Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 ferramentas para otimizar a gestão de vendas do seu negócio

30/01/2019 às 09:04 Marketing

6 ferramentas para otimizar a gestão de vendas do seu negócio

O sucesso no marketing digital em 2019 está atrelado ao uso de boas ferramentas que podem potencializar toda a estratégia de promoção e construção de marca de uma empresa.

Por isso, criamos esse texto, para lhe dar dicas das melhores ferramentas do mercado que podem auxiliar sua equipe de vendas a aumentarem a produtividade e os resultados.

Para vender mais é preciso pensar no médio e no longo prazo, não adianta querer elevar bruscamente os resultados do dia para a noite. Quem trabalha com vendas, deve ter muita cautela com as metas de curto prazo.

E o uso de ferramentas de marketing e vendas podem ajudar a acelerar e potencializar a gestão, maximizando as oportunidades de venda.

Muitos especialistas apontam que o sucesso nas vendas está na integração entre setores e na definição de processos de uma empresa.

Não é à toa que o conceito de vendarketing ganhou tanta notoriedade no marketing digital, a união entre marketing e vendas se mostra uma saída viável para o aumento das vendas e da credibilidade da internet.

As ferramentas de gestão de vendas que citaremos ao longo desse texto são serviços diferentes, mas que se complementam e se comunicam entre si para otimizar a produtividade da sua equipe de vendas.

O ideal é que veja nossa lista e escolha as mais necessárias para a sua empresa e pense numa correlação entre elas para potencializar as suas oportunidades de negócio.

Veja abaixo nossa lista de ferramentas de gestão de vendas:

Veja ainda o post sobre hospedagem de site barata!

SEMRush

Essa ferramenta já é bastante conhecida no meio do marketing, mas poucos sabem o quanto ela também pode ser proveitosa para o setor de vendas.

Com o serviço é possível realizar comparações estratégicas com os seus concorrentes e perceber em que pontos é preciso melhorar para obter melhores resultados.

O SEMRush consegue identificar como as demais empresas do seu setor estão ranqueando e para quais palavras-chave, qual é a sua estratégia de backlink, entre outros fatores, que mostram dados que permitem uma análise profunda das ações de marketing e vendas que estão sendo desenvolvidas por outras empresas na internet.

Além disso, é possível exportar todos os dados e gerar relatórios com gráficos detalhados que exemplificam a atuação dos seus concorrentes.

Dessa maneira, é possível realizar um brainstorming com sua equipe de vendas e investir em ações originais e mais efetivas do que a sua empresa realiza atualmente.

Proposify

Essa é a ferramenta ideal para enviar propostas e garantir mais clientes para sua empresa.

O Proposify tem um sistema que lhe ajuda a criar propostas detalhadas através de templates prontos.

Com a oferta de layouts modernos, discriminação minuciosa de informações e a possibilidade de integração com outras ferramentas de gestão de vendas.

É possível integrar o Proposify com ferramentas de assinatura digital, por exemplo, garantindo dinamismo no envio e no fechamento de proposta e podendo acompanhar o andamento das negociações com os clientes.

Confira também: 5 passos para montar sua Loja Virtual.

Google Docs e Google Keep

Essas duas ferramentas possuem a qualidade da marca Google e por serem complementares uma a outra e pertencerem a mesma empresa, vamos citá-las juntas no mesmo tópico.

O Google Docs é uma excelente ferramenta para edição de texto online, facilitando quem precisa trabalhar remotamente, não só por permitir a escrita como o compartilhamento em tempo real com outros usuários.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

E quando o Google Docs pode ser necessário para vendas? Bom, podemos imaginar uma situação simples.

Digamos que a sua empresa esteja prospectando um cliente e que o negócio já esteja quase fechado. O que falta é acertar apenas alguns detalhes de contrato.

O problema é que o cliente não pode lhe visitar pessoalmente e mandar um funcionário para tratar da situação atrapalharia a logística da sua empresa.

Então, por que não usar o Google Docs para resolver o problema? Você pode realizar uma videoconferência com o cliente por Skype, por exemplo, e editar e compartilhar as informações do contrato em tempo real com ele.

Já o Google Keep é a ferramenta ideal para anotações rápidas em alguma reunião ou evento. Essas anotações apesar de parecerem desnecessárias podem gerar insights de vendas valiosas para sua empresa.

Além disso tudo, ambas as ferramentas são totalmente gratuitas, basta que todos os colaboradores da sua equipe possuem um E-mail do Google (Gmail).

HubSpot Sales Tool

Essa é uma das ferramentas de CRM da HubSpot e possui ótimos recursos para realizar a prospecção de leads, principalmente através do e-mail.

Você ganha um serviço poderoso para a definição de templates de e-mail para clientes e podem acompanhar métricas como taxa de cliques e de abertura, podendo projetar ações para melhorar os resultados.

Trello

O Trello é uma das melhores ferramentas para a gestão de projetos. O serviço é gratuito e pode ajudar a sua equipe de vendas a preparar novas ações e deixar de realizar tarefas importantes para o fechamento e a prospecção de novas vendas.  

A ferramenta utiliza o método Kanban, de origem japonesa, distribuindo notes em diferentes quadros para que os usuários possam acompanhar em tempo real o andamento e o cumprimento das tarefas diárias.

Isso facilita bastante, já que os membros da sua equipe terão todas as informações necessárias num único lugar: lista de tarefas, observações importantes, deadline, etc.

Dessa maneira, as chances de perda de vendas diminuem consideravelmente.

Essa ferramenta pode ser o norte que sua equipe de vendas precisa para utilizar outros serviços na hora certa, alinhar o trabalho, aumentar a produtividade e partir para melhores resultados nas vendas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: