Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como a IA pode impactar a experiência do cliente

02/12/2021 às 23:53 Ajuda

Como a IA pode impactar a experiência do cliente

A Inteligência artificial é um dos recursos tecnológicos que mais vem ganhando força com o passar dos anos. Diante da iminente evolução tecnológica, a IA acaba sendo um dos pontos fortes ainda mais em período de pandemia causado pela COVID-19.

Isso fez com que muitas empresas adotassem medidas digitais de imediato, mudando todo seu sistema operacional e sua estrutura de funcionamento para o meio online. Com isso, a IA ganhou destaque já que ela pode otimizar e produzir resultados de maneira muito mais rápida e assertiva. 

Muitas empresas, das diferentes segmentações, como negócios que trabalham com forno elétrico de embutir ou indústrias farmacêuticas, têm utilizado a tecnologia em seu cotidiano e causado impactos extremamente positivos para seus negócios. 

Como a IA funciona dentro de uma empresa e quais seus benefícios

Antes de falarmos sobre o impacto que essa tecnologia tem com seus clientes, devemos explicar como ela funciona dentro da empresa e quais benefícios ela traz para seu negócio. 

O principal objetivo da IA é automatizar processos manuais que poderiam ser desgastados e feitos de forma lenta por seus colaboradores, ou seja, otimizar o tempo de uma ação dentro de sua empresa. 

Tarefas cotidianas e que muitas vezes são feitas no piloto automático por nós, podem facilmente ser realizadas pela Inteligência. A grande diferença é que, essas, podem realizar em um tempo muito menor e uma qualidade maior. 

Isso faz com que sua empresa ganhe mais agilidade, produtividade e consequentemente dinheiro, já que é possível realizar mais ações e tarefas do que o convencional. 

Imagine uma empresa que trabalha com a fabricação de estruturas metálicas, por exemplo, existem diversos processos manuais e rotineiros, como a montagem, que poderiam facilmente ser feitos pela IA. 

Ou talvez um negócio financeiro, com diversas planilhas e relatórios de dados, que também podem ser preenchidos em minutos e com resultados muito mais assertivos se utilizarmos essa tecnologia. 

Como a Inteligência Artificial pode impactar a experiência do cliente

Já trouxemos os lugares em que ela se enquadra e os benefícios que ela traz para empresa, falando agora em termos de atendimento ao cliente, o impacto é enorme e muitas vezes extremamente positivo. 

Vamos começar pela comunicação, por mais que muitos empresários acreditem que a utilização da IA faz com que o relacionamento seja mais frio e artificial, com a utilização de chatbots, a resposta é completamente oposta. 

O cliente se sente em um atendimento mais confortável, humanizado e até especial. Já que a tecnologia está disponível 24 horas por dia, respondendo em uma qualidade melhor e assertividade mais ampla. 

Se você comprou em uma loja uma luminária de emergência, por exemplo, e deseja trocar o produto, a IA irá te fornecer todas as informações, dúvidas, sugestões e procedimentos no qual é possível realizar a troca, tudo de forma clara, coesa e rápida, do jeito que é necessário hoje em dia.

Mesmo que os chatbots possam não resolver tudo, é possível efetuar o encaminhamento e terminar de sanar suas dúvidas com um especialista que já tem todo o diagnóstico do seu problema, deixando o processo muito mais avançado. 

Além disso, outro impacto dessa tecnologia é a sua padronização de produtos e atendimento. Como já dissemos, a Inteligência Artificial eleva o padrão de atendimento e também o deixa sincronizado e padronizado. 

Sendo assim, dificilmente ocorrerão falhas ou mudanças em um atendimento. Isso também se aplica na qualidade e velocidade da entrega dos produtos. Hoje em dia, todo mundo quer tudo para ontem, por isso, a velocidade com que você entrega seu produto ou serviço pode ser um grande diferencial. 

Nesse ponto, a IA pode te fornecer mais coisas em menos tempo. Também vale ressaltar que as pessoas atualmente gostam de um padrão de alta qualidade em relação aos produtos e serviços. 

As pessoas se fidelizam em um lugar por conta de sua metodologia de trabalho, com isso, a IA ganha pontos, já que a chance de replicar um produto ou serviço é muito maior do que um trabalhador de forma manual. 

A Inteligência Artificial vem crescendo cada vez mais dentro do mercado empresarial e ganhando um certo destaque dentre as opções, não é por menos, já que seus benefícios e qualidades podem elevar o nível de seu negócio. 

Ela pode impactar de forma extremamente positiva seus clientes, com atendimentos qualitativos, produções agilizadas e produtos padronizados, que fazem com que seu público se fidelize e fique ainda mais encantado com todos os serviços e benefícios que a IA pode trazer.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: