Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Big data: a importância de analisar os dados

Big data: a importância de analisar os dados

09/11/2017 às 11:20Hospedagem de Sites

O avanço tecnológico nos últimos anos chega a ser assustador. Cada vez mais estamos imersos em informações, a conectividade estipula novos métodos e estreita diversos tipos de relações. As redes de conexões se acumulam nos sistemas e estes dados são muito importante para sua empresa ter um desempenho competitivo no mercado.

Os dados geram insights valiosos e lhe ajudam a entender cada perfil de consumidor e a definir suas estratégias dentro do seu mercado. Esse conjunto de informações é conhecido como big data e estão presentes nos bancos de dados de servidores e empresas, que estão interligados entre si e podem ser acessados através da rede mundial de computadores.

Um exemplo de um banco de dados bastante comum no cotidiano do brasileiro é o Wikipédia, que disponibiliza textos sobre diversos assuntos para consulta online de qualquer usuário. Outro exemplo de banco de dados é o Youtube, que possui milhares de vídeos sobre praticamente todos os assuntos, disponível para o acesso de qualquer internauta.

Essas informações tabuladas em pequena ou grande escala são importantes para gerar resultados. Muitas empresas buscam coletar todas informações sobre certo tema para forma um posicionamento de mercado, e além disso analisar mais profundamente esses dados para identificar falhas e oportunidades dentro do meio pesquisado, sabendo como lidar com fracassos e como apostar no sucesso na web.

Com o crescimento das redes sociais e o surgimento diário de novas plataformas cada vez mais é preciso fazer esse trabalho de pesquisa e análise de dados. Essa troca de informações atualmente é o meio mais importante de relacionamento com as marcas, ou seja, as plataformas digitais se tornaram o novo SAC (Serviços de Atendimento ao Cliente) para empresas de diversos ramos do mercado.

Mesmo com a maior interação é importante dar atenção para todos os dados encontrados na internet e também de mídias tradicionais como televisão, rádio, jornais ou revistas. Existem ainda bancos de dados internos de cada empresa como dados de telemarketing, registros financeiros, entre outros. Resumindo, o Big Data é o conjunto de dados que podem ser tabulados sobre uma marca ou sobre um assunto.

Confira também qual a melhor hospedagem de site.

O conceito dessa ferramenta está dividido em 5 pilares, chamados de 5 V’s, que traçam um norte e demonstram a importância da análise dos dados para uma empresa, confira cada um deles abaixo:

Volume

É preciso compreender qual o volume do tema que será estudado, para poder fazer a análise do Big Data. Bilhares de informações são disponibilizadas na internet diariamente e devem ser processadas e analisadas de maneira profunda. Esse conteúdo é oriundo do acompanhamento de leads, relatórios, redes sociais, sites, blogs e outros tipos de históricos.

Os dados geralmente são armazenados em locais diversos e por isso é preciso juntá-los com a ajuda de um software específico para isso, que atua na compressão e seleção das informações mais importantes.

Variedade

Não existe padrão nos dados encontrados, eles podem ser encontrados em diversos formatos, com o Big Data é possível trabalhar na estruturação dessas informações, separando os dados com tamanhos mais diversificados, o que economiza tempo e esforço na hora da coleta dos dados. Ter uma noção real dessa variedade de arquivos ajuda na hora de realizar o armazenamento e na análise das informações.

Velocidade

Esta é uma das principais características do Big Data. Com os dados transmitidos em tempo real, eles precisam ser baixados, armazenados e transferidos com a maior rapidez possível. Todos os dias, surgem mais fontes de informações, aumentando o volume de seu banco de dados e torna preciso o monitoramento em tempo real.

A agilidade nesse processamento de dados reduz o tempo para conseguir mais informações e principalmente na tomada de decisões, o que possibilitar ter vantagens competitivas no mercado.

Veracidade

Para realizar uma boa coleta de dado é preciso se preocupar com a veracidade dos dados. De acordo com a velocidade em que informações entram em seu banco de dados, é preciso chegar os dados passados, garantindo que ele sejam verificados e identificados como verídicos dentro de um curto espaço de tempo.

Valor

O valor é o mais importante no Big Data. Por que? Simplesmente por que os dados não adiantam se eles não lhe trazem facilidade, não lhe mostram oportunidades para gerar valor para o seu negócio, criando novos modelos, novas ações para aumentar a lucratividade e a rentabilidade da sua empresa.

Para realizar um processo de dados com qualidade é preciso se atentar a todos os pontos citados acima. Um processamento de qualidade pode ajudar as empresas a crescerem seus desempenhos, compartilhando e entendendo informações para conseguir um novo direcionamento, mais eficaz e capaz de alcançar objetivos e possibilitar a criação de metas mais ousadas.

Explorar o Big Data ajudará no seu crescimento empresarial através de análises de mercado, previsão de tendências, modelo de gestão de pessoas, ações para gerenciamento de crises e identificação de problemas.

Existem diversas preocupações com esta ferramenta, um dos motivos é a privacidade do usuário já que os dados disponíveis na internet podem ser utilizados para diversos fins. Um exemplo de uso do Big Data são o ranqueamento de conteúdos no Google. A empresa determina a importância de cada página utilizando esse tipo de ferramentas.

É incrível como esse número irrestrito e infinito de informações pode trazer oportunidades importantes para analisar o mercado como um todo. Esse tio de trabalho não traz resultados curto prazo, ou seja, é preciso ter um pouco de paciência para tirar informações preciosas para sua empresa.

Querer resultados imediatos irá prejudica sua análise de dados resultando em informações ‘capengas’ e sem profundidade que podem prejudicar em vez de ajudar o seu negócio. O principal diferencial no Big Data e saber como interpretar os dados, isso diminui os erros e evita ações equivocadas. Nessa ferramenta é preciso ter em mente de que tudo é importante e deve ser aplicado corretamente.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para a hospedagem de sites.

Gostou de nosso post? Compartilhe: