Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

A hospedagem influencia no SEO do site. Saiba como e por quê!

20/09/2017 às 14:03 SEO

A hospedagem influencia no SEO do site. Saiba como e por quê!

Uma das coisas mais importantes na hora de montar o seu próprio negócio online é decidir como será feita a hospedagem. Não importa se você está começando um site, blog ou loja virtual, é sempre importante pensar em como você vai ter maior vantagem, qual é o melhor custo e o que te trará mais benefícios. E essas vantagens vão muito além dos preços e dos serviços incluídos nos pacotes que existem por toda a internet. Você sabia que a hospedagem influencia no SEO do seu site? Entenda aqui como essa vantagem pode ajudar o seu negócio online a ser bem-sucedido. Veja o nosso Serviço de Hospedagem com WordPress  você paga partir de R$29,90 mensal!

Mas o que é SEO, afinal?

Antes de falarmos de como a hospedagem pode influenciar no SEO do seu site, é bom darmos uma breve explicação do que se trata. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que é basicamente uma ferramenta de otimização para as buscas em seu site. Isso significa que existem diversos elementos que você pode aplicar ao seu site para que ele fique em melhores posições em pesquisas em site de busca como o Google ou Bing. Algumas dessas ferramentas são palavras-chave, layout e também a velocidade do seu site. É muito utilizado no marketing digital.
Baixe o nosso e-book "Tudo sobre SEO para WordPress" e se torne um especialista no assunto!

Um site mais rápido é priorizado pelo Google

E é aí que entramos na questão fundamental do texto. Se você quiser saber como a hospedagem influencia no SEO do seu site, precisa começar a pensar que a velocidade também é um critério para o ranking dos mecanismos de pesquisa da internet. A verdade é que esses mecanismos querem dar os melhores resultados para os clientes, com sites que sejam relevantes para o que eles buscam, que tenham um bom aspecto e que também tenham uma boa velocidade. E a hospedagem pode influenciar muito na velocidade do seu negócio online, por essa razão fazer uma pesquisa profunda na hora de escolher o seu plano, se torna ainda mais importante.

Nós também podemos considerar a velocidade como uma espécie de critério de desempate entre os sites que podem oferecer bons resultados para os usuários. Imagine dois sites que ofereçam boas palavras-chave, que tenham um bom layout de acordo com os padrões, mas um carrega suas imagens muito mais rápido do que o outro. Qual você imagina que estará acima nos resultados dos buscadores? Pois é, você já sabe a resposta.

Veja também nosso post: Passo a passo para criar o seu Blog

_BANNERREVENDAAQUI

Leia ainda no nosso blog o texto sobre hospedagem de site barata!

Uma hospedagem pode te afetar negativamente

A verdade é que os cuidados que você precisa ter na hora de escolher uma hospedagem precisam passar por certos critérios. Os algoritmos dos mecanismos de busca na internet têm uma forma específica de se comportar e é importante que você entenda e saiba como eles se comportam para adaptar o seu negócio online da melhor maneira possível.
Agora imagine que o seu site está hospedado com um servidor que fica inativo por alguns instantes. Se esses “robôs” do Google ou Bing visitarem seu site durante os períodos de inatividade, constará no registro deles que você não está acessível e irão pular para o próximo site.

Se isso se tornar uma coisa frequente, seu site será marcado como não dependente e sua classificação nos rankings poderá cair significativamente. Os mecanismos de busca da internet não querem exibir sites que não são confiáveis em seus resultados por uma razão bem óbvia: Eles precisam ter credibilidade, ou seja, não iria ser bom para a imagem deles se muitas pessoas pesquisadoras clicassem em resultados e, logo depois, percebessem que esses sites estão fora do ar.

Mesmo o tempo de atividade de 99% por dia significa que seu site será inacessível por cerca de 7 horas no total ao longo de um mês. Por isso o ideal é que o seu site seja acessível por tempo integral todos os dias. É claro que não dá para evitar algumas falhas que deixam o seu site fora de atividade, mesmo em bons planos de hospedagem e com bons servidores. Ainda assim, é importante pesquisar como um host vai te ajudar com essa parte. Se possível, pergunte qual é a média de tempo em atividade dos sites daquele plano antes de contrata-lo.

Pensando em como uma hospedagem influencia no SEO do seu negócio online, você começa a perceber que os efeitos negativos podem acabar te prejudicando consideravelmente. Talvez essa seja, então, a maior razão para pensar duas vezes na hora de escolher onde hospedar o seu site qual plano utilizar. A velocidade não tem apenas a ver com o conforto dos seus usuários, o que é muito importante, mas também com o seu posicionamento nos principais mecanismos de busca da internet. E sabemos que isso é de extrema importância para qualquer negócio online.

A localização do servidor

Por último, podemos comentar sobre essa questão que também afeta e influencia diretamente o SEO do seu site. O lugar onde o seu servidor está localizado também é um critério usado pelo Google para ranquear seus resultados. Ou seja, um site hospedado no Brasil vai aparecer atrás em buscas feitas nos Estados Unidos, mesmo com as mesmas palavras-chave e características necessárias. Apesar de não ser algo que afete pessoas que tem pequenos ou até médios negócios online, há uma solução para quem quer se livrar disso. É necessário que seu site esteja espalhado em mais de um servidor em pontos estratégicos geograficamente. Grandes empresas como lojas de departamento fazem isso para garantir que seus resultados estejam sempre a frente.

Conseguiu entender como uma hospedagem pode influenciar no SEO do seu site? Se antes você já achava essa decisão difícil, agora você vai precisar analisar muito melhor todas as opções para que o seu site, blog ou loja virtual possa contar com um serviço que atenda todas as suas necessidades. Pensar e repensar é uma etapa natural e necessária da construção de qualquer negócio. Sem ela, você pode se perder no meio do caminho e não entender como fazer o seu negócio evoluir. Por isso pense, reflita e pesquise novos caminhos para entender qual é a melhor maneira de fazer o seu negócio crescer na internet.

Gostou de nosso post? Compartilhe: