Acabar com a procrastinação: 8 técnicas para o trabalho

06/01/2020 às 10:19 Ajuda

Acabar com a procrastinação: 8 técnicas para o trabalho

Você se senta à frente do computador. Há uma pilha de tarefas, relatórios, e-mails importantes para ser enviados, ligações para fazer, mensagens a serem respondidas… Mas antes de colocar a mão na massa e fazer seu dia render, você abre o Facebook, curte algumas publicações, lê dois ou três artigos de blogs, comenta algumas fotos de seus amigos.  

E lá se foi uma hora (ou mais) de tempo precioso. O nome disso é tão e simplesmente procrastinação, uma palavra que já se tornou popular na atualidade, seja no ambiente de trabalho ou fora dele.

Procrastinar, no entanto, é normal e até natural, desde que não prejudique o cumprimento de metas e prazos para entrega de trabalhos.  

Quando a procrastinação toma tempo demais, ela pode não ficar restrita ao ambiente de trabalho, como até afetar outras áreas da sua vida, a exemplo de saúde e relacionamentos.

Para evitar que os adiamentos das tarefas mais importantes fujam do controle e atrapalhem o seu rendimento na vida profissional, separamos 8 técnicas comprovadas para acabar de vez com esse fantasma.

Já conhece o nosso serivço de Hospedagem de Site? O planos básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Não confie apenas na sua motivação

Estar motivado pode nem sempre funcionar, e quem afirma é Ian Taylor, um psicólogo especialista em estudos da motivação da Universidade de Loughborough, Inglaterra.

A questão é que a motivação é um mecanismo frágil e flutuante, que pode te levar a cumprir metas algumas vezes, e em outras não.

Em vez de confiar na força de vontade e ignorar as partes desagradáveis de uma tarefa, o mais recomendado é entender que tudo é importante e necessário para a realização de um objetivo maior.

É como correr uma corrida durante 30 minutos e começar a sentir dores nos músculos. Não é necessariamente algo ruim sentir dor, pelo contrário, faz parte do processo.  

O mesmo se aplica àquela ligaçãozinha chata: foque no resultado e evite dar força ao sentimento desagradável de cumprir essa etapa da jornada.

Melhore seu ambiente de trabalho

Sem dúvidas, essa é uma das mais importantes técnicas para acabar com a procrastinação no trabalho. Se seu espaço de trabalho comum não ajuda de modo nenhum para seu rendimento, pense em mudar o local.

Procure um parque, uma cafeteria ou simplesmente outra sala.  Mudar fisicamente de lugar e trabalhar em um ambiente diferente pode ser tudo o que você precisa para oxigenar suas ideias, ganhar mais energia e dar aquele empurrãozinho na sua produtividade.

Leia também: Como criar um blog?

Escreva listas de tarefas

Quando falamos em técnicas para acabar com a procrastinação no trabalho, é essencial falarmos também de uma lista de tarefas. 

É simples e pode levar apenas alguns minutos valiosos do seu dia que se refletirão positivamente no final do expediente.  

Escreva duas listas de tarefas, uma com as mais importantes, urgentes, que precisam ser feitas com prioridade. Outra com as mais simples, com menos urgência e que podem ser feitas em outro momento.

Comece o dia pela tarefa mais complicada. Se puder, deixe a lista pronta no dia anterior e já comece sua jornada no dia seguinte com clareza sobre suas prioridades e muito menos estresse.

Participe de grupos de accountability

Conceito bastante popularizado entre governantes, accountability é simplesmente a tarefa de verificar o bom uso dos recursos em prol da população.

No ambiente de trabalho, é possível pedir para outras pessoas avaliarem a realização de suas tarefas.

Uma boa alternativa é participar de grupos online em que os membros compartilham o estágio de execução de suas tarefas e assim conseguir apoio, ou simplesmente, uma dose saudável de pressão.

Elimine distrações e mantenha o foco

É muito fácil se perder em intermináveis atualizações de redes sociais e outros passatempos da internet em vez de se focar no que interessa.

Para evitar a perda de tempo, crie o hábito de desligar-se completamente desses aplicativos e sites, além de e-mails e telefones quando estiver empenhado em realizar uma tarefa importante.

Considere também utilizar uma ferramenta online no controle de sua atenção e dispersão. Uma dica é o Freedom, uma página que controla outros websites e aplicativos durante um período especialmente programado por você.

Dessa forma é mais fácil evitar as tentações e manter o foco no que é mais importante.

Crie uma timeline para a realização de tarefas

Lembra-se de quando, nos tempos de escola, tinha uma tarefa para ser feita, um trabalho para ser escrito e você pensava ter todo o tempo do mundo para concluir? O resultado você se lembra bem: pânico para terminar tudo um dia antes do prazo terminar.

Evite a sensação de estar em cima da hora com a criação de uma timeline com o registro do tempo necessário para a conclusão de cada minietapa necessária.

Dividir o projeto em “pedaços” ajuda a visualizar o prazo necessário para o término dos trabalhos de uma forma mais realista. Com as etapas mais simplificadas, fica mais simples acompanhar o próprio progresso e evitar correr desesperado atrás do tempo perdido.

Busque inspiração diariamente

Um livro especial, uma música, um poema, um filme, uma viagem. Todos temos algo que nos inspira, nos faz sair do lugar e nos motivar a ir em busca de nossos objetivos.

Se você tem algo que te alimenta emocionalmente e ajuda a dar aquele empurrãozinho nas suas ações, então confie nisso.

Fontes de inspiração estão em todo lugar, como artigos de blogs, ou mesmo você pode simplesmente colocar um post-it na tela de seu computador com uma frase motivacional.  

Manter-se positivo também é um segredo para evitar a perda de foco e assegurar o ritmo de trabalho no médio prazo. Sem dúvidas, essa é uma das principais técnicas para acabar com a procrastinação no trabalho.

Você também pode se interessar: Hospedagem ilimitada existe?

Pare de tentar ser perfeito

Evite cair na armadilha do perfeccionismo e utilizar isso como desculpa para não cumprir as tarefas.

Claro que é importante imprimir a sua melhor marca na realização de seu trabalho, mas é preciso ter cautela para simplesmente não empacar porque as coisas não estão atendendo suas expectativas.

Pergunte a si mesmo se o projeto X realmente precisa atenção por mais tempo ou se você pode apenas seguir em frente para outra atividade.

A palavra-chave é bom senso. Faça um bom uso dele na hora de direcionar seu foco e sua energia e diga adeus à procrastinação.

Gostou de nosso post? Compartilhe: