Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como aproveitar datas comemorativas no e-mail marketing?

28/02/2018 às 16:40 Email Marketing

Como aproveitar datas comemorativas no e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação direta com clientes e por isso pode ser usada para diversos objetivos no marketing digital. É possível com uma boa estratégia adotar modelos de e-mail para enviar a seus clientes, integrá-los com as redes sociais de sua empresa, entre outras opções, tudo para aumentar o engajamento com seu público. Enviar e-mail em datas comemorativas é uma excelente maneira de aumentar as vendas do seu negócio e também voltar a ter contatos com clientes que já não compram seus produtos a muito tempo.

Existem muitas datas comemorativas durante o ano, as principais e mais utilizadas nas estratégias das empresas são as datas comerciais como, por exemplo, o dia das mães, o dia dos pães, o dia dos namorados e Natal e Ano Novo, muito trabalhados pelas lojas virtuais. Fora estas, existem outras que não são tão voltadas para vendas, mas mesmo assim são excelentes opções para ações de marketing. Confira nossas dicas para aproveitar essas oportunidades:

Se planeje com antecedência

Ações em datas comemorativas não podem ficar para cima da hora, é preciso que você consiga planejar com antecedência para organizar uma campanha voltada para o dia em questão, de forma que ela consiga atrair o interesse dos seus clientes.

Além de você ter de se preparar para esse tipo de ação é preciso que seu cliente também se prepare, principalmente se a data for boa para vendas. Por isso, um procedimento recomendado para atrair a atenção dos clientes é o envio de e-mails personalizados com opções de descontos em alguns produtos chaves para o dia comemorativo em questão. No dia dos namorados, por exemplo, uma confeitaria pode dar descontos em bolos ou fazer kits com produtos para vender mais. Esse pode ser o diferencial de sua campanha, fazer algo diferente do apenas tentar vender produtos ou somente felicitar o cliente pela data.

Outro ponto bastante importante é preparar o seu público para a ocasião, avise com certa antecedência que sua empresa está preparado algo especial para a próxima data comemorativa. O objetivo aqui é gerar expectativa e deixar o público interessado na ação que está por vir.

Confira também como fidelizar clientes através do e-mail marketing.

Não deixe de conferir ainda: hospedagem de site barata!

Aproveite e melhore o relacionamento com o cliente!

Como já ressaltamos acima, as datas comemorativas não devem ser focadas apenas em vendas. Na grande maioria das vezes, até mesmo em ações focadas em vendas é possível criar um relacionamento mais forte com seus leads, para manter um contato mais frequente e fazer com que seus clientes se mantenham fiéis a sua marca.

O e-mail marketing é uma ótima maneira de segmentar o disparo das campanhas para aumentar o engajamento com seu público e assim investir num material mais assertivo para cada perfil de cliente.

Saiba quem é seu público!

Isso é muito importante! Saber quem são seus clientes é essencial para ter um bom resultados em ações de e-mail marketing em datas comemorativas. Se você tem uma loja de roupas masculinas, por exemplo, não faz muito sentido ter uma campanha para o dia das mães ou o dia das mulheres, além disso é necessário saber o tom ideal para chamar a atenção de seu público.

Para os homens existem menos datas para investir em ações de e-mail marketing, isso é inegável! Diferente das mulheres, existem uma grande quantidade de datas ligadas a elas. E também existem datas que podem ser usadas para os dois, como por exemplo, o dia dos namorados, onde na questão de vendas os papéis costumam se inverter.

É preciso saber se o seu público é mais jovem, se é ligado em redes sociais, o que costuma curtir na internet, no que se interessa, para saber em quais datas é possível criar ações de e-mail marketing realmente interessantes, para aproveitar as ocasiões certas.

Identifique sua empresa com as datas comemorativas

Cada data comemorativa traz consigo uma identidade própria. É preciso utilizar de cores, objetos, sentimentos e palavras para atingir em cheio seu público, despertando o interesse de compra e a vontade de se relacionar com a sua empresa.

O ideal é que você personalize seus e-mails utilizando as principais características de cada data para sua campanha ter sucesso. Por isso, combine as cores da sua marca com a data, se possível crie uma loja ou uma identidade visual de sua empresa própria para a data em questão.

O objetivo aqui é fazer com que as pessoas se sintam dentro da data comemorativa mesmo! Por isso, é essencial criar um ambiente com uma aparência relacionada ao tema para mostrar para os seus clientes, o quanto sua empresa está ligada com ele nestes momentos especiais.

Confira alguns tipos de ações de e-mail marketing que podem ser realizadas em datas comemorativas:

Campanhas para dias comerciais: Essas ações são pensadas para datas como a Black Friday ou a Cyber Monday e buscam informar seus clientes de promoções específicas de sua empresa para aquela data. Com isso, é interessante que seu e-mail tenha um CTA (chamada para ação, em português) e ofereça descontos exclusivos, além de outros destaques.

Campanhas de Última Hora: Pode ser usada em datas como o Natal e o Ano Novo, por exemplo, quando as pessoas acabam deixando para comprar presentes no último momento. Envie os e-mails perto das datas para transmitir a ideia de que ainda dá tempo de presentear seus amigos e parentes. Selecione alguns produtos que tenham a ver com o tema para ofertar a seus clientes.

Campanhas Faça Você Mesmo: Essa ação não é focada em vendas, mas sim no envio de tutoriais para ensinar os seus clientes a criarem os seus próprios presentes. Pode ser utilizada no dia dos namorados, no dia das mães ou no dia dos pais, por exemplo.

Campanha Pós-data: Essas ações consistem no envio de e-mails para quem se “esqueceu” da data. Segmente sua base e envie e-mails apenas para clientes que não realizaram compras e ofereça descontos e condições especiais de pagamentos em uma boa quantidade de produtos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de E-mail Marketing

Gostou de nosso post? Compartilhe: