Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como aumentar a autoridade de um domínio

02/01/2021 às 21:43 SEO

Como aumentar a autoridade de um domínio

A autoridade de domínio é um conceito criado Moz com intenção de oferecer uma métrica que informe o qual bem ranqueado seu site estaria perante o Google.

Mas qual a importância disso dentro do seu planejamento de marketing digital? Como essa métrica deve influenciar em suas ações e como pode ser melhorada?

Antes de falarmos mais sobre isso é bom citar que o posicionamento no Google utiliza um algoritmo que é atualizado constantemente e cujo os fatores de ranqueamento são desconhecidos por todos.

Porém, analisando as primeiras posições e as recomendações do Google a Moz foi capaz de criar essa métrica que pode bem precisa e auxiliar muito na sua estratégia de marketing digital. Para confirmar sua importância, você pode fazer um teste SEO, antes e depois de começar a trabalhar essa métrica!

O que é autoridade de domínio

Como já citamos acima, a autoridade de domínio é uma métrica que foi criada pela Moz e serve como estimativa do quão próximo um site está da primeira posição.

Obviamente como uma métrica ela irá utilizar uma escala para avaliar o quão bem colocado um site está dentro dos seus critérios. Neste caso, a autoridade de domínio é medida em uma escala que vai de um a cem em ordem crescente.

Ou seja, quanto mais perto de cem, mais bem posicionado seu site tende a estar. Por outro lado, uma autoridade de domínio baixa tende a significar uma grande perda de tráfego orgânico.

E não é raro que muitas pessoas que estão iniciando no marketing digital sequer saibam desse conceito e é ainda mais comum que os que descobrem essa métrica não tenham ideia de como melhora-la.

O que define a autoridade de domínio

Antes de pensar em fazer qualquer alteração no seu site visando aumentar sua autoridade é preciso ter ciência de quais fatores influenciam nessa métrica, afinal, só assim você saberá o que precisa ser trabalhado e não dará passos no escuro.

E claro, você precisará checar a autoridade do seu site. Você pode utilizar esta ferramenta gratuita da Moz para medir a autoridade do seu domínio.

A média da maioria dos sites fica entre quarenta e sessenta pontos, com uma variação pra menos em sites mais novos e para mais nos sites da primeira posição.

Porém poucos (ou mesmo nenhum) site alcançam os cem pontos.

Agora, vamos falar dos principais fatores conhecidos que afetam a sua autoridade de domínio:

  • Diversidade e quantidade de links internos e externos
  • A autoridade dos links externos (links em sites de autoridade geram mais autoridade que os links de sites menores)
  • Idade do domínio (sites que estão a mais tempo no ar tendem a ter uma autoridade melhor se seguem uma estratégia contínua)
  • Menções do domínio em redes sociais
  • Volume de visitas do site

Também é interessante notar que por mais que essa escala cresça de 1 a 100, o intervalo entre 20 e 30 é bem menor que entre 70 e 80. Confuso, não é?

Vamos explicar: a Moz utiliza uma escala logarítmica. O que significa que os valores unitários não são iguais. Ou seja, se o seu domínio possui autoridade 20, pode ser mais fácil para você subir 10 ou 20 pontos do que para alguém que possui uma autoridade 50 subir 5 ou mesmo 1 ponto.

Para que serve a escala de domínio de autoridade

Falamos muito sobre o que é essa métrica, mas para que ela serve na prática? Afinal, de nada adianta saber o que é uma métrica se não soubermos como utiliza-la nas nossas estratégias.

À primeira vista a principal função dessa métrica parece ser apenas comparar o seu site com o da concorrência, o que realmente é uma boa aplicação, mas apenas uma delas.

Você pode sim e deve comparar os sites concorrentes e analisar as palavras chaves utilizadas em busca de melhorar sua estratégia de SEO. Mas seria limitante utilizar a autoridade de domínio apenas para isto.

Se por um lado você pode analisar sua concorrência, por outro também pode analisar seus parceiros de links. Afinal, se os links são um dos principais fatores de ranqueamento no Google e na autoridade de domínio, por que não avaliar a qualidade deles?

Melhorando a sua autoridade

E também não adiantaria nada conhecer esta nova métrica se você não souber como pode melhora-la não é mesmo? Por isso nós definimos alguns passos simples que podem ser seguidos para conseguir mais alguns pontos na sua autoridade

Faça uma revisão nos links

A começar pelo básico: fazer uma revisão de links no seu site, tantos os internos como os externos. Para que seus links sejam considerados relevantes é preciso se atentar a três fatores principias:

  • Variedade de links, isto é ter suas páginas mencionadas em uma variedade de sites e ter uma variedade de links internos bem distribuídos
  • Quantidade de links internos, ter um bom volume de links bem distribuídos e sem redundância
  • Qualidade de links, ou seja, ter links externos que levem ou venham de sites com uma boa autoridade

Aposte em conteúdos quentes

Chamamos de conteúdos quentes aqueles que seus visitantes gostam ao ponto de recomendarem para outras pessoas, compartilhando nas redes sociais.

Invista na criação de conteúdos de qualidade e ao mesmo tempo incentive seu compartilhamento nas redes sociais por meio de CTAs.

Trabalhe o seu SEO

Existem uma infinidade de técnicas de SEO que você pode adotar para fortalecer seu site. Desde o básico com a organização de palavras chaves até o mais trabalhoso como a otimização de imagens e tornar seu site mais responsivo.

Tudo isso afeta sua autoridade e claro, seu posicionamento.

Tenha um site rápido

A velocidade de carregamento do seu site influencia diretamente no seu posicionamento e na sua autoridade. Se o seu site está lento você pode estudar soluções como trocar a sua hospedagem de sites ou migrar para um servidor dedicado.

Conclusão

Ao fim, é importante reforçar que a autoridade do domínio não é uma métrica oficial do Google e, portanto, não é absoluta no SEO. Porém, ela oferece uma excelente visão geral dos pontos a serem trabalhados no seu site apesar disso.

Antes de começar a aplicar nossas dicas, não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes e ajudar a fortalecer a nossa autoridade para que possamos continuar criando conteúdos quentes para vocês!

Gostou de nosso post? Compartilhe: