Como atrair novos talentos para a sua empresa?

25/02/2018 às 09:05 Marketing

Como atrair novos talentos para a sua empresa?

Se você é proprietário de um negócio e está lutando para crescer perante o concorrido mercado, é extremamente importante criar uma cultura de recrutamento para que você consiga atrair novos talentos para sua empresa. Mas o que significa exatamente essa cultura de recrutamento e como fazer isso na prática? Se você está nessa situação com a sua empresa, leia esse artigo até o final e conheça algumas dicas bacanas de como atrair novos talentos que tem boas ideias para seu empreendimento crescer ainda mais.

Não desperdice tempo

A parte mais difícil de toda a estratégia de crescimento é encontrar os melhores talentos no mercado. Apesar de ser possível encontrar excelentes profissionais desempregados, a possibilidade é bem menor de encontrar um talento sem ocupação. O sites gratuitos com milhares de currículos podem fazer você perder um tempo valioso e não encontrar ninguém que atenda o perfil da vaga que procura. Você precisa ter uma postura ativa e saber ao certo o que precisa abordar e conquistar os melhores talentos em outras empresas para que eles façam parte da sua equipe. Leia também nosso post sobre Como criar um blog

Use toda tecnologia disponível a seu favor

Construa uma web página para divulgar as vagas disponíveis em sua empresa e transmitir uma mensagem inicial aos candidatos. Algumas ferramentas como o recruiterbox e lever são ótimas para criar uma página para divulgar as vagas em aberto no seu negócio, bem como receber todas as informações dos interessados e ajudar na organização do processo de seleção dos candidatos. Use e abuse de toda a tecnologia que estiver a seu alcance para atrair novos talentos para sua empresa. Além de ser bem mais dinâmico, a tecnologia facilita e muito as coisas.

Use e abuse do marketing  

Para chamar a atenção de candidatos em potencial, deixe sua empresa parecer um lugar prazeroso de se trabalhar. Se for possível, crie uma bela e detalhada apresentação da sua empresa para os candidatos ou até um vídeo com os funcionários descrevendo como é a sensação de trabalhar na sua empresa, dentre outras técnicas. Você deve ter em mente o tom de voz que será usado na divulgação, pois ele vai servir de base para você se comunicar de forma eficaz com o público que deseja atrair para seu negócio. Use toda a sua criatividade para fazer o marketing de sua empresa para que novos talentos sejam atraídos. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

Especificação da vaga

Esse é um dos pré-requisitos para iniciar um processo seletivo. Um boa dica nesse momento é que você faça uma espécie de formulário que mostre a visão interna do gestor da vaga. Nesse formulário deve conter: um breve resumo do cargo, quais são os resultados esperados do seu trabalho e as competências individuais necessárias para exercer a função em aberto. Para incrementar, você ainda pode solicitar que o gestor inclua em quais empresas o RH poderá encontrar esse perfil de candidato. Não dê preferência ao Google nesse caso, pois competir com a remuneração pode ser complicado.

Nutrição  

Conforme os processos de seleção forem acontecendo, é de suma importância manter um banco de dados atualizado de todos os candidatos. É natural que existam pessoas que ainda não estão totalmente qualificadas, não estando prontas para exercer o cargo em aberto. Mas elas podem ser uma excelente aquisição no futuro. Por isso, não descarte-as e crie uma forma de manter um contato produtivo com esses talentos em potencial. Os softwares citados anteriormente são ótimos para manter organizados os contatos e desenvolver um relacionamento a longo prazo. Você pode enviar notícias atualizadas sobre sua empresa, novos lançamentos de produtos, expansão, entre outros. Aproveite para aprimorar mais seus conhecimentos em Passo a passo para criar o seu Blog 

Entrevistas e avaliação  

Deixar o tradicional de lado e ser mais eficiente nessa etapa ajuda e muito a atrair novos talentos para sua empresa. Mais uma vez, você deve usar e abusar das tecnologias disponíveis de comunicação remota como Skype ou Google Hangout. Você deve conduzir a entrevista em duas vertentes: na primeira, aborde o passado profissional do candidato, quais empresas já autuou, o que fez e um pouco da sua experiência na área. Já na segunda, que deve ser feita de forma presencial, o gestor da área é que deve conduzir o processo e deve focar nas competências necessárias para a vaga. Recomenda-se aplicar testes ou simular situações reais durante o processo. Para finalizar, tente obter informações sobre o candidato com ex colegas e chefes, pois isso pode te poupar de muita dor de cabeça futuramente.

Faça a integração do funcionário

Depois de tudo acertado entre você e o candidato escolhido, a última etapa para concretizar o processo seletivo é a sua integração, que deverá ser executada com maestria. Você pode usar um software como o Convenia para simplificar o processo de admissão e tornar as coisas mais fácies e ágeis para sua empresa. Isso vai ajudar o novo talento a contribuir mais rápido para o crescimento de sua empresa.

Conclusão

A cultura do recrutamento é basicamente um processo recorrente que ajuda e muito a sua empresa a atrair e recrutar talentos únicos, competentes e comprometidos. Se todo o processo for bem sucedido, o ciclo é virtuoso, ou seja, pessoas boas atraem mais pessoas boas e o resultado para sua empresa é imensurável. É claro que não é algo simples de se fazer, mas com disciplina e tecnologia é possível recrutar as pessoas certas. Da mesma forma que o marketing possui um funil para atrair, qualificar e vender para possíveis compradores, a área de RH deve ter um processo similar a esse.

Ainda tem dúvidas sobre como atrair novos talentos para sua empresa? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços pra prestar um atendimento de qualidade.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: