Básico x avançado: como escolher o pacote de Revenda de Hospedagem?

19/02/2018 às 11:20 Hospedagem de Sites

Básico x avançado: como escolher o pacote de Revenda de Hospedagem?

Muitos usuários pensam em se tornar empreendedores através da Revenda de Hospedagem. Não há mais dúvidas que esse negócio pode ser bastante lucrativo, mas antes de contratar um plano do serviço, primeiro é preciso considerar alguns fatores e saber qual é a melhor alternativa para garantir o melhor plano de revenda.

O que é Revenda de Hospedagem?

Para quem não sabe o que é uma Revenda de Hospedagem, é bem simples! Empresas de hospedagem oferecem planos com servidores um pouco mais robustos que servem para intermediários comercializarem, ou seja, venderem e gerenciarem espaço para vários sites dentro de um servidor único.

Através de um bom plano de revenda, é possível fornecer logins diferentes para cada cliente ter autonomia sobre seu site e ter controle sobre a gestão de todas as contas. Resumindo, o serviço é como uma terceirização de hospedagem de site, por isso muitos programadores e designers investem neste plano, para agregar mais serviços ao seu portfólio.

Quem pode Revender Hospedagem?

O serviço de Revenda de Hospedagem é bastante indicado para profissionais que estão ambientados ao mundo digital. Além de programadores e designers, diversas agências de conteúdo e provedores de internet apostam nesse ramo para garantir um lucro maior num mercado cada vez mais concorrido.

Porém, pela facilidade no gerenciamento e na administração financeira do negócio, a Revenda de Hospedagem pode ser a chance de qualquer empreendedor iniciante ter sua primeira empresa no mercado, sendo uma boa indicação já que para montar o negócio o custo é baixo e o retorno do investimento costuma ser bem rápido.

Mas como escolher um plano de Revenda de Hospedagem? O que devo considerar na hora de contratar o serviço? Escolho um plano mais básico ou mais avançado? Bom, isso varia de acordo com a necessidade e o poderio de investimento do empreendedor.

Confira algumas características que devem ser levadas em conta na hora da avaliação:

Espaço de armazenamento

Escolher um plano mais avançado, com certeza, irá aumentar sua possibilidade de lucro, caso o número de clientes cresça de maneira rápida. Quando maior for o limite de espaço em disco, mais cliente você poderá ter.

Por isso, escolher um plano mais básico pode ser bom no início por ser mais barato, mas pode dificultar a médio prazo, caso o negócio cresça.

É importante pensar também que mesmo com poucos clientes, na medida em que seus projetos crescerem, eles precisarão de mais espaço de armazenamento e caso você não tenha como suprir a demanda, eles provavelmente irão procurar outra empresa para hospedar o seu site.

CMS disponíveis

Atualmente, boa parte dos sites são criados através de CMSs, plataformas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress. Por isso, é importante verificar quais são as plataformas disponíveis compatíveis com o servidor de revenda na hora de contratar o plano.

Garanta que o plano tenha suporte para os principais CMSs do mercado como:

  • WordPress
  • Joomla
  • Drupal
  • Prestashop
  • Magento
  • Até para o Plugin WooComerce no WordPress, para lojas virtuais

Suporte Técnico

Um bom suporte técnico é fundamental num plano de Revenda de Hospedagem. Isso porque no caso de revender hospedagem, você poderá apenas gerenciar o servidor.

Qualquer problema que o serviço tiver deve ser resolvido pelo suporte da empresa de hospedagem contratada. Lembre-se que o servidor não é seu, você é apenas um revendedor, um intermediário, entre o proprietário e o cliente.

Por isso, garanta que o suporte seja 24/7, ou seja, esteja sempre disponível e que tenha profissionais ou versões em português para facilitar a comunicação.

O suporte técnico deve responder rapidamente a qualquer tipo de problema, já que por conta da incapacidade, seus clientes podem reclamar pela instabilidade do serviço e você não poderá fazer nada além de cobrar da empresa contratada.

Antes de contratar, verifique a disponibilidade do suporte e faça uma pesquisa com possíveis clientes, veja alguns depoimentos e avalie com mais frieza a qualidade desse serviço. Por isso, ter um plano de revenda mais avançado pode facilitar nesse momento.

Segurança

Outro fator de suma importância! Como revendedor você irá trabalhar para vários clientes, o que indica que dados pessoais, bancários serão trocados e arquivos importantes estarão upados no servidor de revenda.

Daí vem a necessidade da empresa contratada ter uma boa equipe de desenvolvedores que garante a segurança da aplicação, fazendo uma manutenção contínua e tendo uma boa noção de prevenção, conseguindo lançar sempre atualizações que inibam erros antes que eles gerem problemas graves ao seu servidor.

Confira também por que ter um plano de revenda de hospedagem com cPanel, e descubra o quão valioso é ter um painel cPanel na sua hospedagem!

Limite de tráfego de dados

A maioria dos planos de Revenda de Hospedagem possuem uma capacidade de tráfego de dados limitado. Isso indica que após receber um certo número de visitar, seu servidor irá cair automaticamente por não suportar a demanda.

Nestes casos, você pode perder muitos clientes, já que os usuários sempre estarão buscando fazer com que seus sites aumentem o número de visitas dia após dia. Num serviço de revenda com muitos sites, blogs e e-commerce é recomendado que seu plano de revenda seja o mais robusto possível, tendo tráfego de dados ilimitado ou o mais alto possível.

Uptime

Obviamente, também é muito importante. Para um servidor de revenda ser considerado bom, seu uptime deve ser acima de 99%. Essa porcentagem determina o tempo em que o servidor onde seus clientes hospedaram seus sites ficará disponível.

Caso um servidor fique bastante tempo fora do ar, isso irá afastar os clientes, já que o desempenho de seus projetos será baixo. Resumindo, ter um plano com uptime baixo pode falir o seu negócio!

Qual é o melhor para escolher?

A princípio, o empreendedor pode começar um negócio com um plano mais básico, mas se a expectativa de crescimento for grande, o ideal é buscar um plano mais avançado. Tudo isso depende do valor de investimento inicial disponível e de como o revendedor espera atuar no mercado.

Defina qual é o seu público-alvo primeiro e assim saberá suas necessidades. Somente depois, comece a avaliar os planos de hospedagem e escolha o serviço que mais se encaixar com o que você precisa. Gostou? Confira mais dicas sobre nosso seviço de Revenda de Hospedagem em nosso blog e conheça muito mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: