Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Armazenamento ou backup em nuvem? Entenda os dois termos

11/10/2017 às 16:35 Ajuda

Armazenamento ou backup em nuvem? Entenda os dois termos

A computação em nuvem trouxe uma série de ferramentas e recursos interessantes para empresas e usuários comuns. Dois desses serviços são, especificamente, muito utilizados por empreendedores e empresários: o armazenamento de dados e o backup dessas informações em nuvem. O cloud computing é uma tecnologia que trouxe uma série de vantagens para diferentes mercados. Se antigamente era necessário contratar um servidor com um limite de armazenamento pré-determinado, atualmente já é possível pagar apenas pela banda que consumiu. E a outra grande vantagem desse tipo de serviço é a possibilidade de acessar os arquivos de qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Contudo, no momento de escolher qual é o serviço mais indicado para sua empresa, muitos empresários não sabem decidir entre o armazenamento ou backup em nuvem seguro.

E para ajudar a esclarecer essa questão, trouxemos mais informações sobre os dois tipos de serviços – e suas principais diferenças. Confira!

O que é armazenamento na nuvem?

O armazenamento na nuvem é um tipo de serviço que oferece um espaço para que uma grande variedade de arquivos possam ser alocados. É muito utilizado por empresas que precisam compartilhar e ter acesso a documentos, planilhas e arquivos em tempo real. Especificamente entre setores.

Se o time de marketing precisa passar um arquivo rapidamente depois de editá-lo, é possível realizar ação diretamente na nuvem. Nesse mesmo tempo, o pessoal de um outro departamento pode ter acesso a esse arquivo em tempo real. O que aumenta a produtividade do time e a interação entre os departamentos/equipes de uma empresa.

É possível armazenar qualquer tipo de arquivo na nuvem, desde documentos, planilhas, arquivos, vídeos, imagens, filmes etc. E diferente das hospedagens comuns, a grande vantagem desse tipo de ferramenta é a possibilidade de poder pagar apenas o espaço que consumido.

Por exemplo: se você utilizou apenas 20 MB de espaço durante o mês, só pagará pelo conteúdo consumido. Não sendo necessário contratar um serviço que ofereça 1 GB para, no fim, a empresa não utilizar nem a metade disso.

Vantagens do armazenamento em nuvem

  • É rápido e bastante prático de ser acessado;
  • É possível compartilhar e visualizar arquivos entre equipes, em tempo real, o que aumenta a produtividade e a interatividade da equipe;
  • Possui um excelente custo-benefício, já que o empresário só pagará por aquilo que pagou e nada além disso; e
  • Capacidade de acessar os arquivos 24 horas por dia, todos os dias de ano, a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

_BANNERREVENDAAQUI

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

O que é backup em nuvem?

O backup em nuvem é um serviço que possui características semelhantes ao armazenamento em nuvem, com a diferença de que este é realizado com uma periodicidade pré-determinada, diferente do armazenamento que, muitas vezes, é feito diariamente. O backup é, resumidamente, uma cópia de segurança dos arquivos alocados dentro de um servidor.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com muitos arquivos e informações sensíveis, então é necessário realizar backups periódicos para proteger esses dados de alguma eventualidade.

Problemas como roubo de computador, corrupção de arquivos, documentos deletados (acidentalmente ou não) e uma série de outras eventualidades poderão afetar drasticamente a rotina de sua empresa.

Ao contar com o serviço de backup na nuvem, no entanto, será possível recuperar esses arquivos. Já que eles estarão hospedados em um servidor virtual, disponível para ser acessado 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês e 12 meses por ano.

Vantagens do backup em nuvem

  • Não será necessário investir em servidores locais, o que representa econômica tanto em manutenção quanto na contratação de mão de obra;
  • Acesso rápido aos arquivos;
  • Possibilidade de realizar cópias de segurança de forma automática, garantindo mais segurança e proteção para os documentos mais importantes da empresa;
  • Caso algum problema aconteça, é possível realizar a recuperação dos arquivos com apenas alguns cliques;
  • Possui um excelente custo-benefício.

Principais diferenças entre os dois serviços

Se você ainda está confuso, não fique assustado. Realmente, os dois serviços são muito parecidos entre si, já que seus propósitos são o de alocar os arquivos em um servidor virtual. Contudo, podemos dizer que a principal diferença entre as duas ferramentas é a finalidade e as necessidades da empresa. O backup é um serviço que pode ser realizado diariamente, semanalmente, mensalmente ou por trimestres. Ele realiza as cópias, manualmente ou automaticamente, garantindo a segurança do trabalho.

O armazenamento, por sua vez, é um serviço que possibilita o armazenamento de qualquer tipo de arquivo para qualquer finalidade. Nesse caso, não é realizado nenhuma cópia desses arquivos. Caso sejam deletados, eles serão excluídos de forma definitiva.

Qual é a melhor opção para sua empresa

Depois de conhecer as principais características e vantagens dos tipos de serviço, chegou a hora de analisar e avaliar qual é a melhor opção para a sua empresa. Se a necessidade é compartilhar e editar arquivos em tempo real, mantendo-os em um local seguro e de fácil acesso, então o armazenamento em nuvem pode ser o serviço mais indicado. Nessa situação, a dica é escolher por uma empresa que ofereça a criptografia dos arquivos. Isso fará com que eles se tornem seguros contra hackers e pessoas mal intencionadas. Se você estiver procurando por um servidor para criar cópias de seguranças dos arquivos e documentos da empresa, então o backup é o mais indicado para essa situação. Será necessário realizar uma análise minuciosa sobre o que os dois serviços oferecem e quais são as necessidades reais de sua empresa.

A maioria das empresas utilizam os dois serviços da computação em nuvem: tanto o armazenamento quando o backup. Pois, como você pôde ver, ambos possuem funcionalidades distintas e, de certa forma, se complementam. Um será utilizado para armazenar os documentos de todas as espécies, enquanto outro será utilizado para guardar os arquivos mais importantes da empresa. Aqueles que não podem ser perdidos sob hipótese nenhuma. Depois de entender os dois termos, você será capaz de decidir qual é a opção mais indicada para sua empresa, armazenamento ou backup em nuvem.

Gostou das dicas e informações apresentadas nesse artigo? Então continue a visita e baixe nosso E-book “Site Invadido? E agora?”. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário com suas questões para que a gente possa ajudar a solucionar os seus problemas!

Gostou de nosso post? Compartilhe: