Checklist da hospedagem cloud. Saiba como funciona!

21/07/2018 às 10:26 Ajuda

Checklist da hospedagem cloud. Saiba como funciona!

O Cloud Computing ou Computação na Nuvem ganhou o mercado! Esse novo serviço já deixou de ser uma tendência para ser uma das principais ferramentas para empreendedores que mantém sites, blogs, lojas virtuais e aplicativos móveis.

A hospedagem Cloud é um serviço que ainda é bastante controverso e apesar de ter diversas vantagens, é preciso tomar cuidado na hora de contratá-lo.

Como todo plano de hospedagem de sites, primeiro é necessário avaliar todos os recursos principais para saber que o servidor atende as demandas de sua empresa.

E é isso que vamos lhe explicar nesse texto. Afinal, o que mais importa na hora de contratar uma hospedagem Cloud? Bom, vamos lá!

Esse tipo de hospedagem disponibiliza espaço de armazenamento e recurso em um ou mais servidores virtuais, ou seja, não há servidor físico.

Com a distribuição dos recursos para vários servidores, o desempenho da hospedagem cloud tende a ser melhor, já que a capacidade de processamento aumenta.

Além disso, esse sistema é bem mais estável e costuma oferecer uma segurança bem mais eficaz do que outros tipos de hospedagem.

A Hospedagem Cloud passou a ser indicada para todo e qualquer tipo de negócio, por conta de toda essa facilidade.

Confira quais pontos devem entrar em seu checklist da Hospedagem Cloud:

Escalabilidade

Esse recursos é uma das principais vantagens do servidor na nuvem. Basicamente, a escalabilidade é a capacidade de aumentar ou diminuir os recursos utilizados numa hospedagem Cloud.

E o que isso quer dizer? É simples, com a escalabilidade garantida, sua empresa pode passar a consumir mais recursos na nuvem, sem nenhuma dificuldade.

Num exemplo prático, imagine que você tem uma loja virtual de calçados femininos, em determinados períodos do ano, com certeza, seu e-commerce será mais visitado e mais clientes compraram seus produtos.

É pra isso que serve a escalabilidade! Com a escalabilidade, você conseguirá aumentar o limite de tráfego de dados, por exemplo, para que seu sistema não saia do ar por conta do número maior de visitas.

A escalabilidade serve para suprir a demanda. Da mesma forma, em períodos do ano em que seu negócio não tenha muito tráfego e muitas vendas, é possível diminuir os recursos utilizados para baratear o investimento numa hospedagem Cloud.

Por isso, garantir que o seu servidor na nuvem seja altamente escalável é essencial.

Flexibilidade

Outro ponto que deve ser considerado na hora de fechar uma hospedagem cloud é a flexibilidade que ela oferece.

Esse conceito serve tanto para ajudar nos custos tanto para o controle dos recursos usados.

É importante verificar se a cobrança do servidor na nuvem é proporcional aos recursos que o seu negócio utiliza.

Resumindo, com essa flexibilidade, você consegue pagar um preço justo, pagando apenas pelos recursos que você utilizar, o que é uma vantagem em relação a outros tipos de hospedagem.

Na hospedagem Cloud, você não precisa contratar um plano fechado com preço fixo, podendo selecionar uma quantidade limitada de recursos para utilizar num mês.

E com isso, você paga o preço, de acordo com a demanda que consome, tendo a chance de aumentar ou diminuir o uso dos recursos.

Garantir essa flexibilidade é fundamental para poder aproveitar todos os benefícios que a hospedagem cloud pode oferecer com o melhor custo-benefício.

Saiba também quais são as vantagens do Cloud Server.

Desempenho do servidor

Como já dissemos no início, a capacidade de processamento na nuvem é bem maior do que os servidores físicos, e por isso, o sistema pode apresentar um desempenho bem melhor do que os de outros tipos de hospedagem.

E por isso, é preciso estar atento a capacidade de processamento e do armazenamento do sistema.

Muitas empresas dependem de um bom processamento de dados para oferecer seus serviços na internet e garantir que o servidor tenham um bom desempenho é essencial.

Confirme se o servidor na nuvem contratado consegue apresentar um alto desempenho, mesmo com o aumento do consumo de recursos.

Suporte técnico

A hospedagem cloud assim como outros tipos de hospedagens de site deve contar com um excelente suporte técnico.

Por isso, é muito importante conferir se esse recurso está disponível. Gerenciar um sistema na nuvem é um trabalho bastante complicado e sem um bom suporte, você pode acabar perdendo em desempenho.

Por isso, confira se há um suporte 24x7, que atenda em tempo real por telefone, chat e outros canais de comunicação.

Busque referências e opiniões de clientes para saber a eficiência do suporte técnico, verificando se ele realmente consegue resolver de “bate pronto” os problemas que aparecem.

Segurança

Os servidores na nuvem costumam ser bastante seguros. Isso por que ele passam por backups e atualizações frequentes e utilizam criptografia, o que dificulta bastante a ação dos criminosos virtuais.

Conferir também os certificados de segurança disponíveis também é mais uma garantia contra crimes virtuais, por isso busque saber a garantia de certificados SSL, por exemplo.

Migração de dados

Muitas empresas estão migrando para servidores na nuvem, e por isso na hora de mudar para esse tipo de hospedagem é preciso conferir quais são as necessidades para fazer a migração dos dados de sua empresa.

Não adianta nada contratar uma hospedagem Cloud que não conseguirá migrar seus dados rapidamente e organizá-los na nuvem.

Isso pode atrapalhar muito o andamento diário de sua empresa, já que pode ser necessário que seu site ou serviço saia do ar para que a migração seja realizada.

Garantir que seus dados serão transferidos para o novo servidor em segurança e de maneira rápida e indolor para os seus negócios é extremamente importante para contratar uma hospedagem Cloud.

Gostou das dicas? Confira mais sobre o assunto e temas relacionados em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: