Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

7 filmes e séries que todo designer deveria assistir

18/06/2019 às 08:33 Ajuda

7 filmes e séries que todo designer deveria assistir

Os streamings e plataformas como o Youtube estão cheio de conteúdos inspiradores e que podem servir de referência para muitas profissões.

Entre elas, os filmes, séries e documentários ligados a área de design são conteúdos fundamentais que os designers têm de assistir. Por isso, separamos uma lista com conteúdos fundamentais.

Afinal, quem trabalha com design precisa estar sempre buscando inspirando e encontrando maneiras de estimular a criatividade.

Todos os filmes e séries que citaremos no texto trazem um conteúdo recheado de inspiração, dicas pessoais, com repertório para todos os gostos.

Confira abaixo a nossa lista de filmes e séries que todo designer deveria assistir:

Abstract: the art of design (Abstrato: a arte do design, em português)

Essa é uma série produzida e disponível na Netflix. O intuito da série é mostrar como trabalhar com design em suas mais diversas vertentes.

Em cada episódio, a série aborda como é o trabalho de grandes nomes do design pelo mundo.

A série explora as criações do arquiteto Bjarke Ingels, da designer gráfica Paula Scher, do designer Tinker Hatfield, entre outros grandes nomes do design atual.

A produção aborda a atuação dos profissionais e as oportunidades existentes no meio do design, sem cunho crítico, mas como um bom entretenimento.

Explained (Explicando, em português)

Essa é uma série que não foca diretamente no design, mas aborda muitos assuntos que são tendência das mais diversas criações e inspirações nos últimos anos.

A série Explained é outra que está disponível na Netflix e tem como principais objetivo, explicar de forma clara algum tema central em cada episódio.

A série aborda situações específicas como “O mundo selvagem do K-Pop”, o “DNA do Designer”, o “Politicamente Correto”, entre outros.

A ideia é contar a história de cada tema e falar sobre suas principais curiosidades. Para os designers, essa série pode ser um “prato cheio” de dicas e influências sobre os mais variados assuntos.

Logorama

Esse curta de 15 minutos levou seis anos para ser produzido. E a demora valeu a pena, a obra conquistou o Oscar de Melhor Curta de Animação em 2010 e o Kodak Short Film Discovery, no Festival de Cannes, em 2009.

O enredo do curta metragem é inteiramente insipirado em logotipos, mostrando como eles retratam o que acontece no mundo.

Logorama se passa em Los Angeles, cidade de muitos outdoors e foca em mostrar como os letreiros enormes e cheios de publicidade influenciam no cotidiano dos habitantes locais.

O curta está disponível no Youtube e é essencial para designers. Essa é uma excelente maneira de olhar os logotipos de outra forma e perceber como eles estão presentes em nossa vida, sem nós mesmo percebermos.

Helvetica

Esse é um documentário inspirado em uma das fontes tipográficas mais famosas do mundo do design, a fonte Helvetica.

Muitas personalidades do mundo do design são entrevistadas durante o filme e busca mostrar com um outro olhar como governos e comércios padronizaram a fonte Helvetica e muitas outras.

O filme pode ser visto no Youtube ou comprado pelo site oficial da obra. Helvetica é um documentário essencial para qualquer estudante de design.

Confira também: Vantagens de ter um blog em WordPress.

O filme traz muitos conhecimentos e dicas sobre tipografia, produção e publicidade.

Print the Legend (Imprimir a Lenda, em português)

Esse filme está disponível na Netflix e aborda a vida de pessoas que buscam tornam as impressoras 3D mais acessíveis ao redor do mundo.

O filme mostra as 1.001 utilidades desse tipo de impressoras, indo desde o seu uso no mercado de varejo até a construção civil.

Além de mostrar as funcionalidades e a expansão das impressoras 3D, Print the Legend também mostra as oportunidades que esse tipo de ferramenta pode abrir em relação ao empreendedorismo, falando sobre as suas principais vantagens e meios de inovação no mercado atual.

Press Pause Play (Pressione, Pause e Jogue!, em português)

Esse documentário está disponível no Vimeo e no Youtube e foca em abordar as vantagens e desvantagens na indústria cultural com a chegada da era digital.

A obra traz diversas entrevistas com produtores culturais, artistas e músicos que falam sobre o impacto da revolução digital no meio da arte.

Press Pause Play é um documentário bastante crítico, que nos leva a refletir sobre as mudanças trazidas pela era digital e seu impactos no meio onde estamos inseridos.

Esse filme é essencial para designers que queiram atuar no mercado cultural, trazendo inspirações e questionamentos sobre a arte no mundo atual.

Walt antes do Mickey

Esse é um excelente filme para ilustradores e está disponível no Youtube. O filme mostra um pouco da trajetória conturbada de Walt Disney para se tornar uma das maiores lendas do mundo da animação cinematográfica.

No decorrer do filme, podemos ver os dias sombrios, as inspirações e os meios de motivação de Walt Disney.

O filme narra desde o início da sua atuação no meio da animação, até a criação de um dos seus personagens mais icônicos: o Mickey Mouse.

 Para quem quer se tornar um ilustrador ou videografista de sucesso, Walt Disney é uma das maiores inspirações.

E essa obra mostra a persistência do animador em meio tantas dificuldades, mostrando como ele conseguir aprimorar suas habilidades e enxergar possibilidades onde ninguém via.

Conclusão

Todos os filmes e séries citados no texto são essenciais para designers de qualquer área. As obras abordam assuntos atuais e temas específicos do mundo do design.

Juntas, as obras ocupam apenas parte do seu dia, então por que não preparar a pipoca e fazer uma maratona?

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: