Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

A importância de um blog para seu e-commerce

A importância de um blog para seu e-commerce

18/04/2017 às 11:44Loja Virtual

A importância de um blog para seu e-commerce

Ter um e-commerce requer muito mais do que ter bons produtos e um site que funcione bem. É claro que esses dois itens são essências e que sem eles a loja virtual não funciona de forma nenhuma, mas eles são apenas a base do que se precisa para ter uma loja verdadeiramente rentável. Quem é ativo no e-commerce sabe que é preciso avançar muito mais no contato com os clientes para sua loja começar a ter relevância no meio em que está inserida e para isso acontecer existem diversas estratégias.

Uma delas é criar um blog para sua loja ou sua plataforma de vendas. Ter uma fonte de informação para divulgar os seus serviços e seus produtos é sempre interessante. Existem inúmeras razões para você manter um blog ativo sobre a sua loja virtual e nós destacamos algumas vantagens que você obtém trançando esse tipo de estratégia.

Antes de qualquer coisa, você tem que ter em mente que seu blog tem que ter um conteúdo relevante e não apenas divulgar produtos, isso não vai funcionar. Pense sobre o que seu público gosta de ler, o que os atrairia para voltar e os tornar clientes? Isso é o mais importante e imprescindível na hora de criar um blog para uma loja virtual. Por isso saiba o Passo a Passo para Criar um Blog. Não se esqueça da boa gramática e da relevância do assunto abordado, quando mais relevante for, mais o público acessará e estará ativo em seu blog. Bom, agora que você já sabe do que se trata esse conceito, vamos listar algumas vantagens que você pode ter em criar uma plataforma do tipo.

Vantagens de criar um blog para seu e-commerce

O público cria confiança

Quando você demonstra conhecimento sobre determinado assunto, o público começa a sentir que comprar determinado produto ou serviço de você vai valer a pena, porque você sabe do que está falando. Imagine alguém que tenha uma loja de informática e cria um blog falando sobre diversos lançamentos, sobre como resolver problemas, sobre como otimizar determinados aparelhos, etc. O público, que já se interessa pelo assunto, vai criar um laço de confiança na pessoa que mantém essa loja e mostra grande conhecimento em tudo isso citado aqui. Dessa forma, um possível cliente vai comprar com mais segurança e, possivelmente, vai indicar para alguém também. A confiança que você cria com seus clientes é uma das coisas mais importantes para manter uma loja ativa e um relacionamento bom com todos. Por isso essa é a primeira vantagem listada aqui.

Você gera mais tráfego pra sua loja

Um bom conteúdo vai gerar mais leitores e, consequentemente, mais pessoas sendo atraídas para as suas páginas de compras. A ideia é basicamente essa. Primeiramente, com seu blog você pode aplicar diversas ferramentas de SEO e melhorar seu posicionamento no Google, dessa forma, você já terá certa vantagem. Uma vez que uma pessoa nova acessa o seu blog e se interessa pelo seu conteúdo, você poderá ter diversos links que guiarão aquela pessoa para sua loja virtual. Com um blog, o número de acessos da sua loja com certeza vai crescer consideravelmente e, consequentemente, o seu número de vendas também deverá subir.

A grande vantagem é que ter um blog te dá a oportunidade de classificar mais palavras-chave porque você tem a possibilidade de criar conteúdo em torno das palavras-chave do tema  que você está direcionando. Qualquer página de produto que você vincular a em sua postagem no blog também se beneficiará se colocar alguns links da sua loja na sua postagem. Esse ciclo tende a se renovar a cada nova conteúdo que você cria e gerar cada vez mais resultados.

 Você tem contato direto com os clientes

Não que com a loja você não tenha, você deve ter, na verdade, mas a questão aqui é que com um blog, você consegue ter um contato mais informal, respondendo perguntas sobre técnicas ou sobre produtos que não surgiriam em um relacionamento estritamente de vendedor e cliente. Aqui, além de vendedor, você também é criador de conteúdo e por isso tem essa liberdade de manter um contato quente e mais pessoal com seu público.

Outra informação importante é que a maioria das pesquisas realizadas no Google e outros sites de busca são feitas na forma de perguntas. Isso quer dizer que se você tiver uma loja de e-commerce de roupas esportivas, por exemplos, não é incomum ter pessoas procurando “qual a melhor roupa para correr?” e chegarem diretamente em seu blog. A grande vantagem é que você vai apresentar as respostas para as perguntas dessas pessoas e ainda pode oferecer o produto certo, exatamente o que elas estão procurando.

Você tem um espaço seu

Diferente das redes sociais como posts no Facebook, Instagram ou Twitter, o seu blog tem a sua cara. Isso significa que aqui você tem o seu espaço para mostrar um lado seu que sua loja não pode mostrar. Você pode contar suas próprias histórias e experiências sem regras como número de caracteres ou número de fotos. O blog é um terreno seu, é um lugar onde você pode criar o que quiser, claro que sempre pensando no bem da sua loja, mas também pensando no que é benéfico para o próprio blog, já que ele é uma porta de entrada para a sua plataforma de vendas.

E qual o resultado disso? Os laços com os leitores e clientes se estreitam ainda mais e seu público se torna mais fiel, acompanha as suas histórias e entende que você além de entender do assunto, gosta e mantém uma loja e um blog porque é o que realmente quer fazer da vida. Isso gera uma confiança enorme, além de dar a proximidade com o público que já citamos aqui.

Depois de entender um pouco mais sobre as vantagens de criar um blog para uma loja virtual, a gente acaba se animando para produzir mais conteúdo. Lembre-se sempre que seu blog precisa ser relevante para o assunto, mas que as consequências que isso traz são ótimas, já que cria um público que vai te acompanhar. Para ter uma ideia, continue navegando em nosso blog para ver como funciona na prática.

Até mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: