Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Cloud computing e a eficiência para as PMEs

03/09/2018 às 10:07 Hospedagem de Sites

Cloud computing e a eficiência para as PMEs

O mundo moderno dos negócios é muito mais complexo do que muitos imaginam.

Enquanto o mercado das gigantes de diversos setores concorre de maneira mais tradicional, os avanços tecnológicos proporcionaram que diversas pequenas e médias empresas pudessem ter um crescimento realmente grande durante os últimos anos.

E isso acabou criando uma competitividade para o mercado, que acabou gerando novos empregos e oferecendo um maior número de opções para clientes de diversos seguimentos.

E um dos grandes responsáveis por isso é o cloud computing.

Mas por que ele se tornou tão importante e eficiente? Quais são suas principais vantagens? O que o torna tão atraente? Hoje iremos falar sobre o cloud computing e a eficiência para as PMEs.

Continue lendo para saber mais!

Conheça nosso serivço de Hospedagem de Site!

Veja ainda hospedagem de site barata

A relação custo x benefício

Um ponto crucial que sempre colocou as pequenas empresas atrás das maiores é a questão dos custos de hardware para se ter mais espaço em seu servidor ou em suas máquinas, por exemplo.

Apesar dessa realidade ter se modificado ao longo dos últimos anos e dos custos de hardware terem se tornado mais justos do que antigamente, isso ainda não era o suficiente para que empresas menores tivessem tantos benefícios quanto as que podiam pagar mais.

Com o surgimento do cloud computing, a eficiência dele para as PMEs é bastante visível, até porque a questão do custo e benefício finalmente deixou de ser uma aposta e passou a ser uma certeza.

Com o espaço virtual que as empresas possuem com a navegação em nuvem, não importa o segmento da empresa, ela consegue ter quase tanto espaço e liberdade para trabalhar em um ambiente virtual quanto uma empresa maior possui, fazendo com que essa diferença diminua drasticamente.

Principais vantagens do cloud computing para PMEs

Vamos listas agora algumas das principais vantagens que comprovam a eficiência do cloud computing para as PMEs. Elas são:

  • Flexibilidade
  • Fácil Integração
  • ·Atualizações constantes

Para você entender um pouco mais sobre como essas vantagens funcionam, falaremos individualmente sobre cada uma.

Flexibilidade

Os serviços em nuvem são ideais para empresas com demandas crescentes ou que estão em uma fase de crescimento rápido.

Se suas necessidades aumentarem, será fácil aumentar a capacidade da nuvem, aproveitando os servidores remotos do serviço. Da mesma forma, se você precisar reduzir essa capacidade, também pode. 

Essa flexibilidade oferece às empresas que usam a computação em nuvem uma vantagem real sobre os concorrentes, já que os custos podem ser diminuídos conforme a demanda.

Fácil Integração

Como muitos aplicativos de computação em nuvem incluem uma A interface de programação (API, do inglês), você pode encontrar aplicativos compatíveis com suas necessidades em vez de ter que pagar para ter outros que podem ser personalizados para você.

Isso faz com que você tenha que pagar menos para ter recursos muito parecidos, o que é ótimo para sua empresa.

Atualizações Constantes

Os aplicativos de computação em nuvem são atualizados regularmente, para que você não precise gastar tempo e dinheiro fazendo isso - e oferecendo a vantagem de sempre ter acesso aos recursos e funções mais recentes de um aplicativo.

A verdade é que a verdadeira revolução do cloud computing é que os servidores estão fora do local físico.

Os fornecedores cuidam deles e implementam atualizações regulares de software, incluindo atualizações de segurança, para que você precise perder tempo mantendo o sistema por conta própria.

Isso acaba deixando você livre para se concentrar nas coisas que mais importam, como desenvolver o seu negócio online.

Você também pode gostar de saber qual a melhor hospedagem de site? Leia.

Como você pôde perceber, tudo que envolve as vantagens do cloud computing para as pequenas e médias empresas tem a ver com a redução de custos para atingir objetivos que outrora foram muito mais difíceis de serem alcançados.

Logo, podemos afirmar que uma palavra que pode definir bem o que a computação em nuvem nos trouxe, é democratização.

Isso afeta o mercado “maior”?

Muitos podem imaginar que um crescimento espontâneo de pequenas e médias empresas por conta de certos avanços tecnológicos como a grande inclusão do cloud computing, por exemplo, acaba ameaçando as empresas maiores.

É verdade que muitas empresas se aproveitam desse tipo de tecnologia para se lançarem mais fortemente no mercado, mas isso não significa que elas são exatamente uma ameaça para as maiores.

Um ponto que deve ser levado em conta quando isso é discutido é que o cloud computing também tem oferecido diversos benefícios para empresas de grande porte, mesmo que seu crescimento não seja tão expressivo quanto a eficiência que o cloud computing tem com as PMEs.

Além disso, é preciso também levar em conta que muitas das empresas gigantes são as que oferecem esse tipo de serviço, ou seja, que acabam lucrando com isso também.

Já conhece nosso serviço de Hospedagem de Site? Os planos de hospedagem de sites têm preços a partir de R$9,90, com diferenciais como o monitoramento, gerenciamento preventivo, backup e a licença do cPanel inclusos. Aproveite!

Falar sobre navegação em nuvem hoje em dia já está longe de parecer um negócio arriscado.

Com tantas empresas grandes oferecendo serviços de confiança e qualidade, é difícil encontrarmos alguém que seja cético em relação à esse tipo de plataforma.

O cloud computing já é realidade para a eficiência das PMEs e elas dificilmente irão abrir mão de um serviço que ofereça todos os benefícios e por um preço tão acessível. Na verdade, essa relação tende a crescer.

E aí, gostou de entender a relação entre o cloud computing e sua eficiência para as PMEs? É sempre interessante entendermos como o mercado atual funciona, por mais complicado que ele possa parecer para nós.

A verdade é que essa versatilidade é uma característica adquirida em praticamente todos os setores da sociedade contemporânea e que muito dificilmente vai sofrer transformações que regridam essa característica.

E é exatamente por isso que serviços como o cloud computing surgem, devido a uma demanda e uma ânsia de diversos setores do mercado de respirar novos ares. E você, já aderiu a esse tipo de tecnologia também?

Gostou de nosso post? Compartilhe: