A importância do uso de aplicativos para a produtividade de uma agência

24/05/2019 às 09:33 Ajuda

A importância do uso de aplicativos para a produtividade de uma agência

A tecnologia chegou com tudo. Na era digital, muitas empresas estão mudando o seu modelo de gestão e adotando soluções inovadoras.

As agências de comunicação e marketing, por exemplo, estão incentivando o uso de smartphones e aplicativos para que seus funcionários tenham mais comodidade e produtividade no trabalho.

Porém, a um tempo atrás o uso dos aplicativos e dispositivos móveis dentro da empresa era bastante contestado pelos gestores.

Isso acontecia porque na época, a maioria das empresas tinham um consenso que os aplicativos mais ajudavam a distrair a atenção dos colaboradores do que o trabalho em si.

Aos poucos, as agências perceberam que o uso de aplicativos pode aumentar a produtividade e facilitar a gestão operacional.

Os aplicativos podem facilitar a comunicação mais ágil, essencial para os dias de hoje e possuem vários benefícios que citaremos ao longo do texto.

Baixe já o Ebook Como abrir um negócio sem gastar muito.

Por que o uso de aplicativos é importante para uma agência?

Os aplicativos facilitam bastante a vida profissional. Hoje em dia, o que mais as agências precisam é produtividade.

Como a maioria das agências possuem equipes pequenas, é preciso se desdobrar para ter uma demanda razoável de clientes.

E com a ajuda dos aplicativos, é possível automatizar algumas tarefas e conseguir assim atender mais clientes com o mesmo número de colaboradores.

Isso é importantíssimo num mercado bastante concorrido. O número de agências, principalmente as pequenas agências (com até 5 funcionários) é gigantesco, então é preciso se destacar de alguma maneira.

A automatização de tarefas através do uso de aplicativos é essencial para que uma agência possa prestar um atendimento mais personalizado a seus clientes e prover mais serviços.

A maioria das agências possuem entre três e cinco clientes, o que parece ser um número bem pequeno, mas não quase tem também praticamente um funcionário para atender cada cliente.

Nesse sentido, usar aplicativos para aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais com outros tipos de softwares é essencial para manter a agência rentável e prestando um serviço de qualidade para seus clientes.

Confira quais são os principais benefícios que os aplicativos trazem para uma agência:

Mais agilidade e produtividade

O que as empresas mais buscam atualmente é aumentar a sua produtividade. Isso porque produzir mais, significa mais clientes, e consequentemente, mais lucro.

E quando se trata de agências, isso não é diferente. É preciso ganhar em agilidade para atender bem os clientes e os aplicativos possibilitam isto.

Por que seguir trabalhando com softwares manuais que só podem ser acessados em seu escritório, se existem serviços na nuvem que facilitam o processo? Os aplicativos podem ser baixados para dispositivos móveis como smartphones e também ser acessados por meio de desktop.

Isso agiliza a produção de conteúdo e gestão de dados como a produção de relatórios e checagem de métricas.

Atualmente, tudo está online e não há mais a necessidade de ter que esperar chegar no escritório para ter acesso a um relatório, você pode fazê-lo pelo celular.

Devido a necessidade que já citamos no texto, pelo baixo número de profissionais e alta concorrência, as agências precisam prover um trabalho dinâmico e isso torna os aplicativos indispensáveis durante o trabalho.

Além de acesso pelo smartphone, os aplicativos facilitam a automação de tarefas e diminuem as taxas de retrabalho, eliminando a maior parte dos erros em relatórios e refina a comunicação com o cliente.

Confira também: Por que WHM/cPanel?  

Redução de custos operacionais

Uma agência que trabalha online com a ajuda de aplicativos consegue reduz consideravelmente seus custos operacionais.

Adotar a cultura BYOD (Traga o seu próprio dispositivo, em português) é um dos princípios das agências atualmente. Assim, os colaboradores podem dispensar o uso de desktops da empresa em muitos casos.

O uso de aplicativos também facilitam bastante o trabalho em home office e o deslocamento dos colaboradores.

É possível, por exemplo, otimizar as reuniões através de videoconferências ou mesmo destacar os funcionários que moram mais próximos dos clientes para realizá-las presencialmente.

Isso diminui a necessidade de ter um escritório e isso ajuda na redução de custos com contas básicas como água e luz, manutenção de equipamentos, entre outros fatores.

A redução de custos é essencial para agências que não possuem um grande número de clientes e precisam potencializar ao máximo a sua margem de lucro.

Trabalho remoto

O uso de aplicativos traz mais liberdade para o colaborador. Muitas soluções utilizadas por agências estão salvas na nuvem e podem ser editadas e compartilhadas em tempo real.

Isso torna o trabalho muito mais ágil.  Com isso, é possível editar e fazer as alterações necessárias em relatórios pelo smartphone.

Também é possível manter o contato instantâneo com sua equipe por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, isso evita o custo com ligações telefônicas e traz muita agilidade para o compartilhamento de informações, além de estimular o entrosamento da sua equipe.

E a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, dá ao colaborador uma vantagem criativa.

Ele pode anotar e compartilhar suas ideias em tempo real, sem precisar esperar pelo próximo dia de trabalho. Isso pode ajudar no crescimento e na definição de estratégias inovadoras para os clientes da agência.

Conclusão

Como vimos durante o texto, os aplicativos trazem muito mais benefícios para as agências do que limitações.

Hoje em dia, é praticamente impossível não implementar nenhum aplicativo no dia a dia da agência.

Por isso, estudar as formas de otimizar o trabalho por meio destes gadgets é essencial para aumentar a produtividade dos colaboradores de uma agência, e consequentemente, os resultados obtidos pelos clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: