A importância das parcerias para quem vive de freelancer

22/06/2018 às 14:26 Ajuda

A importância das parcerias para quem vive de freelancer

Apesar da internet ter dado a todo mundo a possibilidade de começar um pequeno negócio, fazer isso sozinho pode ser mais difícil, como também mais solitário. Sabe aquela frase: “Juntos somos mais fortes”, ela serve para evidenciar o quanto são importantes as parcerias para os profissionais freelancers.

Unir forças é uma boa estratégia para ganhar mais exposição no mercado e conseguir penetrar em outros canais de divulgação, atraindo um público escondido, que ainda não conhecia seus serviços. Fechar boas parcerias pode ser um fator determinante para que você torne sua vida de freelancer mais rentável e possa ter apoio para superar as mudanças de mercado.

Com um público cada vez mais exigente, o mercado digital se mostra mais competitivo a cada dia e quem trabalha sozinho pode acabar sendo engolido. É por esse motivo, que você deve tentar ver a possibilidade de fazer parcerias pelo lado bom, vendo parceiros como oportunidades de crescimento e não como concorrentes.

Por que firmar parcerias é tão importante?

Mesmo sendo importante em qualquer país ou estado, no Brasil ter bons parceiros é ainda mais vantagem, já que a crise econômica abalou bastante a nossa economia. Não é segredo para ninguém que nosso país é muito desigual e que por isso a disputa entre pequenas e grandes empresas possui uma disparidade tremenda.

Muitas vezes, por mais que sejamos criativos, não conseguimos atingir resultados estrondosos, ainda mais se trabalhamos sozinhos, não há como suprir grandes demandas, mesmo que o mercado nos possibilite isso.

Ter como parceiros outros profissionais freelancers pode ser uma boa forma de garantir a cooperação para melhores resultados como ter mais lucro, mais tempo e desenvolver um trabalho com maior qualidade.

Além da ajuda mútua para a construção de novos projetos, fazer parcerias é uma boa maneira de se divulgar no mercado, apostando em diferenciais competitivos que levem o seu pequeno negócio a outro patamar.

As parcerias são facilitadores de mercado, que podem lhe ajudar a obter resultados mais rápido e exatamente por terem essa capacidade, elas devem fazer parte de sua estratégia. Uma boa parceria deve ser positiva para ambos os lados, então é indispensável que você avalie tudo o que você pode ganhar e agregar com a união.

Com os parceiros certos, você poderá deixar de ter um pequeno negócio e fazer algo grande, que dê mais lucro e chame a atenção de público antes inimaginável. Por isso, crie uma boa estratégia e apresente propostas para possíveis parceiros, não perca mais tempo!

Confira também quais são as vantagens de criar um blog.

O que devo considerar na hora de fechar uma parceria?

Como já falamos acima, a ação de fechar parcerias deve ser feita após um estudo sobre as possibilidades que a união pode gerar para o seu negócio e o de seu parceiro. E para ter certeza de que a aliança é positiva, é preciso considerar alguns pontos importantes. Confira alguns deles:

Tenha o cliente como foco principal, o principal beneficiado

A primeira dica é óbvia, mas vale apena ressaltar. O cliente deve ser seu foco em qualquer ocasião, por isso na hora de fechar uma parceria, pense no que ela pode gerar para quem compra seus produtos ou serviços.

Ao montar sua estratégia e ir atrás de parceiros, é muito importante que você saiba o que quer! Assim você saberá o que procura agregar ao seu negócio, e logicamente, procurará alianças que lhe forneçam esses benefícios.

E claro, não feche parcerias com concorrentes diretos! Não dará certo! Busque parcerias com negócios que tenham uma relação direta com o seu.

Vamos a um exemplo prático: Imagine que você atue na área de design gráfico, mas ultimamente tem notado que a demanda por serviços de web design ou ilustração cresceram.

Agora, pense: Qual seria a melhor maneira de oferecer esses trabalhos para seus clientes? Aprender a como atuar nessas áreas, adquirindo conhecimento. Bom, essa é até uma boa opção, mas ela demora muito tempo para acontecer e além do mais não tem como ser um especialista de tudo.

É nessas horas que fechar uma parceria pode facilitar a sua vida. Para resolver esse problema, por exemplo, você poderia fechar parcerias com web designers e ilustradores para vender serviços casados, assim todos terão mais serviços, ofertaram soluções mais completas e aumentarão lucro e número de clientes.

Em contrapartida, os clientes terão muitos benefícios, podendo concentrar todas as suas necessidades em você e seus parceiros.

Faça parcerias que façam sentido

Como você pôde ver no exemplo acima, seus parceiros não devem ser concorrentes diretos do seu negócio, mas também não podem ter empresas que não tenham nenhuma relação com a sua área. Se você tem uma academia, por exemplo, você não deve fechar uma parceria com uma hamburgueria.

É importante frisar que uma parceria é uma oportunidade de negócio, tanto você como seu parceiro divulgarão os negócios um do outro, então veja por esse lado: Você não gostaria que sua marca estivesse ligada a empresas e freelas que não compartilhem dos seus princípios.

O mais importante de uma parceria, além de se considerar quais são os benefícios que você ganhará com ela, é fazer toda uma pesquisa que a princípio pode parecer chata e desnecessária, mas que pode ajudar a encontrar os parceiros certos.

Por isso, tente ir mais a fundo e confira qual é a reputação de seus possíveis parceiros no mercado, quais são seus valores, conseguindo ter uma noção geral de como eles atuam no mercado. Os valores deles são éticos? As referências são boas? As críticas são razoáveis? Então, esse parceiro é o mais alinhado para o seu pensamento de negócio.

Concluindo, a parceria é muito importante para quem vive de freela, já que são profissionais que atuam sozinhos no mercado e na grande maioria das vezes se mantém estagnados num ponto por não conseguirem fazer um bom networking e fechar parcerias com outros bons profissionais para agregar valor a uma marca.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: