Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 passos para transformar seu negócio em uma empresa digital

08/11/2017 às 11:30 Ajuda

6 passos para transformar seu negócio em uma empresa digital

Confira o que precisa ser feito para que seu negócio se torne uma empresa digital, aumentando consideravelmente suas vendas online

Se você tem uma empresa física, provavelmente já deve ter pensado na possibilidade de fazer um site para ela, transformando-a em uma empresa digital. Não há como negar que só existem vantagens nesse tipo de negócio, como uma maior visibilidade dos clientes, aumento das vendas e do faturamento. Mas como transformar seu negócio em uma empresa digital? Através desse artigo, você vai conhecer 6 passos importantes de como se fazer isso. Leia até o final e saiba mais sobre esse importante assunto.

Repense seu negócio

Essa é a primeira etapa para transformar seu negócio em uma empresa digital. Repense todo o seu negócio, pois a transformação digital vai muito mais além do que a adesão da tecnologia nos processos da empresa. É algo muito mais complexo do que isso, ou seja, é uma mudança que atinge todas as etapas do seu negócio, além de uma mudança de pensamento daqueles que fazem a empresa funcionar.

Sem uma mudança na cultura, fica praticamente impossível de transformar seu negócio. Uma boa dica é fazer uma minuciosa análise do mercado que sua empresa pretende atuar e traçar metas futuras. Entenda que existem algumas ameaças em potencial ao seu serviço ou produto e tente adequar sua empresa para esses possíveis imprevistos que surgirão ao longo do caminho. Leia também nosso post sobre Quanto custa montar uma loja virtual?

Envolva todas as pessoas

Você deve ter em mente que transformação digital não é só a função do setor de TI de sua empresa. Na verdade, é uma mudança que envolve todos os setores da empresa. Se você quiser transformar seu negócio em uma empresa digital, é fundamental que todas as pessoas estejam engajadas com a mudança, pois somente dessa forma é que os resultados serão duradouros e permanentes.

A implantação de estratégias de inbound marketing, por exemplo. Esse processo vai envolver os setores de marketing, vendas, desenvolvimento e comunicação. Se esses setores não tiverem uma interação eficiente, provavelmente essa importante metodologia corre um grande risco de apresentar falhas, o que pode ser péssimo para seu negócio. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Loja Virtual

Capacite sua equipe

Não basta implantar um sistema com tecnologia de última geração que pode triplicar suas vendas online se sua empresa não tiver profissionais capacitados para usá-lo. Essa capacitação é um dos segredos para transformar seu negócio em uma empresa digital. Para conseguir driblar essas dificuldades, que são muito comuns nas empresas online, invista na capacitação de seus funcionários.

Ofereça cursos, treinamentos e qualificações constantes. Não se esqueça de que a tecnologia muda rapidamente e sua equipe deve estar preparada para acompanhar esse ritmo. Além de manter seus funcionários sempre atualizados e capacitados para enfrentar novos desafios, o investimento em treinamentos é de suma importância para o sucesso de seu negócio digital. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Avalie seus processos

Não tenha resistência às mudanças. Aquele conhecida frase: “sempre foi assim” tem que ser coisa do passado. Não deixe que esse pensamento arcaico tome conta do seu negócio e esteja aberto a todo tipo de mudança que traga bons frutos para todos. Uma das grandes vantagens da mudança dos processos é que você e sua equipe descobrem como realizar algumas tarefas com mais rapidez e eficiência, trazendo melhores resultados para todos. Não se esqueça de que no mundo digital, o cliente sempre quer encontrar facilidade, principalmente quando está comprando algo.

Digitalize a inteligência no seu negócio

Esse também é um importante passo para transformar seu negócio em uma empresa digital. Coloque a tecnologia disponível para te ajudar na tomada de algumas decisões. Alguns sistemas permitem que você tome importantes decisões baseado em dados e estatísticas, o que pode te nortear caso esteja indeciso. O que antes era feito simplesmente por mera e pura experiência dos tomadores de decisão da empresa, hoje vai ficar nas mãos da inteligência digital. A grande vantagem é que as decisões que são tomadas baseadas em dados podem ser muito mais precisas. Aprimore mais seus conhecimentos clicando em Por que ter uma loja virtual?

Explore outras possibilidades

Um dos maiores benefícios da transformação de seu negócio em uma empresa digital é a grande possibilidade de explorar um mundo novo. Você tem à sua total disposição, novas ideias, tecnologias, oportunidades, mercados e muito mais. Não tenha receio e explore todas as áreas, ao máximo. Não limite a capacidade de sua empresa e incentive novas experiências, iniciativas ou possibilidades.

Um exemplo clássico é a virtualização de serviços. Sua empresa não vai precisar se preocupar em manter servidores físicos em sua sede. Você pode fazer a opção de uma estrutura de Cloud Computing para que seus serviços sejam mantidos na nuvem sem se preocupar com toda a manutenção dessa estrutura. Além de ter uma significativa economia, você ainda tem serviços de alta disponibilidade durante 24 horas por dia.

Conclusão

Viu como transformar seu negócio em uma empresa digital não é tão difícil? As dicas dadas nesse artigo foram somente para te nortear sobre o assunto. Existem muito mais detalhes que envolvem todo o processo de transformação, obviamente. Mantenha toda sua equipe envolvida no processo de mudança, pois nada funciona sozinho. Não se esqueça de que toda a mudança na cultura de pensamento da empresa, conta e muito na hora da transformação digital.

Encare as possíveis mudanças de frente e com todo o otimismo. Esteja sempre ciente de que nada no mundo é fácil ou de graça e tudo tem seu preço, principalmente quando se muda para melhor. Tenha sempre muita persistência, principalmente no início do processo até que sua empresa se estabilize no mercado, combinado?  

Ainda tem dúvidas sobre todas os passos para transformar sua empresa em um negócio digital? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: