All-in-One Wordpress Migration, migração rápida e fácil.

All-in-One Wordpress Migration, migração rápida e fácil.

Categoria: WordPress

14/04/2017 às 09:20

All-in-One Wordpress Migration, migração rápida e fácil.

Mudar de provedor algumas vezes é um procedimento complicado para quem não está acostumado com paineis administrativos, terminais, bancos de dados, etc, e é por isso que existem algumas ferramentas complementares que ajudam nesse processo tão importante. Saiba também como escolher um tema no wordpress para site e muito mais!

São muitas as opções de plugins que você pode encontrar no repositório oficial do Wordpress, alguns com recursos avançados, outros mais simples, e trazendo um misto entre os dois, traremos o All-In-One WP Migration, que tem uma apresentação limpa e algumas poucas opções fantásticas agregadas a essa facilidade de uso.

Preparativos

Como em outros artigos, os preparativos são importantes e essenciais para que frente a qualquer imprevisto possamos recuperar arquivos, configurações e dados. Por isso esteja atento a:

  • Backup atualizado;

  • Instalação Wordpress atualizada;

  • Uma instalação limpa em seu novo servidor com o plugin All-in-One WP Migration;

  • Espaço suficiente em ambos os servidores para comportar os arquivos extras (backups);

  • Dê preferência para migrações noturnas, os efeitos são menos visíveis pelos visitantes;

 

Instalação & Ativação

Qualquer plugin pode ser instalado diretamente pelo painel ou mesmo upload via FTP, para que seja mais fácíl, em seu painel acesse Plugins >Adicionar novo, busque por “All-in-One WP Migration”, o processo de instalação é bem rápido.

Com tudo pronto, basta ativar o plugin, essa é a parte fácil, e logo estaremos na mais fácil ainda, migrar!

Exportar site, alguns cliques e “Voilà!”

 

Algumas hospedagens oferecem ferramentas de migração, mas nem todas são fáceis ou compatíveis com o seu novo provedor, outro problema é a quantidade de informações que precisam ser alteradas, mas como o objetivo é facilitar sua vida, essa tarefa fica mais rápida com o plugin.

Em seu painel acesse All-in-One WP Migration >Export, uma página bem simples irá aparecer e as configurações são bem rápidas, são elas:

**Find Replace with in the database ** - Insira textos que existem em seu site atual mas que vão mudar no novo provedor, por exemplo uma mudança de nome, url, etc.

Com um funcionamento bem simples, são dois campos onde devem ser adicionados textos para serem substitutdos em sua nova instalação.

Advanced options (clique para expandir) - São elas:

  • Do not export spam comments - Não exportar comentarios marcados como SPAM. (Marcado)

  • Do not export post revisions - Não exportar as revisões de texto, somente o conteúdo publicado. (Marcado)

  • Do not export media library (files) - Não exportar as mídias. (Desmarcado)

  • Do not export themes (files) - Não exportar temas. (Desmarcado)

  • Do not export must-use plugins (files) - Não exportar plugins de uso obrigatório. (Desmarcado)

  • Do not export plugins (files) - Não exportar plugins. (Desmarcado)

  • Do not export database (sql) - Não exportar base de dados. (Desmarcado)

  • Do not replace email domain (sql) - Não substituir o email na instalação. (Marcado)

 

Export to - Menu com as opções de exportação, nessa versão é possível utilizar apenas o modo Arquivo (File).

Após essas configurações e exportação basta fazer o download do arquivo que será disponibilizado no menu Backups, uma dica é realizar esse download diretamente no novo servidor caso tenha acesso SSH ou se sua nova equipe de suporte possa realizar o procedimento, realize o download diretamente na pasta ai1wm-backups (wp-content/ai1wm-backups/), lembra-se do terceiro item dos preparativos? Seu link direto será algo como: http://exemplo.com.br/wp-content/ai1wm-backups/exemplo.com.br-20170410-013421-494.wpress. Você precisará estar com ambos os servidores online, dependendo do novo servidor você tem uma URL temporária, caso contrário o acesso via hosts local vai te ajudar com essa tarefa.

 

Importação na casa nova!

Arrumar seu novo ambiente não da nenhum trabalho, um procedimento importante é realizar uma instalação limpa do wordpress em seu novo provedor (consulte sua equipe de suporte), ele será a base para a migração, se seguiu a dica anterior basta acessar All-In-One WP Migration >Backups que seu arquivo estará listado e pronto para ser restaurado em apenas alguns cliques, caso contrário acessando o menu All-In-One WP Migration >Import você pode arrastar seu arquivo de migração para o quadro Drop & Drop to upload ou Import from >File, aguarde o carregamento e confirme a substituição dos arquivos e dados.

Não deixe de confirmar a mensagem de alerta que aparecerá logo em seguida, é a confirmação da substituição dos arquivos necessários para a migração ser concluída.

Backups, cópias de segurança nunca são de mais

O último menu da lista, mas não menos importante é o de backups, que pode te ajudar quando por algum motivo você não pode realizar a migração no dia previsto, incluir um novo artigo, ajustes no novo provedor, caiu a internet, você pode gerar quantos arquivos forem necessários para manter uma cópia mais recente.

Existem apenas três botões, Download, Restore e Delete, use-os com sabedoria.

Conclusão

Seja qual for o motivo, uma migração é algumas vezes algo trabalhoso e demorado, muitos ajustes a serem feitos e as vezes não sai como o esperado, porém com algumas dicas e preparativos apresentados nesse tutorial você pode pular toda a parte chata e trabalhosa e em alguns minutos realizar a migração entre servidores e por fim testar e apontar seu domínio para o novo provedor. A ISBrasil tem Hospedagem para WordPress e o que você precisar!

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top