Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Banco de dados para aumento das vendas; saiba como fazer

01/11/2018 às 16:29 Loja Virtual

Banco de dados para aumento das vendas; saiba como fazer

Aumentar as vendas da sua empresa é sempre uma boa ideia, não é mesmo? Ainda mais quando falamos de soluções que não exigem um investimento muito grande e nem mudanças drásticas em sua estrutura.

O desafio então é encontrar qual a melhor maneira de aumentar as suas vendas de uma maneira economicamente sustentável e que possa se manter no futuro.

A resposta pode estar na criação de um banco de dados para aumento das vendas. Com ele, você pode adquirir informações poderosas para que você consiga fazer o seu negócio crescer.

Ainda não sabe do que se trata? Calma! Vamos explicar com detalhes o que é um banco de dados e como ele pode contribuir para o aumento de suas vendas.

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

O que é um banco de dados?

Não há muito mistério nesse assunto. Um banco de dados nada mais é do que um lugar onde diversas informações sobre seus clientes, leeds (possíveis clientes) ou qualquer outra pessoa que visite o seu site e que te forneça essas informações.

Um banco de dados pode ser feito através de um software, desde os mais sofisticados e criados pelas próprias empresas para atender suas necessidades, até os mais simples, como uma planilha do Microsoft Excel.

As informações que você pode coletar com um banco de dados para aumento de suas vendas podem ser das mais variadas e vão depender de qual é seu tipo de negócio e de qual é a sua estratégia para o crescimento da empresa.

No geral, algumas das informações necessárias são:

  • Nome
  • E-mail
  • Idade
  • Sexo
  • Data do aniversário
  • Preferências dentro dos seus produtos

Existem muitas outras informações que podem entrar em um banco de dados e, como já falamos anteriormente, elas vão depender de qual é o seu tipo de negócio.

Essas que citamos aqui são as mais comuns, pois são a base para você conseguir segmentar o seu público e entender como pode criar promoções e descontos especiais para eles com base no aniversário ou em suas preferências, por exemplo.

Você já conhece o nosso serivço de Cloud Gerenciado? Confira já todas as vantagens que ele pode te trazer!

Dicas para usar seu banco de dados

Ok, agora você já tem muitas informações sobre diversos clientes. Como então utilizar o banco de dados para o aumento das vendas?

Bom, existem diversas maneiras de fazer isso e nós vamos falar mais profundamente sobre as mais eficientes. Elas são:

  • Entenda o seu negócio
  • Saiba segmentar
  • Invista no e-mail marketing

Entenda o seu negócio

Antes de mais nada, você precisa conhecer profundamente o seu negócio para investir em marketing digital. O que sua empresa busca, afinal? Ter um banco de dados eficiente é uma grande ajuda para aumentar suas vendas, mas você precisa entender como utiliza-lo.

Se a sua intenção for criar promoções para todos os tipos de público de uma vez, talvez essa não seja a melhor maneira de elevar o seu número de vendas.

Ou então, se a sua ideia é trabalhar com apenas um segmento específico, investir tempo e dinheiro na criação de um banco de dados também pode não ser a melhor das ideias. Conheça seu negócio.

Tenha na sua mente um objetivo claro. Só dessa forma você vai conseguir dar o primeiro passo para aumentar suas vendas com banco de dados.

Leia também: Qual é o preço do gerenciamento de servidor? 

Saiba segmentar

Uma vez que você coleta informações sobre seus clientes (através de formulários no seu site, por exemplo) você vai perceber um padrão.

A maioria dos seus clientes vai estar em uma determinada faixa etária, vai ter gostos parecidos ou vai ser de um determinado sexo.

O que você deve fazer é saber coletar as informações certas para segmentar da maneira mais eficiente para o seu negócio.

Se você possui uma loja com produtos com muita variedade de preço, por exemplo, coletar dados sobre a classe econômica do seu público pode ser uma boa ideia, assim como o endereço ou sobre sua família.

Tudo vai depender do seu conhecimento sobre o seu próprio negócio para saber quais são as melhores informações para segmentar bem o seu público.

Invista no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para se vender hoje em dia e que está se tornando cada vez mais sofisticada.

É lá que o seu público mais quente está, ou seja, é para esse público que você deve dedicar mais a sua atenção.

Colete informações que possam ajudar efetivamente em suas vendas, criando promoções para aniversariantes, por exemplo, ou em datas especiais.

Sabendo o sexo e a idade do seu público, você poderá criar uma promoção exclusiva para o dia das mães, o dia dos pais ou o dia das crianças, por exemplo.

E melhor do que isso: Você vai saber quais são os produtos que podem vender mais em cada época. Seus contatos de e-mail devem estar sempre segmentados e em listas diferentes. Essa é a melhor forma de fazer com que suas vendas atinjam o público certo.

O nosso Gerenciamento de Servidor é tabelado conforme analise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc.

Como coletar informações?

Não existe um passo a passo definitivo para que você possa coletar esse tipo de informação de seus clientes. Existem sim, diversas estratégias diferentes e que podem funcionar ou não com o seu tipo de negócio.

Promover um conteúdo gratuito em troca dessas informações, por exemplo, é uma boa ideia, mas lembre-se de, não importa qual seja esse conteúdo, ele precisa ser de qualidade, pois vai gerar a confiança necessária para que você possa transformar esse leed em um cliente de fato.

Existem também outras possibilidades, como colocar um formulário em seu próprio site. É uma forma bastante eficiente se você tem um bom tráfego diário.

Além disso, não se deve dispensar o uso das redes sociais e nem da contratação de profissionais de banco de dados, que exigem um maior investimento, mas que também podem coletar informações mais precisas e que poderão ser usadas por você para alavancar suas vendas.

Fazer um banco de dados para aumento das vendas sem dúvidas não é uma tarefa fácil, mas é bastante útil, como pudemos perceber aqui.

O primeiro passo é sempre conhecer o seu negócio e, então, saber em que direção você deve caminhar para que o seu objetivo seja atingido. É um processo que exige paciência e tempo, mas que no fim, vale a pena.

Gostou de nosso post? Compartilhe: