6 ferramentas pouco conhecidas do Facebook para potencializar seu engajamento

02/05/2019 às 17:05 Redes Sociais

6 ferramentas pouco conhecidas do Facebook para potencializar seu engajamento

Muitos usuários acabam perdendo dinheiro e tempo investindo no Facebook Ads e em táticas conhecidas para ganhar mais engajamento na página do Facebook de suas empresas.

E apesar de terem bons resultados, muitos deles também percebem o quanto perdem ou já perderam de grana por não conhecerem ferramentas escondidas no Facebook, que são capazes potencializar o engajamento como nunca se viu antes.

A maior parte das ferramentas do Facebook estão escondidas em extensões e aplicativos.

Existem ferramentas dentro do próprio Facebook e no serviço gratuito Mobile Monkey. Confira abaixo nossa lista de ferramentas para potencializar o seu engajamento no Facebook:

Facebook Messenger Marketing

Apesar de até ser conhecida, são poucos os profissionais de marketing que usam o Facebook Messenger Marketing.

Essa ferramenta é semelhante ao e-mail marketing, basicamente você pode nutrir leads por ela, enviando mensagens para seus clientes.

A diferença em relação ao e-mail marketing são em relação as principais métricas. As taxas de conversão, abertura e cliques são bem superiores as do e-mail marketing.

E em relação a mídia paga, o retorno dado pelo Facebook Messenger Marketing justifica uma boa redução no orçamento atual em plataformas como o Facebook Ads.

Com o Mobile Monkey é possível criar bots gratuitos para o Facebook Messenger Marketing e conseguir administrar melhor as mensagens enviadas pelos leads através da ferramenta.

Click to Messenger

O Click to Messenger é um tipo de anúncio do Facebook que direciona usuários para um bot no Facebook Messenger. E agregando essa ferramenta com a que citamos acima, é possível começar a condução do lead pelo funil de vendas até a conversão e a compra.

Com o bot do Mobile Monkey é possível programar perguntas para os leads e preparar ofertas especiais.

Com a ajuda dos bots é possível atender uma boa demanda de usuários, garantindo que a sua empresa não perderá contato com nenhum lead e nem irá demorar a respondê-los.

Convites engajados

Essa é uma tática simples e bastante eficaz para aumentar o engajamento da sua página.

Antes de tudo (acho que você já sabe, mas é bom reforçar), o número de curtidas não é uma métrica relevante, mas equiparar curtidas e posts com bastante engajamento é uma forma de ampliar a sua audiência.

É bem simples, entre numa postagem em sua página onde tenha bastante curtidas. Com a ferramenta Invite to like, você consegue ver quais pessoas foram alcançadas pelo seu posts e pode convidá-las para a página.

Essa é uma excelente forma de crescer o público ativo de sua fanpage do Facebook.

E claro, quanto mais seguidores engajados você tiver, melhor será a relação curtidas na página e engajamento, o que vale muito para o Facebook considerar a fanpage da sua empresa como mais relevante.

Confira também: Dicas rápidas para fazer um e-mail marketing de sucesso.

Avaliação de páginas dos concorrentes

Mapear os concorrentes é importantíssimo no marketing. E no Facebook isso não é diferente, e dentro da rede social existe a ferramenta ideal para fazer esse tipo de mapeamento.

Basta que você entre nas configurações da sua fanpage, clique em Insights e depois Pages to Watch.

Aqui o Facebook pode te mostrar as páginas dos cinco principais concorrentes. Você pode escolher quais páginas deseja acompanhar.

A rede social também sugere algumas fanpage, você pode vê-las clicando em “Ver mais páginas sugeridas”.

Entre outras informações, você pode acompanhar o crescimento do número de curtidas, engajamento e a frequência de postagens dos seus concorrentes no Facebook.

Isso pode lhe servir de parâmetro para ter uma noção da real situação da página no seu negócio. É possível gerar muitos insights, espelhando seu conteúdo nos concorrentes.

Bot para obtenção de e-mail

O principal objetivo das landing pages é conseguir o e-mail de potenciais clientes.

No Messenger também é possível fazer isto, sabia? Existe um bot do Mobile Monkey para agilizar este tipo de ação.

Esse bot consegue mandar uma mensagem pedindo o e-mail da pessoa e para responder o usuário só preciso clicar no botão e preencher a lacuna com o seu e-mail.

Fácil, não é? Essa é uma maneira pouco invasiva e rápida de coletar e-mails dos seus leads pelo Facebook Messenger.

Informações de público

Nas informações de sua fanpage no Facebook, você encontrará um recurso que permite a visualização de informações importantes sobre a sua audiência.

É possível saber se você tem mais seguidores homens ou mulheres, ver a porcentagem de público por idade, por região do país e do mundo, etc.

Isso lhe mostra quem está lhe seguindo e pode moldar a sua grade conteúdo na página. Além de permitir a criação de campanhas pagas para um público específico, que realmente acompanha e se interessa pela sua marca.

Essa é uma boa maneira de entender, de fato, que são seus potenciais clientes e criar formas de alcança-los e retê-los dentro do Facebook.

Conclusão

Como vimos durante o texto, existem muitas ferramentas escondidas dentro do Facebook que pode ajudar a potencializar o engajamento da sua página na rede social.

É importantíssimo que você se aprofunde em serviços como o Mobile Monkey e os recursos de sua fanpage no Facebook para descobrir novas funcionalidades.

Muitas vezes, o que precisamos para melhorar o engajamento da nossa marca no Facebook, está dentro da própria rede social e é gratuito.

É essencial que você se atente a estes detalhes e evite perder dinheiro com outras ferramentas que não tem tanto potencial para crescer o engajamento da sua marca na rede social.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: