Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e como fazer SEO Split Testing?

19/02/2019 às 17:21 SEO

O que é e como fazer SEO Split Testing?

Você já ouviu falar em testes A/B? Acredito que sim. Esses testes são fundamentais para entendermos melhor o comportamento do nosso público e produzir um conteúdo mais assertivo.

E junto a isto, surgiu um conceito novo intitulado de SEO Split Testing que podem refinar ainda mais esses testes e é o foco principal desse texto.

Apesar de ser bastante recente, o SEO Split Testing já demonstra excelentes resultados em sua aplicação em diferentes sites de internet.

Começar a testar esse conceito no seu negócio pode ajudar a otimizar o seu conteúdo e melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

O que é SEO Split Testing?

Assim como acontece no teste A/B, prática muito comum no e-mail marketing e em alguns fatores do layout de um site, como o visual, a posição de CTAs, entre outros, o SEO Split Testing insere no seu site testes para comprovar quais táticas e mudanças na estrutura da aplicação geram melhores resultados no Google.

A ideia é que você modifique algumas variáveis do seu site e meça os resultados dessas mudanças.

Dessa forma, é possível criar algumas versões do seu site e comparar quais obtém melhore resultados.

Confira também: Hospedagem barata para o seu site – compensa?

Como fazer SEO Split Testing?

O Google é a melhor plataforma para SEO e disso não temos dúvidas. Mas como mais uma prova, a empresa possui uma ferramenta gratuita para o teste de variáveis do SEO Split Testing.

O nome da ferramenta é Google Optimize. Dentro do serviço é possível fazer testes para definir os melhores elementos do layout do seu site.

Implementando SEO Split Testing com essa ferramenta é possível melhorar todas as métricas relacionadas ao seu site, garantindo mais tráfego orgânico e mais conversões.

Para utilizar a ferramenta, você deve abrir o site do Google Optimize e logar com a sua conta do Google. Depois da conta criada no Optimize, você deve clicar em “Associar ao Google Analytics” e depois em “Associar Propriedade”.

Com isso, os dados obtidos com o teste aparecerão para você direto no Analytics, o que facilita a mensuração e a análise.

Após marcar essa opção, você já pode fazer o primeiro teste no seu site com o serviço. Em seguida, coloque a URL específica das páginas que terão as variáveis testadas.

Agora, você deve escolher se deve estar um ou vários elementos on-page do seu site.

Depois dessa escolha, você deve criar as variantes de teste. Todos os novos elementos da página de teste devem estar marcados e com nome descrito no título do teste. Agora, você deve modificar tudo o que deseja na página de teste, inserindo novos códigos, elementos, etc.

Com todas alterações das variáveis planejadas, defina o seu objetivo na lista proposta pelo Optimize, escolhendo as métricas que servirão como sua base de análise.

Depois, basta iniciar o experimento e posterior colher e analisar os resultados.

Quais são as principais vantagens de fazer SEO Split Testing?

Implementar ações de teste dentro do seu site são trabalhosas, gastam muito tempo de execução e de análise, então é importante saber que o SEO Split Testing colhe bons resultados a médio e longo prazo.

Porém, os resultados que esse conceito pode trazer ao seu site são altamente positivos.

Confira abaixo as principais vantagens do SEO Split Testing:

Tomada de ações assertivas

O uso de ferramentas para SEO Split Testing consegue acumular dados e ajudam na escolha das variáveis mais efetivas para o seu site.

O marketing digital é feito com base em dados e são essas informações que ajudam na tomada de decisões assertivas. Bom, é isso que o SEO Split Testing propõe para potencializar a nossa estratégia de SEO.

O erro de muitas empresas é que elas acabam se baseando apenas no achismo para tomar decisões sobre SEO.

Por mais que essas decisões possam trazer bons resultados a curto prazo, decisões baseadas no achismo podem virar pontos fracos da sua empresa com o passar do tempo.

Muitas pessoas acham que a simples troca de tema do site ou a mudança de um menu para a lateral do site já farão toda a diferença para quem o acessa.

Porém, as mudanças repentinas e impensadas podem fazer com que sua empresa cometa erros de SEO que a façam perder posições no Google.

Já, a decisão baseada nos dados coletados pelas ferramentas de SEO Split Testing é muito mais sólida, os argumentos estão comprovados e a tendência de bons resultados a médio e longo prazo são essenciais para definir os rumos do seu negócio.

Preparação a mudanças nos algoritmos de busca

Nós vimos no ano passado, o quanto que as mudanças do algoritmo do Google prejudicaram sites que ranqueavam muito bem na plataforma.

Muitos projetos perderam até 50% da sua audiência com simples mudanças nos robôs do Google.

Da mesma forma, também houveram sites que cresceram sua audiência após estas mudanças. O que isso indica? Seu site precisa achar uma maneira de estar imune as consequências negativas das mudanças do Google.

Você deve encontrar maneiras para que sua empresa se prepare para as atualizações do Google e o SEO Split Testing pode lhe ajudar bastante nisso.

Apesar de não poder prever o teor das mudanças, é possível reagir rápido as ações que elas causam no seu site com a aplicação deste conceito.

As ferramentas de SEO Split Testing conseguem identificar os pontos de mudança no algoritmo e como eles afetam o seu site. E a partir disso é possível reagir contra eles.

Em meio a isso, e sabendo o que está por vir, você pode começar a testar novas variáveis para o seu site e evitar um impacto negativo das mudanças repentinas dos mecanismos de busca.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: