6 dicas para usar backlinks de redes sociais para turbinar seu SEO

22/04/2019 às 19:36 SEO

6 dicas para usar backlinks de redes sociais para turbinar seu SEO

As redes sociais são uma parte fundamental de uma estratégia de marketing digital. E é possível unir o poder de alcance dessas plataformas para chegar ao topo do Google. É sobre isso que falaremos neste artigo.

Existem diversas maneiras de aproveitar para fazer backlinks de suas redes sociais e aumentar o tráfego do seu site ou blog.

Com o poder de audiência que as redes sociais possuem, muitos novos usuários podem chegar ao seu site e conhecer mais sobre sua empresa.

E para lhe ajudar, vamos listar abaixo algumas formas de fazer backlinks em redes sociais para turbinar sua estratégia de SEO. Confira abaixo:

Link na BIO do Instagram

O link da bio do Instagram é um bom espaço para atrair mais audiência para o seu site.

A sua bio é o seu cartão de visitas do perfil do Instagram, isso atrai não só a audiência que já lhe acompanha, como todos os novos usuários que visitam o seu perfil. Já imaginou o aumento de tráfego que pode lhe gerar?

Há espaço para apenas um link na BIO, então devo escolher sempre o meu site? Não, necessariamente.

Pensando na otimização da experiência dos usuários, já existem algumas ferramentas que permitem que você coloque um link na bio e direcione o usuário para mais caminhos.

Como assim? É simples, a plataforma Linktree é um destes serviços. Funciona assim: você cadastrar diversos links na plataforma e gerar um link personalizado para sua bio.

Exemplo: linktr.ee/suaempresa

Acessando esse link, o usuário poderá ter a cesso a sua lista de links cadastradas na plataforma, podendo clicar e ser direcionado para qualquer um deles.

Link nos Stories do Instagram

Essa é uma maneira de gerar backlinks que fomentem o aumento do tráfego do seu site com uma audiência que você já possui.

O Instagram Stories é o que mais mantém os usuários do Instagram ativos, então é preciso saber como aproveitá-lo.

E um dos recursos liberados para usuários com mais de 10 mil seguidores é o link nos stories. Quem já ultrapassou essa marca na rede, deve utilizar essa nova ferramenta.

Você criar stories interessantes e colocar um link na parte baixa para que o usuário saiba mais sobre o assunto, caso tenha interesse.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

Link na página sobre a sua conta no Facebook

Toda fanpage do Facebook possui a página “sobre sua conta”, onde o usuário pode clicar e saber mais informações sobre a empresa.

Dá para ler uma breve descrição, telefone, horário de funcionário, data de fundação, e claro, endereço eletrônico da empresa (onde você pode colocar o seu site).

Pode até não parecer, mas muitas pessoas entram nessa página, principalmente quando acabaram de conhecer o seu negócio.

O instinto natural do consumidor atual é pesquisar ao máximo informações sobre uma empresa antes de fazer negócio.

Botão “Saiba Mais” na home da fanpage do Facebook

Outro recurso do Facebook é o botão de apresentação na home de uma fanpage. Como o botão fica no topo da página, próximo ao botão “Curtir”, esse backlink pode atrair muita audiência para o seu site.

Esse é um botão estratégico no Facebook. Ele funciona da seguinte maneira: você pode escolher qual botão quer que as pessoas vejam.

Dentre as opções, escolha a opção “Saber mais sobre o seu negócio” e depois marque “Saiba Mais”. Aí, basta colocar o link do seu site.

Com isso, todo novo usuário que entrar na sua fanpage verá o botão “Saiba Mais” ao lado do botão “Curtir” e poderá clicar nele, sendo redirecionado para o site da sua empresa.

Link do site no seu perfil e bio do Twitter

No perfil do Twitter, há um campo específico para o usuário colocar um link para o seu site.

Essa é uma boa oportunidade de contar com uma nova audiência no seu site. Parece que ninguém vê, mas muitos veem o link e clicam nele. Experimente!

Assim como no Instagram, também é possível colocar um link na bio do Twitter.

Bom, você irá reparar que abrindo o seu perfil, as informações da bio e o link do seu site no perfil estarão bem próximos.

O que fazer então? Coloco dois links iguais para potencializar os cliques? Errado! Uma boa estratégia é pensar no link da bio como um link complementar ao do seu site.

Exemplo: Coloque o link do seu site no perfil do Twitter e use a bio para inserir um link de uma landing page ou de um conteúdo de destaque do seu site.

Isso atrairá o usuário a clicar em ambos e a conferir mais conteúdo sobre a sua empresa.

Links no perfil e na home da página da sua empresa no LinkedIN

Assim como no Facebook, há uma página “Sobre” no perfil do LinkedIN. Nesse espaço, você pode colocar o link do seu site e gerar bastante tráfego qualificado para ele.

As páginas do LinkedIN também permitem a inserção do botão “Saiba Mais” na home, como o Facebook.

Aqui, você pode ser ainda mais direto, colocando o link e nomeando o botão com frases mais diretas, como por exemplo: “Visite nosso site”, “Fale Conosco”, etc.

Assim como numa landing page, uma expressão no imperativo pode ajudar a levar a audiência do LinkedIN para o seu site.

Como vimos durante todo o texto, é muito fácil fazer backlinks nas suas redes sociais.

E aproveitar esse recurso para potencializar o SEO do seu site, podendo aumentar e qualificar o seu tráfego é essencial em qualquer estratégia de marketing digital.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: