Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

7 passos para escolher o melhor domínio para sua empresa

07/11/2017 às 17:40 Marketing

7 passos para escolher o melhor domínio para sua empresa

O registro de domínio de site da sua loja virtual, ou seja, a sua URL, pode ser considerado um dos momentos mais estratégicos de qualquer empresa que está se inserindo no mundo virtual e que tem planos de crescimento.

Na hora que pensar em como registrar um domínio, saiba que não existem dificuldades técnicas, mas é preciso cuidado na escolha do nome.

Pode parecer que é algo simples e fácil, mas uma simples escolha errada nesse momento pode prejudicar seu posicionamento no Google, todo o volume de tráfego no seu site e como consequência, as suas vendas online.

Como escolher o nome da minha empresa

É claro que você não quer que isso aconteça e esse artigo vai te dar 7 dicas preciosas de como escolher o melhor domínio para sua empresa e alavancar suas vendas:

  1. Faça um brainstorm
  2. Seja breve e claro
  3. Cuidado com a junção das palavras
  4. Evite caracteres especiais
  5. Cuidado com os erros
  6. Foco na extensão
  7. Tome alguns cuidados adicionais

Faça um brainstorm

Esse é o primeiro passo para escolher o domínio de seu site. Pense nas infinitas possibilidades de domínios que façam real sentido para sua marca.

Não deixe de considerar os domínios que já foram registrados por outras pessoas. É natural que fique em mente algumas possibilidades de registro do seu domínio e aparecerem inúmeras dúvidas. A dica aqui é pensar em vários nomes que mais se identificam com sua marca.

Seja breve e claro

Um dos principais passos para escolher o melhor domínio para sua empresa. O domínio deve ser um caminho rápido e simples de se lembrar. Você deve escolher um nome bem curto e que seja claro, evitando endereços longos demais, pois esses tem mais facilidade de cair no esquecimento alheio, fazendo que seus possíveis clientes não chegue até você.

É óbvio que você quer mostrar aos outros o seu segmento de atuação e até outras informações relevantes de sua empresa, mas fazer isso no domínio, pode não ser a melhor opção para seu negócio. Fuja de palavras em outro idioma ou complicadas demais, combinado?

Cuidado com a junção das palavras

Caso você queira usar duas palavras no domínio do seu site, pense como elas vão ficar quando forem digitadas juntas.

Evite a conjunção de duas letras repetidas, pois o usuário pode fazer uma confusão momentânea ou até achar complicado demais seu endereço de domínio.

Lembre-se de que as pessoas querem facilidade e praticidade, principalmente quando estão procurando ou comprando algo. Usar um domínio que tenha junção de palavras, com o tempo, pode ficar cansativo, pois você sempre deve mostrar qual é o nome correto do seu site.

Evite caracteres especiais

Mais uma preciosa dica de como escolher o melhor domínio para sua empresa. Evite, ao máximo, usar traços, underlines, números, pontos e outros caracteres especiais no nome de seu domínio. Tais elementos podem confundir o usuário e a maioria dos sites de empresas não costumam usá-los.

Outra dica bacana é evitar palavras que tenha a letra Ç, pois o sistema de domínios não aceita esse caractere, que será identificado apenas como C. Já imaginou como pode ser frustrante para você se um futuro cliente desistir de comprar da sua loja porque seu domínio é complicado demais?

Cuidado com os erros

Provavelmente você já se confundiu com palavras cuja grafia todo mundo se confunde de vez em quando. Concerto ou conserto? Viajem ou viagem? É melhor pensar duas vezes antes de usá-las porque elas também podem confundir os usuários, dificultando o acesso ao seu site.

Outra dica bacana de como escolher o melhor domínio para sua empresa é ter cuidado com essa variações linguísticas como masculino e feminino, singular e plural. Vale ressaltar de que uma única letra errada pode direcionar o cliente para um site que não é o seu. Nas pior das hipóteses pode até ser o do seu concorrente! Já pensou nisso? Porque não aproveita que você já leu até aqui e registra o domínio de sua empresa conosco?

Foco na extensão

É um problema comum que muitas marcas não sabem lidar com ele. Como existem milhões de domínios registrados, pode ser um verdadeiro martírio encontrar a URL desejada e que esteja disponível. Uma boa saída para escolher o melhor domínio para sua empresa e driblar essas dificuldades são as novas extensões de domínios que fogem dos tradicionais .com e .com.br.

Além disso, elas são ideais para traduzir o espírito de sua empresa sem que seja necessário usar muitas palavras no endereço do seu site. Quer um exemplo? Suponha que o endereço www.pizzariaitaliana.com.br já esteja ocupado. Que tal registar sua empresa no endereço www.italiana.pizza.br ? Além de ser um endereço de fácil memorização, ele ainda é mais curto.

Tome alguns cuidados adicionais

Ter uma atenção extra vai ajudar a escolher o melhor domínio para seu site.

Não se esqueça de que, para o sucesso do seu site, você vai precisar de links que levem o internauta até ele. Pense em não constranger, enganar ou irritar quem se dispuser a oferecer um link para seu site. Outra dica bacana é registar versões locais dos nomes, pois o marketing local é uma tendência muito forte e próxima do usuário.

Suponha que sua empresa seja no estado de Santa Catarina, que tal registrar o seu domínio como www.minhaempresasc.com.br ? Isso pode ser bastante interessante para todo o seu negócio. Evite os famosos modismos, pois com o passar do tempo eles ficam ultrapassados e seu domínio também. Outra dica é que seu domínio realmente tenha a ver com seu negócio, ou seja, cumpra a expectativa que seu domínio gera ao usuário. Por exemplo, se o domínio de seu site for www.humor.com.br, que ele tenha um conteúdo que faça jus ao nome escolhido. O conteúdo deve ter total ligação com o domínio escolhido, caso contrário, não faz o menor sentido!

Ainda tem dúvidas sobre como escolher o melhor domínio para sua empresa? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. Comente sempre com nossa equipe com o que precisar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: