Cloud Server: Benefícios de ter um

Cloud Server: Benefícios de ter um

06/02/2018 às 15:20Hospedagem de Sites

Boa parte das empresas tem migrados seus sistemas para cloud server (servidor em nuvem). A tecnologia tem se tornado cada vez mais viável, sendo a melhor opção em questão de segurança e armazenamento de dados. Com o mercado cada vez mais competitivo, os empresários tentam descobrir maneiras de se destacar e se diferenciar no mercado. Além disso, também é preciso reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade de um negócio, para oferecer produtos e serviços melhores que desafiem a concorrência.

O principal motivo para a adoção do Cloud Server é que os servidores locais geram mais custos e não oferecem um desempenho tão satisfatório. A situação é tão grave que os resultados operacionais de empresas têm sido afetados por outros tipos de servidores, o que tem comprometido sua atuação no mercado.

O que é o cloud server?

Como o nome já diz, é um servidor em nuvem. Contratando esse serviço, sua empresa ganha uma fatia na nuvem para poder guardar dados, rodas sites e outras plataformas e aplicações. O servidor pode ser configuração de acordo com a necessidade do cliente e possui recursos que podem ser escalados facilmente, o que aumenta o desempenho do sistema. As empresas que comercializam esse tipo de serviço ficam responsável por gerenciar os servidores locais que rodam o serviço na nuvem, administrando toda a parte de programação, desde o armazenamento de dados, redes e bancos de dados upados no cloud server. Por isso, muitos empreendedores têm trocado os data centers por cloud servers, confira mais alguns benefícios de ter um servidor em nuvem:

Diminui os custos

Optar pelo cloud server faz com que sua empresa deixe de precisar de uma grande estrutura física. O servidor na nuvem não precisa disso e dispensa a compra de hardwares e softwares, assim como não precisa de manutenções constantes. Os custos com profissionais do setor de tecnologia da informação também podem ser reduzido, o que é uma medida que pode ser tomada em tempos de crise econômica no Brasil. Por outro lado, os servidores locais precisam de todos os serviços citados, o que pesa muito o orçamento de uma empresa.

Maior espaço para o armazenamento de dados

O Cloud Server tem uma capacidade de armazenamento bastante superior à dos servidores locais, por conta da tecnologia que utilizam, bastante avançada para o mercado. Esse aumento no volume de dados permite melhorar a performance de sites e outras aplicações e tem um custo bem pequeno em relação a outros servidores.

Mais segurança

Com o servidor na nuvem seus dados estão praticamente blindados contra qualquer ameaça virtual e também contra falhas humanas. Diferente dos servidores locais, seus arquivos ficaram 100% seguros durante 24 horas por dia, o que aumenta a estabilidade das aplicações e as possibilidades de ampliação de um site, por exemplo.

Boa flexibilidade

Em comparação com os servidores locais, o cloud serve é muito mais flexível. Praticamente todos os recursos podem ser escalados rapidamente em alguns segundos, sem a necessidade de compras de hardwares e programas de computação.

Painel de controle intuitivo

Os painéis de controle disponibilizados pelos provedores de cloud server são em sua maioria bem fáceis de serem utilizados e configurados. O serviço é bastante simples e bem robusto, podendo ser acessados por computadores ou dispositivos móveis, o que facilita o gerenciamento e permite que você e sua equipe foquem em outras questões mais importantes.

Confira também as vantagens do cloud privado.

Suporte para novas tecnologias

Com o Cloud Server é possível adotar tecnologias inovadores como a internet das coisas e o Big Data, o que não é possível se você usa um servidor local. Devido a grande capacidade de computação, o servidor na nuvem é capaz de se adaptar a tecnologias avançadas.

Garante o alto desempenho

Em relação aos servidores locais, o servidor na nuvem tem um sistema muito mais avançado com tecnologia de ponta, o que torna a acessibilidade as aplicações de sua empresa mais dinâmica. A performance atingida pelo cloud server não tem comparação com as oferecidas por servidores antigos.

Recursos escaláveis

Esse é um benefício que agrada principalmente empresas de pequeno e médio porte, já que no início os orçamentos costumam ser mais apertados. O Cloud Serve torna possível escalar uma boa quantidade de recursos, que podem ser expandidos de acordo com a necessidade dos clientes.

Isso é uma vantagem que facilita a migração e incorporação de mais recursos conforme uma empresa for crescendo. A medida que aumenta a demanda de serviço é possível aumentar sem grandes problemas.

Maior estabilidade

O Cloud Server é bem mais estável do que os servidores locais e se adapta a aplicações com baixas demandas e também com grande volume de dados. Sua empresa dificilmente precisará parar de funcionar por conta de problemas no servidor.

O servidor na nuvem consegue detectar e corrigir falhas automaticamente sem afetar a segurança dos dados, ou seja, seu site não deve sofrer com quedas ou invasões.

Otimiza processos

Com o Cloud Server é possível otimizar a produção de uma série de tarefas, o que irá aumentar muito mais a produtividade de sua equipe. Os processos ganham rapidez e assim sobra mais tempo para que seus funcionários foquem em projetos mais complexos.

Mais sustentável

O servidor na nuvem consegue poupar energia, espaço e o uso de aparelhos de refrigeração, além de diminuir a emissão de gases poluentes. A facilidade de compartilhamento de documentos e arquivos também diminui os custos com impressão.

Baixo Investimento

Para sites de pequenas empresas, por exemplo, é possível contratar planos mais baratos com recursos mais limitados e por conta da escalabilidade ir aumentar a capacidade dos recursos, migrando para planos mais robustos. O investimento é pequeno se comparado ao montante necessário para utilizar um servidor local.

Os benefícios do Cloud Server que no início eram voltados principais para pequenas empresas se tornaram uma opção viável para qualquer tipo de negócio, por ser uma solução mais completa e com capacidade de crescimento. Os profissionais de TI costumam indicar o serviço para empreendedores para otimizar cada vez mais o desempenho das aplicações no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: