Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Boas práticas de SEO para ter sucesso online

05/08/2017 às 17:10 SEO

Boas práticas de SEO para ter sucesso online

Utilizar técnicas de SEO para seu blog ou seite é uma estratégia de marketing digital essencial para manter a sua empresa no radar do tráfego orgânico, fazendo com que seu negócio apareça mais para quem busque soluções através de sites de busca.

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que melhoram o desempenho do seu blog ou site nos mecanismos de busca.

Para ter um melhor ranqueamento no Google, por exemplo, é preciso otimizar alguns itens no seu site.

No início, o SEO visava apenas otimizar a página com a utilização de palavras-chave.

Com as mudanças nos algoritmos dos buscadores, os sites de busca começaram a levar em consideração outros itens como o tempo de permanência da página, nível de rejeição, número de compartilhamentos sociais e de links externos.

Confira alguns pontos que merecem atenção na hora de otimizar os conteúdos de seu blog ou site:

O item mais importante da lista!

Os títulos são decisivos para aumentar as chances de sucesso de um conteúdo na web.

Esse item é o que irá levar o seu conteúdo a se destacar nos mecanismos de busca, baseando a otimização dos outros itens para levar o conteúdo ao topo do ranking nos sites de busca.

Só com a otimização no título, o tráfego orgânico do seu site ou blog irá aumentar bastante. Quanto mais chamativo for o título, mais o leitor será atraído para o seu site.

O título deve ser baseado na palavra-chave e ser o mais atraente possível. O título é a isca, se o leitor não for fisgado pelo título, ele provavelmente não acessará o seu conteúdo.

Divida seus textos em tópicos e subtópicos

As tags ou tópicos, também conhecidos como h1 e h6, não servem apenas para organizar melhor o texto ou dar pontos de entrada para o leitor.

Os mecanismos de busca levam muito em consideração essa divisão em seu texto, na hora de categorizar o seu conteúdo e identificar o assunto principal e os subtemas do seu artigo.

As dicas nesse caso, são utilizar as palavras-chave nos tópicos e subtópicos, estabeleça apenas uma tag h1 por página, não repita textos em tópicos e subtópicos do seu texto.

O plugin do Yoast para WordPress recomenda também o uso de parágrafos curtos para melhorar a escaneabilidade, o mínimo de 300 palavras em todo o conteúdo, e o máximo, também de 300 palavras, entre cada subtítulo.

Confira também como fazer uma análise de SEO do seu site.

Palavras-chave são muito importantes!

Não é só para basear o foco do conteúdo. O SEO não é apenas um conjunto básico de truques para enganar os robôzinhos do Google.

Por conta dessas tentativas, do uso excessivo das palavras-chave é que as keywords perderam um pouco de força numa estratégia de SEO para seu blog ou site.

Alguns estudos apontam que além do título, a palavra-chave deve estar no primeiro ou segundo parágrafo do seu texto.

Outras dicas são colocar a palavra-chave em negrito e estar bem distribuída no seu texto.

Ainda é possível usar o Google Keyword Planner ou no Google Trends, para pesquisar palavras, conferindo o volume de buscas mensais de cada palavra em questão ao longo dos meses e a variação das pesquisas.

Isso lhe ajuda a focar melhor o seu artigo, antes de escrever todo o texto e ter que mudar o assunto.

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

Meta-descrição

Quando mais alto o CTR (Click-Through Rate), ou seja, o número de cliques um artigo recebe, mais sucesso ele terá no ranking do Google.

Os sites de busca levam em consideração os artigos que mais são acessados pelos usuários, entendendo que o conteúdo é mais relevante que outros na web.

A meta-descrição é um texto pequeno onde os buscadores usam para descrever melhor o seu conteúdo de uma página.

Apesar de não ser um fator de ranqueamento reconhecido pelo Google, os usuários conseguem ser atraídos pelo site, através dessa breve descrição do conteúdo, entendendo se o artigo lhe atende ou não as expectativas.

O uso da palavra-chave na meta-descrição é essencial, a palavra deve ser colocada em negrito para chamar mais atenção na busca.

Muitos blogs e sites, erroneamente não dão atenção a esse item, caso a meta-descrição não seja utilizada o Google usa os primeiros parágrafos do seu texto nessa tag, o que pode deixar a descrição mais genérica, o que pode lhe fazer perder grandes oportunidades de explicar melhor o seu conteúdo.

Otimização de Imagens

As imagens vem ganhando cada vez mais espaços na internet, aliás os conteúdos visuais em geral, seja imagens, vídeos ou infográficos.

As imagens ajudam a quebrar o texto, evitando que o leitor tenha tédio durante a leitura dos seus artigos.

Os elementos visuais são muito necessário para o Google. A dica é colocar uma legenda na imagem e links para ajudar os mecanismos de busca a identificar o conteúdo das imagens.

A vantagem do SEO em imagens é que elas podem ser encontradas por usuários numa pesquisa específica por conteúdos visuais no Google Images.

É preciso definir a alt tag da imagem, que é um termo alternativo, que será mostrada caso o usuário esteja com conexão lenta e a imagem não possa ser carregada.

A alt tag possibilita os navegadores próprios para pessoas que tem deficiência visual, para ler os dados da imagem.

Os robôs do Google consegue ler suas imagens e entender melhor a sua página, entendendo melhor a relação entre o conteúdo visual e conteúdo geral do seu texto, aumentando a relevância do artigo no ranqueamento.

Algumas dicas são, não colocar textos muito longos na alt tag, use no máximo cinco palavras, use as palavras-chave na tag.

As imagens deve ficar hospedadas no mesmo domínio do seu site. Quanto mais próximas as legendas foram próximas ao conteúdo da imagem ou do seu texto, melhor será o ranqueamento.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para Revenda de Hospedagem, loja virtual, streaming e AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: