Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como a IA e o Machine Learning influenciam na gestão de Marketing

23/04/2018 às 21:52 Ajuda

Como a IA e o Machine Learning influenciam na gestão de Marketing

A inteligência artificial e o machine learning já estão transformando o mundo da tecnologia. Assistentes virtuais, softwares de reconhecimento de imagem, carros autônomos são pequenos exemplos disso.

O que antes era apenas pura e mera imaginação, hoje se tornou realidade. Mas o que isso significa para os profissionais do marketing?

Essas tecnologias podem nos colocar cada vez mais próximos do objetivo maior do marketing: a relevância em escala. Leia todo esse artigo e veja com a IA (inteligência artificial) e o machine learning podem influenciar no marketing de sua empresa. 

O que é inteligência artificial e machine learning? 

Os avanços nesse setor foram tão rápidos que, às vezes, as pessoas se perdem nos conceitos reais das expressões. 

Inteligência artificial é o estudo sobre como podemos criar máquinas inteligentes e capazes de resolver problemas da mesma forma que um ser humano. 

Já o machine learning é o conjunto de sistemas computacionais necessários para que isso se torne realidade. Por décadas, os programadores criaram manualmente todos os códigos que fazem os computadores executarem suas tarefas.

Com o machine learning, as máquinas aprendem sozinhas e sem necessidade de regras rígidas de programação. 

Essa tarefa não é tão simples assim e os profissionais conseguem isso expondo o sistema a inúmeras situações, até que ele seja capaz de tirar suas próprias conclusões por meio deles. Leia nosso post sobre google adwords como funciona.

Confira ainda: hospedagem de site barata!

Muito mais relevância para o público

Os avanços tecnológicos proporcionados pela IA e pelo learning machine sempre criaram novas oportunidades para o marketing.

Assim como o surgimento da TV iniciou-se a era da propaganda de massa focada no alcance e a internet trouxe uma nova forma de segmentar o público e contextualizar a mensagem, a inteligência artificial (IA) chega para mudar a forma como as pessoas interagem com a informação, a tecnologia, as marcas e os serviços.

A inteligência artificial e o machine learning colocam as pessoas muito mais perto de um dos maiores objetivos da publicidade e do marketing, que é a relevância em escala. Quanto mais relevante alguma coisa for para o público, melhor para as organizações. 

Computação conversacional

São poucas as tecnologias do Google que não usam inteligência artificial e machine learning. A inteligência artificial está reinventando todos os produtos, do Google Maps ao YouTube, e promovendo novas experiências aos internautas. Conheça nosso serviço de Google AdWords

Um bom exemplo disso é o Google Assistant. Ele é o primeiro progresso real no sentido de criar uma experiência conversacional real capaz de oferecer às pessoas um Google sob medida para cada uma elas.

Ele usa reconhecimento de fala e compreensão das estruturas da linguagem natural para ajudar as pessoas a realizar tarefas no mundo real que vão desde organizar a agenda diária até controlar as luzes da casa.

A inteligência artificial está reinventando produtos e promovendo novas experiências para todas as pessoas. 

Grandes expectativas trazem grandes oportunidades

A crescente integração da tecnologia ao mundo físico cria novos tipos de interação com o público deixando tudo mais simples e imediato, o que é excelente para os profissionais de marketing. 

Pode-se afirmar que as expectativas do consumidor serão cada vez maiores com a IA e o learning machine. Mas ao mesmo tempo que isso traz grandes desafios para as marcas, também cria grandes oportunidades.

Grande parte dessas oportunidades está na forma como a inteligência artificial poderá nos ajudar a entregar personalização e relevância em escala.

Com as modernas plataformas como o Search e o YouTube impactando bilhões de pessoas todos os dias, podemos considerar o marketing digital como mídia de massa. Aprimore seus conhecimentos em O que é remarketing?

Essa escala combinada com a possibilidade de personalização oferecida pela inteligência artificial, significa que seremos capazes de adaptar todas as nossas campanhas ao desejo do consumidor, em tempo real.

Estamos nos aproximando do momento em que poderemos trabalhar a relevância em todas as etapas da concepção de uma campanha de vendas, começando pelo planejamento, passando pela criação e pela segmentação da mídia, até chegar na experiência no ponto de venda. 

Seremos capazes de analisar todos os sinais que recebemos no nível do consumidor. Mas isso não diz respeito somente a informações com uma determinada cor do seu produto preferido, mas também de todo o seu histórico de compras e outros atributos com relevância contextual, tudo isso de um jeito otimizado e instantâneo.

O futuro é agora

Está vendo como a inteligência artificial pode melhorar seus esforços de marketing? Um bom exemplo é o lançamento do smartphone Pixel, recentemente.

Boa parte da estratégia de lançamento girou em torno de experimentos com machine learning para incrementar todo o alcance e o engajamento do público-alvo.

Analisando o histórico da campanha de vendas, ela amplia a possibilidade dos anúncios serem exibidos para o público-alvo mais relevante e os resultados foram incríveis.

Quando comparada a outras campanhas que não usaram a ferramenta de IA, a visualizações da campanha do Pixel tiveram uma queda de 34% no CPM. A otimização de campanhas por meio do machine learning gera oportunidades que vão muito além da segmentação.

Novas fronteiras

O TensorFlow, que é uma plataforma open-source de machine learning do Google, permite criar um sistema capaz de prever a sequência de seleção de produtos mais eficiente para seus clientes dentro das lojas.

Algumas marcas bastante conhecidas estão usando a inteligência artificial para reinventar a forma como os consumidores se engajam com seus produtos pelo smartphone. 

É importante se questionar como como a inteligência artificial e o machine learning podem estimular novas ideias e expandir as fronteiras da criatividade.

Você já se perguntou o que criadores, artistas e músicos farão com essas novas ferramentas e como elas irão afetar o mundo do marketing?  

Com novas formas de criar, também surgirão jeitos diferentes de se contar histórias e novas plataformas de mídia. Uma coisa é certa: ainda surgirão soluções e oportunidades para essas áreas que hoje sequer podemos imaginar.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.  Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: