Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

As tendências de redes sociais para usar em 2018

29/01/2018 às 15:30 Marketing Redes Sociais

As tendências de redes sociais para usar em 2018

Não pode-se negar que as redes sociais estão dominando o marketing digital e são uma ótima fonte de receita. Elas sofrem constantes mudanças e quem trabalha nessa área precisa estar atento, cada vez mais. Todo ano são lançados novo desafios e a forma com que cada empresa lida com essas mudanças podem afetar diretamente seu negócio. Para que você alcance seus objetivos na redes sociais é preciso entender o atual cenário e o futuro. Se você ficou curioso para saber quais são as tendências das redes sociais para 2018, leia esse artigo até o final e saiba mais.

Crescimento de comunidades

No ano passado, foi possível observar o crescimento e fortalecimento das comunidades das redes sociais. Essa é uma tendência que ganha ainda mais força em 2018. Os conhecidos grupos das redes sociais como o LinkedIn e Facebook são as ferramentas cada vez mais usadas pelas empresas virtuais e físicas de todo o Brasil. O principal objetivo é engajar todos os seus seguidores e fortalecer a relação entre cliente-empresa.

Quando são bem gerenciados e relevantes para os internautas, essas comunidades podem auxiliar na construção do perfil das empresas e pode-se ver neles uma enorme possibilidade de aumentar o tráfego orgânico. Vale ressaltar que as marcas também possuem grupos que estão sempre presentes em seus perfis. As pessoas que sempre comentam, reagem ou compartilham suas publicações, não devem ser deixadas de lado. Aproveite e leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog

Conteúdo gerado pelo internauta

O cenário atual revela consumidores extremamente ativos e com opiniões de peso. Os seguidores das marcas não querem somente sentir que estão sendo representados pelo que veem nas redes sociais, ou seja, ele querem se sentir com verdadeiros personagens daquela construção. Uma dica para adaptar-se a essa realidade é investir nos conteúdos que são gerados pelo próprio usuário. Já pensou em construir um perfil no Instagram só com postagens de usuários?

Essa é uma nova tendência que pode trazer um excelente retorno para sua empresa. Um bom exemplo é a otimização do gerenciamento das redes sociais. Se seu perfil no Instagram é todo feito pela sua própria comunidade de fãs, você não precisa se preocupar tanto com a produção de conteúdo e pode focar nas suas estratégias de vendas. Se um conteúdo focado no usuário gera muito engajamento, imagine um totalmente produzido por eles? Explore esse potencial, ao máximo.

Conteúdo efêmero

Mais uma das tendências das redes sociais para 2018. Nos últimos 3 anos, você pode perceber um notável crescimento de conteúdos efêmeros nas redes sociais. Mas o que é um conteúdo efêmero? São momentos passageiros. Por exemplo, um Stories fica somente 24 horas no ar e se o internauta perder aquele momento, talvez nunca mais conseguirá vê-lo novamente. A maior vantagem desse tipo de conteúdo é que ele cria senso de urgência no usuário, ou seja, ele faz com que as pessoas não queiram perder aquele precioso momento.

Tudo isso cria uma enorme engajamento entre os usuários que tem um único momento para vivenciar e compartilhar aquele tipo de conteúdo. Outro valor que o conteúdo efêmero pode transmitir é a autenticidade. Por serem feitos de forma rápida, eles mostram toda a realidade da empresa e estreitam a relação entra a marca e seu público. Além disso, essa é uma forma de incentivar o consumo mobile entre os internautas, que também é uma forte tendência para esse ano. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis? 

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

Acesso via mobile

Praticamente todas as pessoas tem um smartphone. Parece uma informação banal, mas você sabe do impacto disso para seu negócio? Segundo pesquisas recentes, mais de 2,4 bilhões de pessoas serão ativas no universo mobile em 2018. Isso representa um nicho enorme para o mercado e a tendência é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos. Várias empresas já estão fazendo um investimento pesado para conseguir tráfego orgânico via mobile.

Você deve entender os hábitos do consumidor, pois isso será essencial para o sucesso de sua estratégia, visando sempre uma otimização na experiência do usuário com seu produto ou serviço. Se sua empresa ainda não adaptou seus conteúdos para dispositivos móveis, provavelmente vai ficar fora do mercado. Essa também é uma forte tendência das redes sociais para usar em 2018.

Foco na geração Z

Os jovens que fazem parte da geração Z tem idades entre 6 e 24 anos e tomam conta das redes sociais, literalmente. Se isso não é uma preocupação para sua empresa, é melhor repensar o assunto. Esses usuários tem uma enorme participação no mercado de consumo e as redes sociais afetam diretamente todos os hábitos de consumo dessa geração. Nada menos do que 80% de suas compras são influenciadas pelo que esse público vê nas redes sociais.

Além disso, grande parte dos contatos dessas pessoas também fazem parte das redes sociais, o que facilita a difusão de informação sobre todos os produtos ou serviços das empresas virtuais. Esses jovens da geração Z oferecem grandes oportunidades de negócio, pois quando tem uma experiência positiva com a empresa, se tornam defensores dela. Vale ressaltar que o contrário também acontece e quando esse público é decepcionado por qualquer motivo, podem ser tornar um pesadelo para qualquer empreendimento.

Conteúdo audiovisual

É praticamente impossível acessar qualquer rede social e não encontrar uma vasta quantidade de conteúdos em vídeos. Eles já são uma tendência há algum tempo, mas em 2018 essa estratégia vai tomar conta das redes sociais. A previsão é que, até 2022, 85% de todo o tráfego da internet será gerado através de vídeos. Para se ter uma ideia, somente no Facebook, meio bilhão de internautas consomem vídeos todos os dias. Se quiser que sua empresa prospere, invista em vídeos o quanto antes!

Ainda tem dúvidas sobre as tendências das redes sociais para usar em 2018?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos

Gostou de nosso post? Compartilhe: