peço para que você escolha, o que você prefere?

  • A) Uma página com 1 milhão de curtidas onde as publicações possuem uma média de alcance de 10 mil pessoas por publicação;
  • B) Uma página com 100 mil que possua um alcance médio de 10 mil pessoas por publicação.

E aí, escolheu? Bom, nós preferimos a opção B. Aí, você vai se perguntar, mais o alcance é o mesmo e a primeira opção tem muito mais curtidas do que a segunda.

Ok, mas veja por esse lado: do que adianta ter 1 milhão de curtidas, se apenas 10 mil veem frequentemente os posts? Isso representa apenas 1% do público total, ou seja, um número pequeno de pessoas vê sua publicação, a sua página não está convertendo.

Em outras palavras: você investiu um bom dinheiro em tráfego pago e bastante tempo de trabalho para alcançar um número alto de seguidores, mas não conseguiu converter quase ninguém.

Na segunda opção, podemos notar que o alcance médio também é de 10 mil usuários por publicação, mas que a página possui 100 mil curtidas.

O que isso quer dizer? 10% dos seus seguidores acompanham o seu trabalho.

E olha, isso não é pouco. As redes sociais como o Facebook veem limitando o alcance orgânico para 5% ou 7% do público total de seguidores.

Isso quer dizer que você está com um alcance muito bom, dentro de uma nova política que prejudica o tráfego orgânico.

Conclusão

Como vimos no texto, é preciso repensar a maneira de agir no Facebook para obter melhores resultados. Acompanhar as tendências da plataforma é essencial para continuar fortalecendo a sua marca, mesmo com mudanças no algoritmo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: