Afinal, existe antispam em nuvem? Esclarecemos essa dúvida!

25/07/2018 às 15:27 Ajuda

Afinal, existe antispam em nuvem? Esclarecemos essa dúvida!

O uso de antispam é extremamente necessário num mundo onde os ataques virtuais crescem a cada dia.

As empresas estão buscando se prevenir contra o roubo de informações e vem optando por soluções inovadoras no mercado, entre elas o tão falado antispam na nuvem. Sim, ele existe!

Os serviços de e-mail costumam ter um monte de falhas que abrem caminho para hackers invadirem sistemas, enviando links maldosos por e-mail ou mesmo conseguindo infectar todo o sistema.

Se para um criminoso já não é difícil entrar em sistemas criptografados e de alta segurança, imagine quando há tantas brechas.

Para se ter uma ideia melhor desse problema, de acordo com uma pesquisa do Abrahosting, cerca de 97% dos e-mails que são veiculados na internet são spams.

A grande maioria do lixo eletrônico encontrado em contas de usuários comuns são extremamente maliciosos, por mais que não pareçam.

Para barrar o avanço das estratégias hackers, algumas empresas lançaram no mercado solução de antispam na nuvem, que possuem tecnologias mais avançadas e que aumentam o grau de proteção de informações e dados, o que é essencial para empresas de todos os tamanhos e setores.

Para quem o antispam na nuvem é indicado?

As empresas que utilizam servidores de e-mail dentro de uma estrutura de TI, como o Microsoft Exchange, entre outras opções de ferramentas de e-mail corporativo são as que melhor podem aproveitar os benefícios do antispam na nuvem.

É importante frisar que se seu pequeno negócio usa contas de e-mail por meio de serviços como Gmail e Microsoft Office 365, por exemplo, nestas próprias soluções existem ferramentas antispam embutidas.

O antispam nuvem é ideal para empresas que estão em pleno crescimento no mercado.

Se a sua empresa está com uma crescente demanda de e-mails, o ideal é que você já comece a pesquisar e pense em adquirir o serviço num curto prazo.

Toda empresa que tiver um servidor de e-mail interno tem tudo para se beneficiar com o uso do antispam na nuvem.

A ferramenta auxilia bastante na segurança das informações e atua ativamente buscando zerar todas as vulnerabilidades que existam no seu sistema.

Com o antispam, é possível ganhar mais eficiência em seus serviços e evitar a grande maioria dos ataques virtuais.

Confira também quais são as vantagens do Cloud Server.

Quais são as diferenças entre um serviço de antispam tradicional e o antispam na nuvem?

A primeira vantagem do antispam na nuvem é que ele é constantemente atualizado e de maneira automática, o que é uma “mão na roda” para deixar essa tarefa de lado e focar em coisas mais importantes.

Assim como outras soluções na nuvem, o antispam sempre passa por atualizações para que consiga manter o nível de proteção das informações guardadas, eliminando a grande maioria das ameaças virtuais.

Já no caso de serviços de antispam tradicional, a atualização é feita manualmente e não possui um grau muito alto de proteção.

O que gera uma perda de eficiência no trabalho, por conta do tempo gasto para atualizar a ferramenta.

Se pensarmos por este lado, o antispam na nuvem traz muito mais segurança a um servidor de e-mail, já que pelas atualizações constantes, ele já se encontra resistente e operante contra os novos meios de ataque que surgem dia após dia.

Na grande maioria dos serviços do gênero oferecidos no mercado, as empresas contam com uma equipe de profissionais de suporte técnico especializado para fazer todo o processo de atualização com máxima eficiência.

Quem trabalha com antispam tradicional precisa fazer as atualizações sozinho ou então contratar um profissional de TI para fazer todo o trabalho, o que sai bem mais caro e é menos prático.

Outra vantagem do antispam na nuvem é que ele costuma filtra 9 entre 10 mensagens recebidas, podendo lidar com um volume gigantesco de e-mails sem nenhuma dificuldade e evitando que links maliciosos cheguem em sua caixa de entrada.

Dessa maneira, sua equipe interna não irá perder tempo e não instalar vírus em sua rede de computadores por engano, simplesmente por clicarem em alguns links maliciosos contidos nos spams.

O que faz o antispam em nuvem?

Em resumo, o antispam na nuvem consegue filtrar o lixo eletrônico com muito mais eficiência do o serviço de antispam tradicional e ainda poupa sua empresa de precisar contar com uma infraestrutura de TI, sem que seja realmente necessário.

O aumento de produtividade também é garantido, já que com a filtragem, o antispam na nuvem acaba descarta os e-mails maliciosos, fazendo com que cheguem para você apenas e-mails confiáveis e importantes para o seu negócio.

Outro problema enfrentado por quem utiliza um serviço de antispam tradicional é a sobrecarga e os problemas internos que acontecem nos servidores de e-mail.

Quem nunca enviou uma mensagem e se deparou com a seguinte mensagem: “mail delivery notification”.

Isso indica que o e-mail enviado não foi recebido ou vice-versa e neste caso, o antispam tradicional acaba reenviando as mensagens para os remetentes, fazendo com que as mensagens fiquem perdidas.

Já com o antispam na nuvem, é possível reter esses e-mails até que o problema nos servidores seja resolvido, para entregá-los ao destinatário.

O serviço de antispam na nuvem também oferece aos usuários a possibilidade de criação de blacklist e whitelist, já que quem costuma receber muitos e-mails por dia, pode acabar perdendo alguma mensagem de vista por conta do filtro da ferramenta.

Com a funcionalidade, é possível criar listas de e-mails bons e confiáveis e também listas de e-mails duvidosos, fazendo com que o antispam consiga abrir exceções em certos casos e coibir o envio em outros.

Os recursos oferecidos por um antispam na nuvem são essenciais para empresas que queiram mais proteção na troca de mensagens via e-mail.

O serviço tende aumentar a produtividade e a organização de sua empresa, o que é excelente para os tempos atuais, onde é preciso aproveitar o máximo de tempo possível para elaborar meios de crescimento no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: