8 KPIs importantes para medir o sucesso da sua loja online

20/04/2018 às 10:20 Ajuda

8 KPIs importantes para medir o sucesso da sua loja online

Existem diversas ferramentas diferentes com as quais você precisa trabalhar quando tem um negócio online. Quando se trabalha com uma loja virtual, esse número de ferramentas pode aumentar muito.

Você precisa pensar na segurança, no visual, no conforto de seus clientes, nas conversões, nas melhores formas de vender, nos botões mais confiáveis e mais uma enorme lista de coisas que fazem parte da vida de todos que possuem esse tipo de negócio.

Uma das ferramentas mais usadas e úteis hoje em dia são os KPIs, que te ajudam a obter métricas precisas e que podem te ajudar muito quando o assunto é desempenho do seu site.

Por essa razão, hoje separamos 8 KPIs importantes para medir o sucesso de sua loja online, assim você pode entender o que dá certo e o que não dá no seu negócio, além de ter uma noção melhor de como fazer para melhorar seu desempenho. Mas antes, você sabe exatamente o que são KPIs?

O que é KPI?

KPI é uma sigla do inglês para Key Performance Indicator, que significa, em tradução livre, Indicadores-Chave de Desempenho. Um KPI é basicamente um valor que demonstra a eficácia com que uma empresa está atingindo os principais objetivos de negócios.

Empresas usam KPIs em diversos níveis para avaliar seu sucesso ao atingir os objetivos.

Os KPIs de alto nível podem se concentrar no desempenho geral da empresa, enquanto os KPIs de baixo nível podem se concentrar em processos em departamentos específicos como vendas, marketing e atendimento, por exemplo.

Os KPIs são importantes para todos que possuem um negócio, seja ele online ou não, pois sem os estabelecer e os acompanhar, qualquer empresa fica sem saber o que fazer. T

alvez você consiga perceber que estão tendo sucesso, mas que tipo de sucesso?

E comparado com o quê? Com os KPIs, você pode definir metas apropriadas, desenvolver estratégias para alcançá-las, avaliar seu progresso e, eventualmente, ter um registro histórico do desempenho de seus negócios. Perfeito para quem possui uma loja virtual, não é?

E agora que você já entendeu melhor o que são, vamos aos 8 KPIs importantes para medir o sucesso de sua loja online.

O Lucro

Parece ser bastante óbvio, mas mesmo assim é importante destacar já de início, uma vez que este é um dos indicadores de desempenho mais importantes para o seu negócio.

Não se esqueça de analisar a margem de lucro bruto e também a margem líquida para compreender melhor o sucesso da sua organização na geração de um alto retorno.

Você conhece o nosso serviço de Loja Virtual? Temos preços a partir de R$39,00 mensais com 40 produtos (cada plano tem sua quantidade de produto limite).

Satisfação dos Funcionários

Não dá para fazer um negócio online crescer e prosperar sozinho. A ajuda de pessoas que trabalham com você é essencial para que a loja virtual dê certo.

Nesse sentido, a satisfação dos funcionários é um dos KPIs mais importantes para medir o sucesso de sua loja online, já que são eles as pessoas responsáveis por te ajudar em todo o processo.

Funcionários felizes trabalharão com mais afinco. Medir a satisfação de seus funcionários por meio de pesquisas e outras métricas é vital para sua saúde departamental e organizacional. Leve isso em consideração.

Satisfação do Cliente e Retenção

De início, isso parece ser bem simples: faça o cliente feliz e ele continuará a ser seu cliente. Muitas empresas argumentam, no entanto, que isso não funciona exatamente dessa maneira.

As pessoas sempre querem o melhor que você pode oferecer. Mas o que é melhor para o seu público? Usar esse tipo de KPI vai também te ajudar a entender em que pontos você pode investir mais ou menos.

Custos

Outro que também parece óbvio, mas muito importante. As métricas aqui são feitas a partir de tudo o que você gasta.

Não é uma coisa fácil de se fazer, você precisa entender onde gastou, onde vale a pena ou não e, principalmente, o que você pode cortar para reduzir os custos. Mas atenção, reduzir custos de forma errada pode ser um preço caro a se pagar no futuro, por isso pense bem antes de tomar qualquer atitude. (Leia também: Quanto custa montar uma loja virtual?)

Rentabilidade

É basicamente o percentual que sobra entre o que você gastou e o quanto você lucrou de maneira bruta. Ganhar muito nem sempre significa lucrar muito e os KPIs de rentabilidade podem te ajudar a entender o quanto você está ganhando e também o quanto você está deixando de ganhar.

Margem de Perda

Não importa o que a sua loja venda, você vai ter uma margem de perda. Seja por produtos com defeitos, por clientes que não estão satisfeitos com seu serviço ou qualquer outra coisa, é necessário que tudo isso seja calculado. Se você não contar com a margem de perda na sua loja, você pode acabar se decepcionando sem entender o porquê.

Gastos em Inovação

São gastos necessários para qualquer um, ainda mais quando se trabalha com internet. Essa métrica mostra a quantidade de dinheiro que uma empresa gasta em inovação.

Algumas têm esse orçamento como pesquisa e desenvolvimento, e outras têm termos contábeis diferentes.  Se você usar essa medida, estará valorizando a inovação como uma estratégia fundamental para sua loja virtual.

Tipos de Anúncios

Um dos KPIs mais importantes para medir o sucesso de sua loja online é saber qual é o tipo de anúncio que dá mais certo para você. Essa métrica te ajuda a entender como melhorar suas conversões e também a não gastar em anúncios desnecessários. (Leia: Passos para montar sua loja virtual).

Não é fácil decidir e saber com certeza quais são as KPIs certas para se usar no seu negócio.

Na verdade, esse é um experimento muito mais de tentativa e erro, no sentido de que você vai aprendendo com o tempo o que é mais eficiente para o seu tipo de negócio ou não.

Utilize as dicas e sempre pesquise mais sobres as KPIs para que seu negócio continue crescendo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: