Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

8 dicas para montar um portfólio vendedor

03/01/2018 às 17:30 WordPress

8 dicas para montar um portfólio vendedor

Se você trabalha como freelancer, sabe que expor seus trabalhos publicamente é um passo importante para se conquistar mais clientes. Ter um portfólio vendedor é praticamente uma obrigação. Afinal de contas, é por meio dele que seus clientes em potencial analisarão a qualidade dos seus trabalhos e poderão entrar em contato futuramente. Mas você sabe montar um bom portfólio vendedor para atrair mais clientes? Leia esse artigo até o final e conheça 8 valiosas dicas sobre como fazer isso para aumentar as vendas de sua loja online rapidamente.

Não tenha preguiça

Confira também no nosso blog: hospedagem de site barata!

A regra é bem simples para quase tudo na vida: ganhar dinheiro de forma honesta exige muito esforço e dedicação. Fazer um bom portfólio vendedor é algo trabalhoso e que exige tempo e trabalho. Às vezes, é necessário sacrificar algumas horas de lazer para montar seu portfólio. Lembre-se de que nada cai do céu ou é de graça, portanto, se você nunca arruma tempo ou é um preguiçoso nato, é melhor deixar a preguiça de lado e colocar a mão na massa. A concorrência está cada vez maior e os clientes tem pressa. Conheça mais sobre esses e outros assuntos em Passo a passo para criar o seu Blog

Aprenda a criar algo para si mesmo

Muitos freelancers concordam que o pior cliente é aquele que você enxerga no espelho todas as manhãs. Criar algo para si mesmo pode ser um grande desafio na carreira. Você vai experimentar diversos layouts, fontes e estilos durante a criação do seu portfólio vendedor. Mesmo quando você achar que está tudo certo, sempre vai ter algo te incomodando. A dica da vez é que você não deve ser perfeccionista ao extremo, pois essas pessoas sofrem em dobro quando trabalham para si mesmo. Isso prejudica todo o desenvolvimento da criação do portfólio. Não seja tão exigente consigo mesmo, pois isso pode ser prejudicial para você.

Organize-se

A principal desculpa para que muitos profissionais não terminem seu portfólio é a famosa falta de tempo. Começar um projeto e não termina-lo indica pura falta de organização e comprometimento com o mesmo. Falta de tempo nem sempre é sinal de falta de organização. Organize seu tempo para que você faça tudo que está pendente em tempo hábil. Deixar para depois não resolve nada, pelo contrário, esse adiamento constante pode fazer você perder mais e mais clientes. Reservar pelo menos 1 hora do seu dia para você desenvolver seu portfólio pode fazer um grande diferença no final. Aproveite e leia nosso post sobre Hospedagem com WordPress

 

Não tenha medo de expor seus trabalhos

O medo de ser criticado ou até mesmo a vergonha de expor seus trabalhos para o público, fazem muitos freelancers desistirem da ideia de criar um portfólio vendedor. Você não deve ter medo de julgamentos alheios e não deve se abater caso julguem seu trabalho amador demais para ser exposto. Um portfólio vendedor expõe todas as habilidades do profissional que variam de acordo com sua experiência, vocação e conhecimento da área. Não se sinta intimidado com outros portfólios, pois a medida que sua experiência for aumentando, você poderá atualizar e substituir seus trabalhos.

Não seja formal nem informal demais

Formalidade em excesso é extremamente enfadonha e não combina nem um pouco com um bom portfólio vendedor. Mas não se esqueça de que seu portfólio também não pode ser informal ao extremo, pois isso pode não dar muita credibilidade ao seu cliente. A dica da vez é sempre ter equilíbrio em tudo. Usar uma linguagem leve e de fácil compreensão é suficiente. Evite palavras complexas demais e termos técnicos em seu portfólio. Se desejar dar um tom mais informal no seu trabalho, tome cuidado para não irritar o futuro cliente ou desviar do foco do que realmente importa. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem com WordPress

Selecione bem os seus trabalhos

Não se esqueça de que a parte mais importante do seu portfólio é a área onde seus trabalhos serão expostos. Tenha todo o cuidado e atenção na hora de selecioná-los. Um trabalho que não foi tão bem feito não deve ser exposto, pois isso pode manchar a imagem do profissional. Se você ainda não tem tantos trabalhos que mereçam divulgação, que tal oferecer gratuitamente seus serviços para ONG´s e instituições de caridade? Isso pode beneficiar seu portfólio e a quem você ajudou. Somente os melhores trabalhos devem estar no seu portfólio vendedor. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Direcione outros sites ao seu portfólio

Alguns sites como o Behance e o DeviantART podem ser excelentes vitrines para seus projetos e você deve utilizá-los para linkar seu portfólio. Crie uma página no Facebook para divulgar seus trabalhos, pois muitos clientes podem entrar em contato com você através dela. Ter seus trabalhos divulgados nas redes sociais pode ser muito útil para conquistar novos clientes. Mas não se esqueça de sempre conectá-los ao seu portfólio pessoal. Quanto mais seus trabalhos forem divulgados, melhor para você, principalmente se for iniciante na área.

Tenha um domínio próprio

Esse é um diferencial e tanto na hora de expor seus trabalhos ao público. Se você ainda não tem um domínio próprio, providencie um o mais rápido possível. Além de ser muito barato, um domínio próprio pode dar muito mais credibilidade ao seu futuro cliente, pois passa a impressão de que você é organizado. Mesmo que ainda não queira publicar seu portfólio, reservar um domínio é muito importante no mundo online. Não se esqueça de que ter um domínio próprio pode ter muito mais eficácia do que ter um em uma plataforma gratuita. Lembre-se também que seu e-mail diz muito sobre você. Ter um e-mail com seu próprio domínio é algo muito mais profissional e você sempre deve usá-lo em seu portfólio.

Ainda tem dúvidas sobre as dicas para montar um portfólio vendedor? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. Veja nosso blog com mais dicas e nosso serviço de Hospedagem com WordPress

Gostou de nosso post? Compartilhe: