Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Backup secundário em Cloud: Por que fazer?

13/08/2018 às 14:40 Hospedagem de Sites

Backup secundário em Cloud: Por que fazer?

Quando falamos sobre ter seu próprio negócio online, é indispesavel o marketing digital. São diversas as razões que podem fazer o seu site sair do ar.

Ataques de hackers, pane no servidor, problemas com a hospedagem, entre muitas outras. Por esse motivo, é sempre importante manter os backups em dia, em qualquer circunstância.

Mas, como já foi experimentado por diversos donos de sites, apenas um backup pode não dar toda aquela segurança.

Muitas vezes mesmo com um backup feito, seu site pode ter problemas, pois ele também pode sofrer algum tipo de dano.

E é aí que começamos a falar sobre backup secundário em cloud.

Por que fazer? Será que vale mesmo a pena? Será que é realmente necessário? Quais são as principais vantagens?

É exatamente sobre esse assunto que o texto de hoje irá falar. Se você pensa em formas alternativas para fazer com que a segurança de seu site seja ainda maior e melhor, acompanhe.

Mas primeiro, você sabe o que são os termos backup secundário e backup em cloud?

O que é Backup Secundário?

O backup secundário nada mais é do que um secundo backup que você faz para ter certeza que os seus arquivos estão em um local seguro e é usado caso os arquivos originais sejam corrompidos e os do backup primário também.

Esse tipo de armazenamento é usado para proteger dados inativos gravados de um disco rígido primário ou da nuvem, como veremos a seguir.

Alguns termos que também são usados para backup secundário são armazenamento secundário, memória secundária, armazenamento auxiliar e backup externo.

O backup secundário pode ser bastante econômico a longo prazo.

Como ele é acessado com menos frequência, os dados podem ser migrados para dispositivos de armazenamento secundários com desempenho e custos mais baixos.

Muitas empresas estão cada vez mais colocando um segundo backup como segurança caso ocorram problemas com os arquivos do primeiro backup.

Conheça o Cloud Privado! Os planos custam a partir de R$250,00 e possuem alguns diferenciais como o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso.

O que é Backup em Cloud?

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

É nada mais nada menos do que o backup feito de forma totalmente virtual, ou seja, em nuvem.

É um tipo de estratégia que vem sendo cada vez mais adotada no mundo, principalmente depois da grande expansão dos serviços de nuvem nos últimos anos. Existem três tipos de backup em cloud:

Backup em nuvem pública

Consiste na gravação de dados diretamente em provedores de infraestrutura em nuvem, como muitas empresas já fazem hoje em dia, Amazon, Microsoft e o próprio Google são alguns exemplos.

Backup em nuvem privada

É um processo bastante parecido com o citado anteriormente, com a diferença que você paga um datacenter para que ele realize esse trabalho para você em um espaço privado.

É importante lembrar que o backup em nuvem privada tem um custo maior do que o backup feito em nuvem pública.  

Backup em nuvem híbrida

É um processo um pouco diferente, feito de nuvem para nuvem e que mescla os outros dois tipos de navegação citados aqui.

Um dos pontos negativos é que esse processo exige um grau de aptidão maior da sua parte, já que acaba sendo mais complexo. 

 Leia também: Vantagens do Cloud Server

Quais são as principais vantagens?

Existem diversas vantagens que provam que fazer backup secundário em cloud pode ser uma boa opção para você. Algumas das principais delas são:

  • Redução de custos
  • Segurança na transferência de dados
  • Facilidade no acesso
  • Eficiência
  • Simplicidade

Vamos falar mais profundamente sobre cada uma dessas vantagens para explicarmos melhor para você como cada uma delas pode ajudar o seu negócio.

Redução de custos

Manter os custos baixos é algo que qualquer empreendedor online quer, não importa o tamanho do seu negócio.

Como o backup secundário em cloud não exige que você gaste muito, essa opção se torna extremamente atraente para quem possui um negócio online.

Segurança na transferência de dados

O bakcup feito em cloud tem cada de um de seus arquivos criptografados antes de serem transmitidos para um data center externo.

Isso dificulta o acesso de hackers, que muito dificilmente irão conseguir penetrar nesses arquivos e serão enviados com segurança do seu servidor para o datacenter.

Facilidade no acesso

Ter dados em cloud permite que você tenha acesso aos dados a qualquer momento e em qualquer lugar, não tendo que ficar preso a uma máquina em especial.

Enquanto houver acesso à internet, através de qualquer tipo de dispositivo, todos os arquivos estarão prontamente disponíveis.

Eficiência

O backup em cloud é um processo totalmente seguro, já que utliza tecnologia de ponta para compactação, criptografia, não duplicação de dados, virtualização de servidores, virtualização de armazenamento, proteção específica a aplicativos e muitas outras coisas.

Isso faz com que o processo seja muito eficiente e confiável para qualquer um que deseje realiza-lo.

Simplicidade

Esse tipo de backup é feito de forma simples, rápida e fácil, com apenas alguns cliques é possível encontrar e restaurar arquivos.

E é justamente essa simplicidade que torna o backup em cloud torna uma ótima opção para quem não é expert nesse tipo de assunto.

A segurança do seu negócio online é algo que não deve ser subestimada jamais, ela precisa ser sempre uma prioridade para que você possa realizar todas as outras tarefas com tranquilidade e sabendo que elas podem funcionar.

Mas quando falamos em por que fazer backup secundário em cloud, não estamos apenas falando de como melhorar a segurança do seu site, mas também em como você pode reduzir custos, tornar esse processo mais fácil e menos burocrático.

Isso sem falar na otimização, já que você pode acessar a nuvem de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: