Como aplicar Business Intelligence no marketing digital?

23/03/2018 às 12:07 Marketing

Como aplicar Business Intelligence no marketing digital?

O Business Intelligence é uma das tendências do mercado que estão mais em alta no marketing digital, ultimamente. Todo empreendedor deve conhecer a importância de dados bem apurados para sua estratégia de negócio, além da experiência de mercado.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, os profissionais da área precisam saber interpretar bem algumas métricas para elaborar ações melhores. É nessa hora que entra em cena o Business Intelligence, que consegue darum upgrade fantástico em sua performance no marketing digital. Quer saber como? Leia esse artigo até o final e fique por dentro do assunto.

Porque os dados são tão essenciais?

Os dados apurados permitem toda e qualquer tomada de decisão com embasamento em fatos concretos.Você pode perceber o que está funcionando e o que não está na sua empresa, além de ser possível fazer uma análise de todo o cenário. Diante das informações é possível elaborar estratégias com maiores chances de se ter sucesso.

Todo o processo começa com a coleta de informações dos seus registros, dos concorrentes e até da sua área de atuação. Com todo os dados em mãos, é hora de trabalhar para colocar essas informações em um determinado contexto, permitindo fazer algumas interpretações que permitem nortear os próximos passos. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

Quais são os benefícios do Business Intelligence no marketing digital?

O espaço na internet mostra-se cada vez mais competitivo e qualquer detalhe faz diferença no final. Por isso, os profissionais do marketing precisam se valer de todas as ferramentas que estão ao seu alcance para acertarem na estratégia. A maior vantagem do meio digital é a possibilidade de mensurar boa parte de todos os resultados e processos com o uso do Big Data.

O BI surge como uma eficaz solução para facilitar todo esse processo e permitir uma nova ótica sobre os indicadores de desempenho do seu negócio.Devido ao avanço tecnológico dos softwares de BI, é possível acompanhar, em tempo real, os seus clientes no funil de vendas.

Além disso, o Business Intelligence pode ser aplicado em todo o processo, desde a concepção do plano de marketing até a hora de efetivar a venda, analisando o marketing de forma integral, além de melhorar a experiência do cliente.

Como usar o Business Intelligence no marketing digital?

Os softwares mostram diferentes dados que podem ajudar você, como os leads, o avanço do cliente no funil de vendas, o fluxo comercial da empresa, o direcionamento de recursos e performance de campanhas. Todos essas informações se encontram em um painel que, além da análise, permite pensar nas ações que podem ser tomadas para melhorar suas atividades de BI. Confira algumas delas.

Dashboards e suas visualizações

A maioria dos softwares de BI apresentam um painel com as estatísticas mais importantes para a sua análise. Esse painel apresenta todas as informações detalhadas para que você possa continuar sua estratégia de forma segura e bem sucedida.

O dashboard é um panorama onde é possível identificar o que está andando bem e onde precisam ser feitas as devidas correções. Os KPIs mostram todo o desempenho e determinam onde seus recursos podem ser aplicados de maneira mais eficaz, além de observar se as mensagens estão atingindo o seu objetivo. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Análises prescritivas e preditivas

Depois que você conheceu tudo que foi apresentado no painel, é possível separar dois cenários: o prescritivo, que aponta situações que podem ser corrigidas e otimizadas com aplicações momentâneas; o preditivo, que indica algumas tendências dos consumidores pelo seu comportamento, além de auxiliar as equipes de marketing e vendas a se preparar para o futuro.

A empresa pode ser mais proativa ao invés de reativa, o que é essencial nesse cenário. Ter a capacidade de lidar com os problemas antes que eles já estejam prejudicando seu negócio, identificando-os desde o início, ou até mesmo a possibilidade de acontecer, é extremamente importante. O profissional de marketing pode utilizar a proatividade para engajar e atingir o público com a melhor mensagem possível.

Comunicação completamente integrada

Os softwares de Business Intelligence conseguem fazer uma cobertura completa dos diversos meios que todos os seus clientes transitam. Essa cobertura vai desde o primeiro momento da conversão inicial até na hora deles serem leads qualificados.

A integração entre os canais de marketing e vendas é essencial para toda empresa. Essas informações auxiliam o setor de marketing a organizar percursos com padrões reativos para identificar todo o avanço dos futuros clientes dentro do funil de venda.

Esses modelos auxiliam até mesmo na publicidade off-line, identificando o comportamento dos leads durante o trajeto do cliente. Isso permite a criação de novas estratégias, métodos e materiais que atendam melhor toda a sua demanda. Aprimore seus conhecimentos em Passo a passo para criar o seu Blog

Conhecimento dos clientes e seus desejos

Nos KPIs, devem se encontrar alguns dados importantes que permitem identificar quem realmente é o público dos seus produtos ou serviços. A análise dos dados é capaz de identificar quais são os clientes que geram maior verba para a sua empresa, o que permite você desenvolver uma estratégia bem elaborada em cima deles, fidelizando-os.

Dessa forma, você consegue estabelecer padrões que permitem identificar quem eles são, o que buscam e o que eles encontram na sua marcapara se tornarem fiéis. Lembre-se de que é preferível ter 5 clientes que compram em sua loja virtual todos os meses do que 10 clientes que só compram de forma esporádica.

Ao conhecer seus desejos e reações positivas, sua equipe pode criar personas e elaborar campanhas que foquem nos consumidores mais rentáveis, atingindo-os da melhor forma possível, aumentando a sua receita.

Atualmente, a maioria dos profissionais de marketing utilizam somente o Google Analytics que apresenta informações importantes, mas que precisam de grande competência para serem administrados da forma certa.

Ainda tem dúvidas? Semproblemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: