Atualização constante: 7 dicas para estudar programação

11/06/2019 às 15:12 Ajuda

Atualização constante: 7 dicas para estudar programação

Não importa qual seja a sua profissão, quando você se atualiza, isso é sempre um diferencial que te mantém em destaque no mercado de trabalho.

Porém, quando falamos de profissionais que trabalham pela internet, a atualização não é apenas um diferencial, mas uma verdadeira obrigação.

É o caso dos programadores, já que os programas e aplicativos tendem a mudar com bastante rapidez, o que faz com que esses profissionais tenham que aprender cada vez mais coisas para se manterem dentro das novidades.

Por essa razão separamos hoje 7 dicas para estudar programação e se manter sempre atualizado. Quer saber quais são elas? Leia o texto até o fim e confira!

Estude mais de uma linguagem

Aprender diferentes linguagens com filosofias diferentes ensinará diferentes maneiras de pensar sobre os mesmos problemas.

E isso faz com que você expanda sua mente e, consequentemente, expanda a sua criatividade.

É claro que você deve começar com apenas uma linguagem no início de tudo, mas uma vez que você já está seguro com ela, expanda seus conhecimentos.

Tente e tente outra vez

Se há uma dica para estudar programação que pode ser aplicada em praticamente qualquer situação da sua vida é essa, nunca deixe de tentar.

Quanto nós estamos acostumados com apenas um tipo de trabalho ou a lidar com apenas um tipo de problema, nós acabamos ficando em uma posição confortável, que impossibilita o nosso crescimento.

O grande problema ocorre quando tentamos diversas vezes e acabamos falhando. Mas a verdade é que isso acontece com todo mundo, então tente outra vez.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Tenha um projeto

Ter um projeto seu permite que você possa experimentar basicamente o que quiser para expandir seus conhecimentos em programação, misturando diversas linguagens e resolvendo problemas que muitas vezes você nem sabia que existiam.

O seu projeto pode ser algo pessoal, como um hobbie ou um site feito exatamente para ser seu portfólio. O importante é que, nesse projeto, suas habilidades como programador sejam desenvolvidas e, é claro, melhoradas cada vez mais.

Para que isso seja ainda mais eficaz, você pode traçar objetivos concretos de aprendizado, o que com certeza vai acabar fazendo de você um profissional versátil e em atualização constante.

Leia também: Melhor hospedagem de site

Leia materiais relevantes sobre programação

Outra dica para estudar programação extremamente relevante, mas que acaba sendo esquecida por muitos.

O nosso conselho aqui é ler não apenas ler sobre o processo de codificação sozinho, mas aumentar o conhecimento do seu domínio enquanto você faz o trabalho de codificação.

Na maioria das situações da vida real, se você estiver envolvido em escrever código para um cliente ou um trabalho em particular, a equipe desse cliente possuirá conhecimento completo de seus negócios, sobre como ele funciona e tudo o mais que houver para saber sobre isso.

O problema é que eles não sabem como escrever o código de um programa para melhorar esse processo. Ler conteúdo relevante para entender a mente do cliente também é importante.

Nunca deixe de praticar

Se você quer ser um profissional diferenciado, essa é uma das principais dicas para estudar programação.  Você provavelmente já deve ter ouvido o ditado “a prática leva à perfeição” e ele é extremamente válido, não importa em que profissão você esteja.

Mas quando falamos especificamente de programação, isso se torna ainda mais verdadeiro, já que sua primeira exposição é através de livros ou outros métodos teóricos, enquanto o trabalho real precisa ser feito.

A dica aqui então é pegar qualquer projeto de modelo e começar a trabalhar nele. Alguns especialistas sugerem projetos pessoais como um ponto de partida efetivo.

Simplesmente pense em um projeto e comece a escrever os códigos. Você pode sentir que não está chegando a lugar nenhum, mas, lentamente, as coisas vão começar a acontecer.

Quanto mais você praticar sua codificação durante seus dias de aprendizado, mais cedo você se sentirá confiante para assumir qualquer tarefa de codificação. E é por isso que afirmarmos: A prática leva a perfeição.

Você também pode se interessar: Vantagens de criar um blog

Não tenha medo de pedir ajuda

A ideia de fazer tudo sozinho e por conta própria é bastante tentadora, mas contar com a ajuda de pessoas que já passaram pelos mesmos problemas que você pode ser essencial.

Seja online ou presencialmente, não tenha medo de pedir ajuda, pois todos os programadores já estiveram em seu lugar antes.

Além disso, a maioria dos desenvolvedores adora codificar e, se há uma coisa que os indivíduos apaixonados apreciam, é compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.

Essa é, sem dúvidas, uma das principais dicas para estudar programação.

Aprenda com exemplos (e seus erros)

Uma das melhores maneiras de conseguir grandes avanços ao estudar programação é observar o código de outra pessoa e entender como eles pensam sobre os problemas.

Uma ótima dica para isso é encontre um parceiro de estudo com quem você possa fazer experimentos. Isso ajuda em diversos casos, até porque você também aprende com os erros que comete e com os erros que seu parceiro comete.

Como já deixamos claro aqui, quanto mais ajuda você tiver, melhor para o seu desenvolvimento.

Conclusão

Quando você é um profissional de programação, você deve estar disposto a passar por mudanças assim como o mercado e as formas de trabalho também passam.

Talvez versatilidade seja a palavra que mais se encaixe para descrever uma das principais características que você deve ter para se mostrar profissional de destaque.

É claro que seguir essas dicas para estudar programação e se manter em atualização constante também ajudam – e muito – a fazer com que você tenha esse destaque.

Portanto, não deixe de trabalhar, mas também reserve um tempo para se manter informado sobre as novidades da sua área. É isso que diferencia um bom profissional de um ótimo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: