8 técnicas de fidelização de clientes para loja virtual

09/01/2018 às 15:00 Loja Virtual

8 técnicas de fidelização de clientes para loja virtual

O número de consumidores que utilizam a internet para procurar e comprar produtos é maior a cada dia. Com isso, além de montar uma estratégia para adquirir novos clientes, é essencial que os empreendedores tenham estratégias específicas para fidelizar novos clientes. A concorrência no mercado digital também aumentou, o que torna ainda mais importante a fidelização de clientes.

Em contrapartida, ao cenário favorável do mercado, muitas lojas virtuais fecham antes de completarem um ano de vida. Para obter bons resultados de imediato é preciso apostar em estratégias para gerar mais leads, o que por si só irá aumentar sua taxa de conversão e de fidelização de clientes.

Por que fidelizar clientes é tão importante?

Uma frase bastante conhecida pelos profissionais de marketing é a possível afirmação: Fidelizar um cliente é mais fácil e mais barato do que adquirir um novo. Tornar um cliente fiel a sua empresa é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio.

Os clientes fiéis não irão apenas comprar seus produtos, mas provavelmente também divulgarão e defenderão sua marca para amigos e familiares. O famoso boca a boca também acontece pela internet e é uma boa estratégia de marketing para conseguir valorizar a sua marca no mercado.

Indicações de sua empresa são muito mais valiosas do que qualquer cliente adquirido através de estratégias pagas. Resumindo, a sua empresa ganhará um novo cliente de graça e por conta de um cliente fiel a ela, por simplesmente falar bem de seu e-commerce.

Além disso, pesquisas apontam que os clientes fidelizados costumam comprar mais produtos do que novos clientes na maioria das compras. A máxima é que quando seu cliente gosta muito e está bem satisfeito com seus produtos, ele irá comprar cada vez mais de você, muitas vezes sem nem considerar outras empresas.

Confira oito técnicas para fidelizar clientes em seu e-commerce:

Ofereça benefícios a seus clientes

Através da comunicação em diversos meios, é possível aumentar os benefícios de seus produtos e serviços para clientes. Nesse caso, a intenção é mostrar quais necessidades seu produto atende, mostrando que ele pode ser ainda mais útil do que o cliente imagina.

Destaque os benefícios que seus produtos possuem para agregar mais valor a sua loja virtual. É importante ter claro em sua mente, que você não vende apenas produtos ou serviços, mas sim benefícios, ou seja, soluções para solucionar problemas que seus clientes tenham.

Faça ações específicas em datas especiais

Datas comemorativas como o aniversário de seu cliente, algum feriado ou mesmo o aniversário de sua empresa, envie uma mensagem agradecendo ao cliente por escolher sua empresa e oferece brindes como cupons de desconto, produtos de menor valor e dê dicas de compras para estimulá-lo a adquirir um novo produto em sua loja virtual.

Realizar ações surpresas são formas eficazes de fidelizar novos clientes. Deixar o seu cliente satisfeito é primordial, mas superar as expectativas é ainda melhor, por isso faça, por exemplo, ofertas especiais, dê descontos em datas aleatórias

Surpreender o cliente positivamente é parte de uma estratégia eficaz de marketing digital, passando a oferecer novas vantagens para os consumidores, melhorando a experiência destes com seus produtos e serviços.

Pense nas possíveis ações surpresas que sua empresa pode fazer para melhorar o relacionamento com o cliente, aumentando as chances de fidelizá-lo.

Busque obter o feedback de seus clientes

Lembre-se que o foco da sua loja virtual deve ser sempre nos clientes. Isso porque são eles que ajudarão e serão fatores determinantes para manter o seu negócio em alta no mercado digital. Por isso, o feedback dos consumidores é bastante importante. Busque saber como eles gostariam de ser atendidos, quais produtos eles precisam para solucionar certos problemas e assim melhorar as vendas.

Confira também por que você deve ter uma loja virtual.

Analise cada um de seus clientes

Para fidelizar clientes é preciso trabalhar melhor os seus leads. Quanto mais qualificado for o lead, maior será as chances de ele se tornar um bom e fiel cliente. Observe os comportamentos de cada consumidor, desde que como eles interagem nas redes sociais, o que eles compraram recentemente, informações pessoais e também desafios e objetivos de vida.

Com isso, é possível realizar ações mais assertivas para fidelizar mais clientes e também adquirir novos consumidores. A análise de cliente deve ser tão minuciosa como a análise de mercado e de concorrentes, afinal os clientes são as peças-chave para o sucesso do seu negócio.

Ofereça benefícios especiais para seus “melhores clientes”

Depois de uma boa análise de seus clientes, você deve separar os seus “melhores clientes”. Esses consumidores são os que compram mais produtos da sua loja e dão mais indicações para outros conhecidos. Estes são os clientes mais valiosos que a sua loja virtual possui, então trate-os bem e tente mantê-los sempre ao seu lado, oferecendo condições especiais de pagamento, cupons de desconto e ofertas exclusivas para que eles se sintam importantes e tenham vantagens em relação aos demais clientes.

Mande cartas para seus clientes

Sim! Você não leu errado! Mandar correspondências com mensagens pelos Correios é uma boa forma de mostrar aos seus clientes como eles têm importância em seu negócio. Além disso, sempre que enviar um produto, o ideal é que você envie um cartão agradecendo pela compra. Essas simples ações podem ajudar (e muito!) na fidelização de mais clientes.

Fidelize seus funcionários

Não são apenas seus clientes que devem ser fidelizados. Todos os colaboradores de sua empresa devem transmitir os valores do seu negócio, de forma clara. Com isso, trabalhe para sua equipe de empregados esteja motivada e seja especialista no seu ramo de atuação. Isso ajudará na construção de um bom relacionamento com o cliente e também agiliza a transformação digital, melhorando os processos de sua loja virtual, desde o sistema de compra, até o de entrega.

Fidelizar clientes é uma missão difícil, mas que deve ser primordial para o crescimento de seu e-commerce. É preciso ter bastante percepção do mercado, para conseguir tornar os consumidores fiéis ao seu negócio, em meio a tantas opções no mundo digital. Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e baixe já o Ebook Como Alavancar o meu Negócio. Conheça o serviço de Loja Virtual da ISBrasil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: