6 maneiras de reduzir custos por meio da TI

09/09/2019 às 14:41 Ajuda

6 maneiras de reduzir custos por meio da TI

Com a crise econômica que assolou o país nos últimos anos, as empresas passaram a ter um novo lema: reduzir custos e controlar gastos. Mas como fazer isso sem perder a qualidade de atendimento e excelência em serviços e produtos?

Neste artigo, vamos mostrar seis formas de diminuir os gastos por meio da TI (tecnologia da informação).

A situação brasileira tem exigido dos empreendedores uma mudança drástica em relação a gestão.

Para ter eficiência nos gastos, a TI pode ser uma grande aliada na diminuição de custos operacionais e na otimização da qualidade do seu serviço através de novas tecnologias.

Para lhe ajudar a entender melhor como reduzir os custos através da TI, veja abaixo nossa lista com seis maneiras para diminuir custos operacionais:

Contrate serviços na nuvem sob demanda

Os servidores na nuvem possuem inúmeras vantagens para qualquer empresa. E muitos destes benefícios incluem, por si só, uma economia com outros gastos, como mostraremos abaixo:

  • Eliminação a necessidade de servidores físicos, o que corta bruscamente gastos com manutenção e infraestrutura.
  • São sistemas mais seguros e estão sempre passando por backups, o que diminui o retrabalho, e atualizações, o que aumenta o nível de segurança do servidor.
  • É uma solução escalável, ou seja, você pode contratá-lo de acordo com a sua demanda e pagar apenas pelos recursos que utilizou, garantindo o pagamento do que for necessário para a operação da sua empresa.

Compre equipamentos modernos e mais robustos

Muitas empresas perdem em produtividade, e consequentemente, em vendas porque não possuem a infraestrutura necessária para atender bem a sua demanda.

Isso pode gerar não só uma perda considerável de vendas, como também gerar uma péssima reputação para o seu negócio no mercado.

Pode parecer contraditório, afinal estamos falando em como reduzir custos com TI, mas veja a compra de novos equipamentos como um novo investimento necessário para a redução dos custos já no curto prazo.

Equipamentos mais novos são mais eficientes e tendem a aumentar a produtividade dos funcionários, já que rodam com mais qualidade.

Estes aparelhos também costumam consumir menos energia, o que garante uma diminuição de custos imediata na conta de luz do seu escritório.

Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Terceirize a área de TI da sua empresa

Essa é uma excelente dica para empresas menores. Bom, nem sempre temos investimentos para termos a nossa própria equipe de TI e as vezes, contar apenas com um ou dois profissionais da área acaba não sendo o suficiente.

Então, uma dica para reduzir custos com TI é contratar uma empresa especialista na área e terceirizar o serviço.

Dessa forma, você pode garantir um suporte 24x7 e evitar gastos maiores com a contratação, pagamentos de salários e direitos de funcionários.

A contratação de uma empresa para cuidar da área de TI do seu negócio é essencial para manter a eficiência do trabalho e trazer mais foco e produtividade para sua equipe, que ficará livre para focar em outras tarefas, igualmente importantes para sua empresa.

Confira também: O que é Gerenciamento de Servidores?

Contrate um serviço de Telefonia IP

A tecnologia VoIP permite a conversão de dados analógicos em dados digitais, isso possibilita as ligações via internet entre ramais da sua empresa sem gerar custo.

Por isso, uma boa maneira de diminuir os gastos é contratar um serviço de telefonia IP para a sua empresa.

Existem muitas opções deste serviço e cada uma delas responde as necessidades de qualquer tipo de negócio.

Desde a tecnologia mais simples até soluções mais robustas como o PABX híbrido que consegue gerenciar linhas com o uso de um programa específico, possibilitando criar uma central do cliente com custos reduzidos.

Diminua sua estrutura física com a virtualização de seus serviços

Já falamos acima sobre o uso dos servidores na nuvem e o uso da telefonia IP para diminuir os custos operacionais da sua empresa. Essas duas formas são uma maneira eficiente de reduzir gastos através da virtualização das soluções.

Com as novas tecnologias, ficou muito mais fácil reduzir a estrutura física da sua empresa, o que geralmente depende de uma manutenção bastante ativa e cara.

A dica é fazer um pente fino nos seus equipamentos e serviços, e pesquisar por soluções no mercado que possam substituí-los com qualidade.

Dessa forma é possível reduzir drasticamente os custos da sua empresa e ainda obter algum retorno com uma possível venda de equipamentos antigos, que pode ser revertida para novos investimentos.

Contrate uma consultoria de TI para fazer a transformação digital da sua empresa

Muitas novas tecnologias surgiram no último ano e elas abrangem os mais variados setores de serviços. O problema é que nem sempre conseguimos aproveitar ou ter foco para adotar as soluções que realmente fazem sentido para o nosso negócio.

Sair contratando novas soluções sem critério pode gerar gastos desnecessários para a sua empresa. A melhor maneira de apostar em novas tecnologias é contratar uma consultoria de TI.

Estamos em plena transformação digital e é um dever de todas as empresas, conseguir se adaptar na nova realidade de mercado. Soluções inovadoras são essenciais para garantir maior produtividade e eficiência nos resultados.

Existem muitas tecnologias como a telefonia IP, o cloud computing, que já falamos neste artigo e também outras como o big data, o machine learning, CRM, entre outras.

Mas como saber quais são as principais soluções para a sua empresa e como integrá-las? Essa é uma pergunta que apenas uma consultoria especializada em TI pode responder com assertividade.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Gerenciamento de Servidores.

Gostou de nosso post? Compartilhe: