Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

7 Etapas do processo de marketing digital para uma campanha de sucesso

15/11/2018 às 09:26 Marketing

7 Etapas do processo de marketing digital para uma campanha de sucesso

Criatividade! Esse é o ponto fundamental do marketing digital para se alcançar uma campanha de sucesso que se diferencie de todas as outras.

Nesse ramo, tudo é oito ou oitenta, ou seja, se a abordagem não for um sucesso absoluto, é um fracasso total – perda de tempo, de dinheiro, de expectativa e clientes perdidos também. Mas não basta uma ideia na cabeça, e sim as maneiras de colocá-la em prática.

O que chamamos de projeto de marketing digital é o estabelecimento de estratégias possíveis e claras é para a criação de uma linguagem específica que esteja voltada para a venda de uma marca, seus serviços e seus produtos.

Nesse caso, é preciso pensar em todas as etapas para que essa abordagem criativa seja também bem-sucedida. Para tanto:

1 – “Keep it simple”:

Foi solicitado para fazer uma campanha de marketing digital? Seja organizado com seu projeto. Mantenha-se simples! Isso quer dizer que quando você enfatiza a simplicidade das tarefas e retira toda a complicação dela, sua atividade é mais fluida e clara.

Faça um roteiro e delineie suas metas, descartando tudo aquilo que exceda o básico, esse é um bom treino para o seu foco!

É a regra dos cinco: nos checklists e nos templates. Seu cronograma deve conter cinco tópicos: começo, planejamento, execução, controle e conclusão.

Se você começou bem irá terminar bem também! Crie um checklist para suas subtarefas, de modo que todas possam ser cumpridas, já que esses projetos costumam envolver mais pessoas.

Templates também podem ser usados em uma estrutura objetiva, como uma espécie de lembrete para as pessoas que executarão cada tarefa.

2 – Analisando.

Analise as oportunidades que o mercado te oferece a partir da pesquisa de marketing a fim de compreender os seus clientes e o que eles desejam e precisam, e sua abrangência. Há várias maneiras já disponíveis para sua realização.

Visualize os pontos fortes e fracos dessa análise, as grandes oportunidades e seus grandes perigos. Essas informações devem ser utilizadas em seu favor, a favor de sua marca.

Por exemplo, quais fatores são internos e dependem da empresa e quais extrapolam a sua gestão. Esse é o momento de corrigir e evitar as falhas.

Fique de olho na concorrência e segmente o mercado: com todas essas informações, defina qual é o público a que sua marca atende?

3 – Definindo a estratégia de marketing digital e planejando sua ação.

De um modo geral, elas são três

  • A de diferenciação, quando a empresa escolhe algo de que o público gosta e oferece produtos e serviços afins com mais qualidade quando comparados à concorrência;
  • De liderança em custos, quando a empresa, por alguma razão, oferece os mesmos produtos da concorrência com um baixo preço e foco, a empresa opta por um nicho menos concorrido e procede como uma das maneiras anteriores.
  • Depois de sinalizada sua estratégia, é preciso planejar as ações de sucesso. Indo ao nosso 4Ps: produto, preço, praça e promoção.

O que o seu produto deve ter diferente dos demais e que agrade o seu público? Como associar bom preço e formas de pagamento a sua lucratividade? Quais são os melhores canais de distribuição? E as promoções imperdíveis?

Baixe o nosso e-book e fique por dentro do mundo do marketing digital.

4 – Trabalhe em equipe.

Compartilhe. As referências usadas na confecção do projeto devem estar ao alcance de todos os envolvidos, a qualquer momento e de qualquer lugar. As nuvens são uma boa pedida.

Designers e Redatores: Imagem e conteúdo trabalham bem juntos e/ou separados em uma campanha. Logo, você precisará desses profissionais na terceirização dessas tarefas.

Além disso, você precisará de pessoal com habilidade de HTML adequadas, para desenvolvimento de landing pages de e-mails marketing e malas diretas, por exemplo.

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes da internet. Seu serviço é a partir de R$45,00 com 10.000 disparos e cada plano conta com a quantidade diferente para diferentes demandas, acesse já o serviço de e-mail marketing.

Os profissionais devem estar sincronizados em suas tarefas, pois, suponhamos que para uma campanha de marketing você precise recorrer a várias imagens para falar sobre um mesmo produto.

Essa tarefa pode ser fácil, mas se complicará se você não cuidar de perto.

5 -  Divida para dominar.

O projeto deve ser dividido em tarefas a fim de que fique mais fácil acompanhar o seu progresso de perto. Com a criação e delegação de tarefas, tudo fica mais simples e ágil.

E deve ser revisado sempre, considere os prazos e cumpra suas metas. Quando se perder, volte sempre a seu objetivo inicial e não gaste muito tempo em uma única campanha, fuja do retrabalho.

Foque nas metas e nas chances de crescimento. Depois de especificados os objetivos, as metas e as chances de crescimento devem ser trabalhadas conforme a própria evolução do projeto, ou seja, é preciso que esses aspectos estejam vinculados entre si.

Para tanto, foque nos objetivos mais gerais e altamente mensuráveis, para facilitar seu acompanhamento.

6 - Enfrente as finanças, as métricas e os resultados.

Seu projeto será embasado no seu orçamento e nos seus recursos. Não se trata só de dinheiro, inclui tempo, habilidades, ferramentas e equipe também.

Conhecer as necessidades de seu projeto faz parte dessa etapa e requer uma visão do todo.

Meça, meça, meça. As métricas de desempenho devem ser definidas antes do início do projeto e elas variarão conforme a ferramenta utilizada.

Lide com os resultados. Avaliar os resultados é uma boa maneira de criticar sua campanha. O que precisa ser mudado e o que deve ser usado novamente ou com mais intensidade.

7 –  Seja “full time”.

O tempo todo é hora de uma boa gestão. São três etapas: motivação da equipe, coordenação do todo e promoção de um trabalho conjunto.

Isso o tempo todo e sempre com criatividade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: